Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Ana Cândida Dantas de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A indisciplina como elemento de desafio ao processo ensino aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Ana Cândida Dantas de; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos Torres
    O presente trabalho tem o objetivo de analisar a indisciplina dos alunos da turma do 7º Ano da Escola Municipal Gilson Firmino da Silva, onde os alunos apresentavam inquietação na sala de aula, gazeando aula e desrespeitando professores e demais funcionários da escola. Percebendo que a turma estava sentindo dificuldades diante do processo ensino aprendizagem foi desenvolvido um projeto para que houvesse mais interesse por parte dos alunos. Buscando entender o fator da indisciplina enquanto fenômeno desencadeado por sujeitos dentro da escola, identificando as diferentes faces da indisciplina e como esta tem se apresentado com maior evidência. Dentre os aspectos apontados deste tipo de comportamento encontram-se, a falta de diálogo tanto entre os alunos e membros da comunidade escolar, quanto entre os alunos e suas famílias. Como alternativa de solução deste fenômeno estão a abertura da escola à comunidade, uma postura menos autoritária dos professores, inserção dos alunos em atividades extra-curriculares. Ao fazer essa reflexão constata-se a complexidade dos fatos, estes atingem diretamente os valores culturais e morais da sociedade provenientes de problemas familiares e/ou sociais. Como um possível caminho encontrado está no diálogo e prevenção em casa e na escola, com o apoio de profissionais capacitados. Este estudo se alicerçou, essencialmente, em uma pesquisa bibliográfica em autores diversos analisando vários enfoques e teorias a respeito do assunto. Dentre eles, citam-se Arroyo (1996); Aquino (1994); Libâneo (1994) e Silva (2006), entre outros. Os resultados obtidos da pesquisa são focados na figura dos pais, procurando descobrir da melhor forma possível à resolução de problemas em conjunto com a família.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM