Navegando por Autor "Oliveira, Ana Liz Souto"
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Dissertação Análise de impacto baseada em rastreabilidade de artefatos para linhas de produto de software(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-05-31) Oliveira, Ana Liz Souto; Pires, Paulo de Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/1304174767727101; ; http://lattes.cnpq.br/7788932431434287; Silva, Lyrene Fernandes da; ; Aquino Júnior, Gibeon Soares de; ; Ribeiro, Cláudia Maria Fernandes Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/4724141474353962Linhas de Produto de Software (LPS) consistem em um paradigma de desenvolvimento de software, cujo foco principal encontra-se na identificação das características (features) comuns e variáveis entre as aplicações de um segmento de domínio específico. Uma LPS é projetada para atender todos os requisitos dos produtos de sua família de produtos. Esses requisitos e a própria LPS podem sofrer mudanças ao longo do tempo em decorrência de vários fatores, como por exemplo, evolução nos requisitos dos produtos, evolução no domínio de mercado para o qual os produtos foram projetados, evolução no processo de construção da LPS, evolução das tecnologias usadas para desenvolver os produtos. Para lidar com essas mudanças, a LPS deve ser modificada e evoluir, visando não ficar obsoleta, e se adequar aos novos requisitos que surgem. A análise de impacto de mudanças consiste em uma atividade que visa compreender e identificar quais conseqüências essas mudanças causam ou causarão na LPS. A análise de impacto na LPS pode ser apoiada por meio de relações de rastreabilidade, as quais identificam relacionamentos entre artefatos criados durante todas as fases do desenvolvimento de software. Apesar de existirem soluções de análise de impacto baseadas em rastreabilidade para softwares e de rastreabilidade para LPS, há uma carência de soluções de análise de impacto de mudanças baseadas em rastreabilidade para LPS, pois as soluções existentes não contemplam estimativas específicas para o domínio da LPS. Assim, este trabalho propõe um processo de análise de impacto e uma ferramenta associada para análise de impacto de mudanças baseada em rastreabilidade de artefatos em uma LPS. Para tal, foi especificado um processo de análise de impacto de mudanças que considera artefatos produzidos durante o desenvolvimento da LPS. Foi também implementada uma ferramenta a qual permite identificar artefatos e produtos da LPS afetados a partir de mudanças em outros produtos, mudanças em classes, mudanças em features, mudanças entre versões (releases) da LPS e mudanças nos artefatos relacionados à arquitetura base e às variabilidades. Por último, os resultados obtidos foram avaliados através de métricasDissertação Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-17) Silva, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da; Nunes, Isabel Dillmann; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; http://lattes.cnpq.br/0132727662000725; Oliveira, Ana Liz Souto; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Madeira, Charles Andrye GalvãoOs debates acerca da importância de estimular, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas, são essenciais aos cidadãos do século XXI e ajudam no desenvolvimento de Funções Executivas. Assim, deve-se pensar em estratégias de facilitar e otimizar os processos e de resolver problemas. Posto isto, o objetivo geral deste estudo é analisar se o Pensamento Computacional (PC) Desplugado pode contribuir para o desempenho das Funções Executivas; e objetivos específicos são: a) Utilizar treino cognitivo e sessões de atividades de Pensamento Computacional que apontem o desenvolvimento das Funções Executivas; b) Comparar e avaliar o desempenho, pré e pós teste, das Funções Executivas do controle inibitório e flexibilidade cognitiva em crianças submetidos à atividade de Pensamento Computacional Desplugado; e c) Produzir um e-book com a sistematização de atividades de PC, relacionando seus pilares às Funções Executivas e suas habilidades como método para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, com base nos princípios da pesquisa-ação. A partir dos estudos realizados houve a aplicação de pré e pós-testes para analisar o desempenho das Funções Executivas em alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I (crianças com idades entre 8-9 anos) de uma escola pública municipal situada em Parnamirim-RN, a partir da aplicação de atividades de treino cognitivo e Pensamento Computacional Desplugado. A sistematização do processo resultou na produção de um e-book que reúne atividades do livro “Computer Science Unplugged” de Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows . O trabalho aponta para a importância do desenvolvimento de estratégias para o ensino de Pensamento Computacional diante da realidade educacional das escolas públicas do Brasil com foco no desempenho das Funções Executivas em crianças.