Navegando por Autor "Oliveira, Aléxia Thamy Gomes de"
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Tese A formação inicial de professores de matemática: significações de docentes do ensino superior acerca da matemática e da educação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Oliveira, Aléxia Thamy Gomes de; Campos, Herculano Ricardo; http://lattes.cnpq.br/3896628029641662; https://orcid.org/0000-0003-3185-2372; http://lattes.cnpq.br/6262218280057274; Kranz, Cláudia Rosana; Lima, Cárita Portilho de; Soares, Júlio Ribeiro; Menezes, Marcus Bessa deEste estudo fundamenta-se na Psicologia Histórico-Cultural, focando-se nas relações entre significados e sentidos no processo formativo de professores de matemática e teve como objetivo analisar, de forma dialética, as significações construídas pelos professores universitários dos cursos de licenciatura em Matemática, acerca da Matemática e da Educação, considerando as contradições e o movimento de transformação entre esses campos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes de duas Instituições de Ensino Superior (uma no Nordeste e outra no Sudeste do Brasil). As entrevistas possibilitaram acessar o empírico aparente que se expressou por meio dos discursos registrados e os dados foram analisados a partir da ferramenta de Núcleos de Significação, de Aguiar e Ozella. Os resultados indicam que as significações sobre Matemática e sobre Educação dos professores participantes carregam sentidos e significados de sua escolarização básica e da relação construída principalmente com professores que tiveram como referência ao longo de sua formação, sendo fortalecidas em seus processos formativos em Educação Matemática, no âmbito do ensino e da pesquisa. As significações construídas ao longo do processo formativo, que culminam nos sentidos e significados presentes nos cursos de graduação, podem contribuir para uma formação docente mais comprometida com a realidade objetiva e menos alienada. Tais resultados apontam para a importância da Educação Matemática na formação de professores, assim como para a relevância da qualidade da mediação no processo educacional. Embora os participantes desta pesquisa tenham apresentado falas que buscam articular a Matemática e a Educação, assim como considerarem a Matemática uma ferramenta humana, os desafios dessa articulação ainda apontam para estruturas universitárias engessadas, representativas de dinâmicas formativas que priorizam o número de concluintes em detrimento da qualidade de sua formação, considerando o projeto hegemônico de universidade brasileira que tem sido construído ao longo dos anos. Assim, cabe às instituições formadoras contribuir para a construção dialética de significações sobre Matemática e Educação, fortalecendo a Educação Matemática e a reconhecendo como essencial na formação de professores, de modo a possibilitar novos horizontes para a aprendizagem matemática no Brasil.TCC Ansiedade: de aluna a pedagoga(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-02) Oliveira, Louane Karla do Nascmento; Maior Júnior, Paulo Roberto Souto; Oliveira, Aléxia Thamy Gomes de; https://orcid.org/0000-0003-3185-2372; http://lattes.cnpq.br/6262218280057274; https://orcid.org/ 0000-0002-6574-8277; http://lattes.cnpq.br/8913702639406017; http://lattes.cnpq.br/8405998902455226; Sampaio, Marisa Narcizo; http://lattes.cnpq.br/6513575623499803; Barreto, Maria da Apresentação; http://lattes.cnpq.br/0256251497039883A formação acadêmica é um momento marcado por reflexões e aprendizagens, com isso um memorial de formação proporciona um pensamento consigo mesma desse momento tão importante. A minha história contada aqui é atravessada por uma questão particular, a formação inicial atravessada pelo diagnóstico de ansiedade, que me acompanhou durante todos esses anos de formação acadêmica e que é um assunto que merece ser mais discutido no ambiente acadêmico, pois a ansiedade é comum a todas as pessoas, porém algumas desenvolvem de formas diferentes e em alguns casos ela pode atrapalhar na vida pessoal. Como viver com esse transtorno? Neste trabalho trago experiências e dificuldades que enfrentei e aspectos que tiveram influência na maneira com a qual me formei, portanto, abordo o tema sob um ponto de vista mais subjetivo. Lançando mão de discussões elaboradas por Alves, Assis, Avancini, Claro entre outros autores. Espero com este trabalho contribuir para a reflexão sobre a saúde mental na formação acadêmica, chamando a atenção para medidas de prevenção e cuidados psíquicos.Dissertação Fracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-cultural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-28) Oliveira, Aléxia Thamy Gomes de; Campos, Herculano Ricardo; Barreto, Maria da Apresentação; ; ; ; Cury, Fernando Guedes; ; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; ; Facci, Marilda Gonçalves Dias;As relações de ensino e aprendizagem estão inseridas direta ou indiretamente em contextos internacionais de uma nova economia globalizada, de maneira que estas relações são permeadas por decisões político-econômicas internacionais; investimentos de países com forte economia e abdicações dos países de economia mais frágil. Quando nos referimos a cursos da área tecnológica, área esta muito visualizada pelo mercado internacional, não podemos deixar de lado o contexto em que foram criados, para qual fim e as questões que envolvem o ensino da matemática. Quando é visualizada a área de criação de tecnologias como potencial de crescimento econômico dos países, são pensadas, principalmente, estratégias de formação de mão de obra qualificada, e são deixados em segundo plano, os processos educacionais ali envolvidos, necessários para o pleno desenvolvimento de seus alunos, o que se expressa no fenômeno do fracasso escolar nesses cursos. Esse estudo teve por objetivo analisar determinantes do fracasso escolar em matemática no Ensino Superior tecnológico, na disciplina de Pré-Cálculo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia em Natal/RN, a partir do olhar da Psicologia Histórico-Cultural. Na sessão dos capítulos teóricos discutimos, primeiramente, a constituição das políticas educacionais no Ensino Superior e o contexto de criação dos Bacharelados Interdisciplinares, para que seja possível a visualização do contexto político internacional em que estão inseridos esses cursos. Em seguida, articulamos a discussão acerca do histórico da matemática enquanto área de conhecimento historicamente permeada de divergências e como esse histórico contribui para o fenômeno do fracasso escolar em matemática no contexto Ensino Superior; e, por fim, discutimos a função social da escola (nessa pesquisa, da universidade), sua importância na apropriação dos conceitos científicos pelos alunos para os Processos Psicológicos Superiores e os danos ocasionados quando dessa não apropriação. A segunda parte será composta pelos dados da pesquisa realizada na disciplina de Pré-Cálculo do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, disciplina essa que é composta de conteúdos básicos de matemática; é introdutória ao curso e apresenta os maiores índices de insucesso entre os alunos da ECT. Essa pesquisa lança um olhar para o fenômeno do fracasso escolar em matemática no Ensino Superior, a partir do olhar teórico da Psicologia Histórico-Cultural, pensando o modelo de formação desses estudantes e o seu desenvolvimento. Os resultados apontam principalmente para processos de mediação pedagógica pouco qualificados; distanciamento das relações entre docentes, discentes e outros colaboradores e uma urgente necessidade de investimento em ações colaborativas que envolvam os diversos atores da instituição.