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Navegando por Autor "Oliveira, Adryelle Ferreira de"

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    TCC
    A defasagem escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na educação básica pública: análise do abandono institucional e suas consequências para o processo educativo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Mota, Sthefany Silva; Oliveira, Adryelle Ferreira de; Sartori, Gabriela Dias; Pessoa, Caroline Estevam de Carvalho
    Este Relato de Práticas Educativas apresenta uma análise crítica das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados obrigatórios em Gestão e Coordenação Pedagógica e no Ensino Fundamental I da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizados na Escola Municipal Djalma Maranhão, situada no bairro de Felipe Camarão, em Natal/RN. No primeiro estágio, acompanhei a atuação da coordenadora pedagógica da modalidade EJA, enquanto no segundo observei e participei da prática docente em uma turma de Nível I, sob a supervisão de uma professora pedagoga. O objetivo geral deste trabalho é identificar os impactos do abandono institucional e como esses contribuem para a defasagem escolar e, consequentemente, para a exclusão social dos estudantes da EJA. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (1) analisar as experiências vivenciadas nos estágios; (2) discutir as consequências da ausência de recursos pedagógicos, da formação continuada e do apoio governamental na degradação escolar; e (3) identificar políticas públicas que garantam o direito à educação para jovens e adultos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia da pesquisa participante, com o uso de observações diretas, registros em diário de campo, análise documental e desenvolvimento de dois projetos pedagógicos: um sobre educação sexual e planejamento familiar e outro sobre sustentabilidade. O referencial teórico dialoga especialmente com Paulo Freire (1978; 2000), que propõe uma pedagogia crítica, dialógica e emancipadora, e Carlos Rodrigues Brandão (2006), que compreende a educação popular como processo político-cultural transformador. Os resultados evidenciaram que, mesmo diante do abandono institucional — expresso na ausência de políticas públicas eficazes, infraestrutura precária e invisibilidade da EJA —, a atuação gestora comprometida e as práticas pedagógicas contextualizadas fortalecem o vínculo dos estudantes com a escola, favorecem sua permanência e promovem aprendizagens significativas. Conclui-se que é urgente a efetivação de políticas públicas específicas e continuadas para a EJA, bem como a formação crítica e permanente dos educadores, a fim de assegurar o direito à educação a sujeitos historicamente marginalizados. Este trabalho reforça a EJA como espaço de resistência e possibilidade transformadora.
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    Dissertação
    Assistência estudantil no IFRN Campus Zona Norte e sua relação com a permanência escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Oliveira, Adryelle Ferreira de; Guedes, Gilmar Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; http://lattes.cnpq.br/4522000334304459; Viveiros , Kilza Fernanda Moreira de; https://orcid.org/0000-0003-1243-7595; http://lattes.cnpq.br/0588907119958839; Nascimento, José Mateus do; Lopes, Pedro Isaac Ximenes
    Esse trabalho dissertativo analisa a política educacional relacionada a assistência estudantil instituída pelo Decreto nº 7.234/10 que regulamentou o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAS). O estudo relaciona essa política de assistência estudantil com a permanência escolar dos estudantes vinculados ao Curso de Eletrônica na modalidade do Ensino Médio Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), campus Zona Norte, no município de Natal/RN. A pesquisa apresenta as políticas de assistência estudantil desenvolvidas no âmbito do PNAS nessa unidade educacional, em especial, analisando o Programa de Apoio a Formação Estudantil (PAFE). Logo, o estudo discute as ações de assistência utilizadas pela administração escolar no atendimento aos discentes em vulnerabilidade social, sempre buscando aquilatar as consequências do PAFE para a permanência dos estudantes desse campus. No que se refere ao posicionamento teórico-metodológico esse trabalho busca interpretar a realidade educativa num movimento histórico-dialético que considera as mediações econômicas, políticas e sociais atinentes ao objeto de estudo, contribuindo, dessa forma, para sua transformação. Por esse encaminhamento adota o Método Histórico-Dialético procurando compreender as contradições e relacionando-a a totalidade histórica. Na diretiva metodológica realizou pesquisa documental, bibliográfica e empírica, essa última instrumentalizada por meio da coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas aplicadas junto aos discentes e assistentes sociais da unidade educacional, buscando compreender qual o conhecimento e a opinião deles acerca da implementação e eficácia desse Programa de Assistência Estudantil. Os resultados denotam a importância do PAFE na garantia da permanência dos estudantes em vulnerabilidade social, contudo, em contrapartida, atestam existirem limitações operacionais e abrangência limitada, pois o Programa não garante a redução das evasões num patamar aceitável e, também, não contempla a maioria dos discentes habilitados, deixando de garantir o direito a educação pública de qualidade a todos indistintamente da origem de classe. Concluo enfatizando a importância de realizar estudos desse matiz que caracterizam e analisam as políticas de assistência estudantil desenvolvidas para a modalidade do Ensino Médio Profissional nas instituições federais de ensino situadas na instância subnacional dos entres federados, especialmente, nesse contexto atual marcado por cortes orçamentários na área da educação, a reestruturação do Ensino Médio nacional e a assunção do gerenciamento neoliberal nas instituições estatais por meio da mercantilização da educação pública nacional.
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    TCC
    As percepções dos professores da Escola Estadual Professor Varela Barca sobre educação especial e a contribuição dos professores NEE em sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Alves, Laís Rodrigues; Guedes, Gilmar Barbosa; Guedes, Gilmar Barbosa; Santos, Luana Cândido dos; Oliveira, Adryelle Ferreira de
    O aumento significativo do número de alunos com necessidades educacionais especiais chegando às escolas demonstra a importância dessa temática e da necessidade de buscar-se a inclusão desses alunos nos diversos espaços, em especial, no âmbito da escola pública. A partir disso, o artigo em tela tem como objetivo compreender as percepções dos professores titulares da Escola Estadual Professor Varela Barca no que diz respeito ao conceito de Educação Especial e sua importância no contexto escolar. Para tanto, recorremos a abordagem qualitativa, por meio da aplicação de questionário e realização de levantamento bibliográfica nas legislações e em autores como Mazzotta (2001), Jannuzzi (2004), Sassaki (1997), Miranda (2008), Souza (2020), Rodrigues e Medeiros (2023), Papim (2020), Gama (2023) que discutem a temática. Os resultados demonstram que a maioria dos professores percebem a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, o que demonstra a disponibilidade em efetivar o ensino e aprendizagem dos alunos de acordo com as suas especificidades, dessa forma, garantindo aos mesmos o seu desenvolvimento. Ao mesmo tempo em que fica evidente a imprescindibilidade da formação inicial e continuada dos profissionais da educação para que esses sujeitos possam trabalhar com a qualidade requerida, acarretando assim, o desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional dos alunos. Além disso, é necessário destacar as dificuldades enfrentadas por esses profissionais, numa condição na qual os conhecimentos e as habilidades são limitadas, assim como a inevitabilidade de inclusão e implementação de novos fatores pedagógicos e materiais que possam aprimorar o desempenho dos docentes e, consequentemente, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Dessa forma, é nítida a necessidade do Estado promover ações que busquem preencher essas lacunas e consequentemente ter efetividade no que é de sua responsabilidade, isto é, a promoção de uma educação inclusiva e democrática.
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    TCC
    Planejamento escolar e gestão democrática: construção coletiva do ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Ferreira, Maria Nice; Oliveira, Adryelle Ferreira; http://lattes.cnpq.br/4522000334304459; http://lattes.cnpq.br/2155141276607074; Oliveira, Adryelle Ferreira de; Guedes, Gilmar Barbosa; Sartori , Gabriela Dias
    Este trabalho tem como objeto de estudo compreender de que forma o planejamento escolar e a gestão democrática contribuem para a construção coletiva do ensino, tendo em vista que estes são processos influenciam na formação dos alunos como seres capazes de refletir sobre suas ações e ações dos outros indivíduos. Para desenvolvimento deste artigo foi realizada pesquisa bibliográfica e as reflexões vividas no campo educacional. Como encaminhamento destacamos o planejamento participativo e a gestão democrática como ações potentes para a construção de uma educação significativa, que pode fortalecer a comunidade escolar e o desenvolvimento socioeducacional do aluno. Em foco estão: a participação, colaboração, organização e partilha de saberes na promoção da equidade e igualdade de direitos dentro da escola.
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    TCC
    Pobreza: como esse fenômeno influencia no processo educativo escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-13) Oliveira, Adryelle Ferreira de; Viveiros, Kilza Fernanda de Moreira de; Domingos Sobrinho, Moisés; Araújo, Alexandre Remo Miranda de
    O presente artigo tem como finalidade investigativa compreender como a pobreza pode influenciar no processo educativo escolar a partir de concepção de docentes em formação do curso de Pedagogia. Esse estudo compreende uma tentativa de desmistificar o entendimento que se tem sobre pobreza como uma fatalidade. Resultado de um projeto de pesquisa acadêmico, cujo tema é, Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Esse projeto foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo como orientadora a professora Doutora Kilza Fernanda Moreira de Viveiros. Pensando na pobreza como fato social e almejando respostas para questões problemas do trabalho, foi realizado um levantamento de dados com alunos do curso de pedagogia da universidade já citada acima que ingressaram no curso em 2013.1 e que brevemente estarão atuando como docentes. Para elucidar a pesquisa desenvolvemos questionário com perguntas direcionadas acerca do objeto investigativo. O que é ser pobre, o que significa pobreza, são as principais vias de se compreender como o fato social vem provocando uma grande dimensão de desigualdades. Para tentar explicar categoricamente o fenômeno da pobreza e suas consequências devastadoras, esse trabalho compõe-se de um respaldo histórico e contextual dos principais acontecimentos que de certa forma impulsionaram, as desigualdades. Seguindo a discursão, encontraremos reflexões acerca da efetivação da escola pública democrática como um dos recursos para a libertação do povo pobre oprimido, tornando possível o levantar das suas vozes, entendendo a necessidade da autonomia dessa camada populacional. A metodologia empregada baseia-se na pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionários, esta última relativa às informações coletadas nos autos das concepções de pobreza. Portanto, a abordagem do estudo aqui transcrito é eminentemente qualitativa, tendo como finalidade realizar uma análise social e política, em caráter descritivo e explicativo, acerca das problemáticas expostas.
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    TCC
    O trabalho do coordenador pedagógico no ensino médio: os desafios e estratégias nos anos finais da educação básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Fonseca, Deborah Hadassa Costa da; Oliveira, Adryelle Ferreira de; Oliveira, Adryelle Ferreira de; Guedes, Gilmar Barbosa; Sartori, Gabriela Dias
    O seguinte trabalho tem como principal objetivo analisar o fazer do coordenador pedagógico como um colaborador na formação integral do jovem tendo em vista os desafios que acompanham a etapa do ensino médio em um contexto de educação privada, tendo em vista as mediações que podem ser feitas através do fazer pedagógico do coordenador e sua formação, levando em consideração as demandas e exigências que existem nessa etapa, o que incentiva pensamentos ansiogênicos e cobranças exacerbadas dos discentes. O estudo foi feito a partir de uma revisão bibliográfica de materiais que discutam os conceitos de juventude, ensino médio e do pedagogo enquanto coordenador pedagógico de autores como Lück (2008) e Libâneo (2017), sendo possível o entendimento da necessidade do pedagogo frente a esta etapa de ensino e suas atribuições enquanto parte desse processo, observando o ser humano de forma integral e não apenas como produto do capitalismo visando lucro e os resultados que este pode trazer. Tais escritos e a discussão apresentada servirá como esclarecimento acerca das funções do pedagogo enquanto coordenador e também como sua participação colabora para a formação integral do discente, perpassando as paredes da escola.
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