Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Alexandrino da Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Livro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-14) Oliveira, Alexandrino da Costa; Nonato Júnior, Raimundo; ; http://lattes.cnpq.br/2778825855162912; ; http://lattes.cnpq.br/6011830173160953; Troleis, Adriano Lima; ; http://lattes.cnpq.br/8830982074139789; Haiashida, Keila Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/7365549922021470
    O presente relatório tem como objetivo relatar um livro didático de alfabetização cartográfica que foi produzido para ser trabalhado por professores do ensino fundamental I, com foco nos alunos do 4º e 5º anos. O livro está alinhado as propostas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) onde busca desenvolver as competências e habilidades que são exigidas para os anos escolares citados. O livro didático está dividido em cinco capítulos (orientação no espaço geográfico, conhecendo a legenda, proporção e escala, caderno de mapas e iniciando a representação gráfica), o livro dispõe ainda de explicações, atividades teóricas e práticas, de inclusão e QR Codes que levam os alunos a outras plataformas. Como fundamentação teórica foram realizadas revisões de literatura sobre os conceitos de alfabetização; alfabetização pela representação; alfabetização cartográfica e material e livro didático, algumas referências utilizadas: Ferreiro (1991), Soares (2002), Almeida (2014), Passini (2007 e 2012), Pontuschka (2009), Simielli (2007), Santos (2014), Freitag (1989), Vesentine (1989), Tonini (2017), além dos documentos como a BNCC, PCNS, DCNS e PNLD. A metodologia se ancora na pesquisa qualitativa, tendo com método a pesquisa participante, ocorrei a aplicação de questionários via google forms, foi realizado o grupo focal através de webconferências com os professores que atuam com o ensino de geografia nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, tivemos ainda a etapa do laboratório gráfico com a utilização do QGIS que foi utilizado para elaboração de alguns mapas do livro didático, exportamos ainda mapas do IBGE e do Google Earth. Como resultado produzimos um livro didático com orientações, explicações e atividades que pode ser utilizado por professores e alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I. Que foi o produto educacional entregue ao mestrado profissional em ensino de geografia.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM