Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Aminna Kelly Almeida de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Validação de instrumentos para avaliação do conhecimento e da habilidade acerca da punção venosa periférica com cateter agulhado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-13) Oliveira, Aminna Kelly Almeida de; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708368Z6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/3031474896633955; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/5903265312273525; Martino, Milva Maria Figueiredo de; ; http://lattes.cnpq.br/7096939242634758; Salvetti, Marina de Góes; ; http://lattes.cnpq.br/2728892775372573; Fontes, Wilma Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/0984148113725984
    Este estudo teve como objetivo validar instrumentos para avaliação da habilidade e do conhecimento acerca da punção venosa periférica com cateter agulhado. Estudo metodológico realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. A amostra composta por 24 juízes da pesquisa selecionados a partir dos critérios de inclusão: enfermeiros, docentes das disciplinas de Semiologia e/ou Semiotécnica, mínimo de um ano de experiência nas disciplinas, ser da UFRN ou UERN. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: construção de dois instrumentos com base na revisão da literatura científica, resultando em um roteiro de observação estruturado composto por 26 itens e um questionário sobre o conhecimento com 12 questões; submissão dos instrumentos aos juízes, no período de junho a setembro de 2012, os quais deveriam avaliar cada item em adequado , adequado com alterações e inadequado , além de fazer uma avaliação geral de cada instrumento baseada em 10 requisitos; e validação com a verificação do nível de concordância entre os juízes, através da aplicação do índice Kappa e do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Utilizou-se o nível de consenso maior que 0,61 (bom) para o índice Kappa e maior que 0,75 para o IVC. Obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa/HUOL (CAAE nº 0002.0.294.000-10). Após serem codificados e tabulados, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Dos 24 juízes, 83,3% eram do sexo feminino, com média de idade de 36,6 (± 9,3) anos, 70,8% possuíam mestrado acadêmico e 75,0% atuavam exclusivamente na docência. A média de tempo de experiência na docência foi de 7,9 (± 8,0) anos e nas disciplinas de semiologia e/ou semiotécnica da enfermagem foi de 5,5 (± 6,7) anos. No julgamento do roteiro de observação estruturado e do questionário sobre o conhecimento nenhum item/questão foi retirado. Em relação a lista de verificação, apenas dois, dos 26 itens do instrumento não obtiveram índice Kappa e IVC dentro dos parâmetros estabelecidos para a validade de conteúdo. Destes, sete itens apresentaram índice de concordância perfeito, dez obtiveram concordância ótima e sete tiveram índice considerado bom. Foram realizadas alterações em nove itens. No questionário sobre o conhecimento, dentre as 12 questões que o compunham, todas obtiveram índice Kappa e IVC dentro dos parâmetros estabelecidos para a validade de conteúdo. Dentre elas, 11 apresentaram índice de concordância ótimo e 1 questão obteve índice de concordância bom, sendo que em 04 questões foram realizadas alterações. Em se tratando da avaliação geral dos instrumentos, a lista de verificação obteve IVC de 0,91 e Kappa de 0,85 e o questionário do conhecimento, IVC de 0,94 e Kappa de 0,89. Os dois instrumentos mostraram-se válidos quanto ao seu conteúdo, configurando-se como ferramentas objetivas e claras de avaliação dos conhecimentos e habilidades acerca da punção venosa periférica com cateter agulhado, uma vez que a utilização de medidas válidas busca a redução do risco de distorção dos resultados
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM