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Navegando por Autor "Oliveira, Alice Santos de"

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    TCC
    O estágio sob fogo cruzado: contribuições ao debate do "estágio híbrido" em Serviço Social no cenário da pandemia de COVID-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-07) Oliveira, Alice Santos de; Silva, Eliana Andrade da; http://lattes.cnpq.br/2216989230807890; http://lattes.cnpq.br/5616034836065674; Hoffmann, Edla; http://lattes.cnpq.br/8231237630604757; Araújo, Melissa de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2510085542388539
    O presente estudo versa sobre o Estágio Supervisionado em Serviço Social, no contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e de pandemia de COVID-19, tendo como objetivo analisar as condições de realização do Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no formato híbrido, no cenário da pandemia de COVID-19 em 2021. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa, tendo como método o materialismo histórico-dialético, a partir de uma leitura crítica do real, na compreensão das determinações sócio-históricas da realidade para além da sua aparência imediata. Tem como foco a realização de estudos bibliográficos que dão sustentação teórica a problemática e análise documental em fontes secundárias. A partir das reflexões tecidas, compreendemos as tendências da formação e os desafios contemporâneos inerentes ao Estágio Supervisionado, sobretudo, na concretização das Diretrizes Curriculares de Curso e da Política Nacional de Estágio, diante do contexto de desmonte da educação superior pública sob o avanço do capital nas políticas educacionais, a partir da privatização do ensino superior e o aceleramento da formação com a instituição dos modelos de Educação à Distância (EaD), associado às lacunas no processo de ensino-aprendizagem, na apreensão da relação teoria/prática e as lacunas na realização da supervisão direta. No “novo normal”, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tomaram lugar em todas as dimensões da vida social, substituindo a realidade presencial pela virtual, especialmente, na educação com o advento do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Assim, o Estágio Supervisionado Obrigatório sofreu um processo de precarização intensificado, rebaixando-o ao nível da lógica do ensino a distância, conforme a sua realização em consonância com os princípios e diretrizes defendidos pelo projeto ético-político do Serviço Social, diante o cenário da pandemia de COVID-19.
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    TCC
    Iniquidades em saúde e os desafios no acesso ao direito integral à saúde de crianças e adolescentes com cardiopatias congênitas internados(as) em um hospital universitário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Oliveira, Alice Santos de; Hoffmann, Edla; 0000-0003-3431-9688; http://lattes.cnpq.br/8231237630604757; 0009-0002-1288-5734; http://lattes.cnpq.br/5616034836065674; Hoffmann, Edla; 0000-0003-3431-9688; http://lattes.cnpq.br/8231237630604757; Souza, Ilka de Lima; http://lattes.cnpq.br/4908287844452252; Lima Neto, Alcides Viana de; http://lattes.cnpq.br/1755493864013345
    O presente artigo objetiva analisar as expressões das iniquidades sociais em saúde na determinação da cardiopatia congênita em crianças e adolescentes internadas(os) na unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Hospital Universitário Onofre Lopes, com vistas a contribuir para garantia do direito universal à saúde e demais direitos sociais dessa população. Trata-se de uma pesquisa qualitativa norteada pelo método crítico-dialético, desenvolvida a partir de uma ampla revisão bibliográfica, análise documental em prontuários e pesquisa de campo com uma entrevista estruturada direcionada a um(a) profissional de Enfermagem inserido(a) no cenário lócus da pesquisa, cujos dados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que as crianças e adolescentes potiguares com cardiopatias congênitas enfrentam diversos desafios para conseguir acessar os serviços de saúde, considerando que não há estruturada uma rede de atenção a esse público, o que implica dizer que suas realidades são atravessadas por iniquidades e desigualdades sociais em saúde oriundas do capitalismo, intensificadas no contexto de contrarreforma, superprecarização e privatização da saúde. Nesse sentido, compreende-se que as crianças e adolescentes com cardiopatias congênitas vivenciam violações de direitos, em especial o direito integral à saúde, em contraposição aos princípios do SUS e à doutrina da proteção integral que rege o ECA.
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