Navegando por Autor "Oliveira, Aizlha Rhaymara Souza de"
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TCC A afetividade nas práticas pedagógicas no contexto da classe hospitalar e sua relevância na aprendizagem infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-12) Oliveira, Aizlha Rhaymara Souza de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; http://lattes.cnpq.br/5708311872367062; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; Vieira, Giane Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2925723173520321; Ribeiro, Cynara Teixeira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730775U7O acesso à educação no contexto hospitalar é um direito reconhecido pela Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (BRASIL, 1996). Logo, as crianças que se encontram hospitalizadas não podem ter seu atendimento educacional negligenciado ou interrompido. Visando ao cumprimento destas duas normativas, a educação no contexto hospitalar busca atender as necessidades cognitivas, físicas e emocionais de crianças que estão passando por um período de tratamento médico e impedidas de frequentar a escola regular. O objetivo deste artigo é analisar, à luz de Fonseca (1999; 2008) e Ceccim (1997); Ferreira e Acioly-Régnier (2010), Junqueira (2010) e Mahoney e Almeida (2005) e Galvão (2002), Costa e Pinheiro (2013), Freire (2014), Ludke e André (1986) e Severino (2016), a importância da afetividade para o processo de ensino e aprendizagem de crianças inseridas em uma classe hospitalar em Natal-RN. Para este estudo foi utilizada a abordagem qualitativa da Pesquisa Educacional na construção e análise dos dados. Tal investigação tem o intuito de apresentar as análises de experiências sobre as práticas pedagógicas no contexto de uma classe hospitalar, possuindo como foco a afetividade no processo de ensino-aprendizagem. No presente trabalho foi observado que a classe hospitalar estudada apresenta práticas pedagógicas que utilizam o afeto e a escuta pedagógica como ferramentas indispensáveis, pois respeitam as especificidades do seu público alvo e proporcionam, além do desenvolvimento cognitivo, o individual, o emocional, o físico e o social das crianças internadas. Logo, é fundamental que os educadores desenvolvam habilidades emocionais e sociais para lidar com as necessidades das crianças e suas famílias, além de adaptar as estratégias de ensino para atender às especificidades do seu público alvo.