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Navegando por Autor "Oliveira, Ana Luiza Oliveira e"

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    Artigo
    Educação em saúde da pessoa idosa na vivência integrada na comunidade em um curso de medicina: relato de experiência
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2020) Oliveira Filho, Humberto Cabral de; Amorim, Érico Gurgel; Oliveira, Ana Luiza Oliveira e
    O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de um estudante da graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante o cumprimento do componente curricular Vivência Integrada na Comunidade (VIC). A fim de discutir temáticas mais amplas, como resolutividade na atenção à saúde e Redes de Atenção à Saúde, usamos elementos concernentes à organização e à execução de uma atividade de Educação em Saúde em uma Unidade Básica de Saúde direcionada para a atenção à saúde da pessoa idosa. Problematizamos aspectos como acolhimento, vínculo, co- responsabilização e humanização com objetivo de significar autonomia dos idosos, bem como de fortalecer a Atenção Primária em Saúde (APS).
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    TCC
    A fisioterapia e a educação física na atenção básica: percepções dos profissionais da estratégia saúde da família
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-04) Fernandes, Geisielly Cristina Araújo; Oliveira, Ana Luiza Oliveira e; Franco, Marcel Alves; Guedes, Dimitri Taurino
    A Fisioterapia e a Educação Física são duas das 14 profissões da saúde legalmente reconhecidas no Brasil. Estes profissionais passaram a ser incorporados na Atenção Básica (AB) a partir da criação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) instituído com o objetivo ampliar a resolutividade e o escopo das ações em saúde de forma a consolidar este nível de atenção. Entretanto, não há uma determinação robusta acerca dos seus saberes e práticas exclusivos na AB. Este estudo de natureza qualitativa e exploratória, objetiva discutir a percepção dos profissionais da ESF acerca da atuação dos profissionais de Fisioterapia e Educação Física na AB. A coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas. As narrativas foram trabalhadas através de análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, três categorias foram discutidas na perspectiva das profissões com base nos conceitos de “Campo e Núcleo”. Conclui-se que os profissionais da ESF percebem a Fisioterapia e a Educação Física como profissões muito próximas, de forma que não se tem uma percepção nítida dos contornos de seus núcleos, a profissão é percebida como orientadora da prática especializada e nesse contexto a Residência em Atenção Básica tensiona a reestruturação das práticas profissionais.
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    postGraduateThesis.type.badge
    A inserção de residentes multiprofissionais em atenção básica na implantação do acolhimento com classificação de risco em um hospital do seridó potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-11) Santos, Maria Helena de Araújo; Sobreira, Maura Vanessa Silva; Oliveira, Ana Luiza Oliveira e; Dantas, Sebastião Caio dos Santos
    O Acolhimento com Classificação de Risco é um dispositivo da Política Nacional de Humanização que reinventa o modo de operar o processo de trabalho dos serviços de saúde, de modo a garantir o acesso dos usuários ao atendimento mais equânime, eficaz e em menor tempo. Em março de 2019, esse dispositivo foi implantado no Hospital Regional do Seridó – Telecila Freitas Fontes, situado no município de Caicó/RN, para o ordenamento do serviço e contou com a parceria do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender a implantação do Acolhimento com Classificação de Risco em uma unidade hospitalar no município de Caicó/RN a partir da inserção do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, na modalidade relato de experiência, fruto das vivências durante o rodízio no hospital no segundo ano do Programa de Residência. Na vivência, foi possível observar a contribuição dessa ferramenta para a organização dos fluxos internos da instituição e da rede de saúde de Caicó/RN, bem como o papel da Residência enquanto protagonista a partir da atuação no acolhimento ao (a) usuário (a), levantamento diário de dados dos (as) que demandam o serviço de pronto atendimento, apoio matricial e oficinas de acolhimento a demanda espontânea na atenção básica do município. Destacam-se como aprendizados nesse processo a compreensão de um novo ponto de atenção e novo cenário de prática, o desenvolvimento de novas habilidades e competências pelos (as) residentes, a aquisição de novos conhecimentos, a adoção de um exercício profissional ainda mais humanizado e o sentimento de pertencimento de um processo inovador na atenção terciária o qual vem transformando todo o contexto de saúde local.
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    Artigo
    Physiotherapy: a historical analysis of the transformation from an occupation to a profession in Brazil
    (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia, 2015) Oliveira, Ana Luiza Oliveira e; Nunes, Everardo Duarte
    Background: Analyzing the historical and social path of an occupation using the sociology of professions and the perspective of scientific knowledge promotes an understanding of the origin of physical therapy in Brazil and of discussions of the profession in its contemporary context. Objective: The aim of this paper was to discuss the professionalization process of physical therapy in São Paulo. The authors tried to analyze bath therapy, massage therapy, and physical therapy as occupations involving distinct expertise and as part of the group of occupations that evolved into the profession of physiotherapy in the first half of the twentieth century. Method: The analysis undertaken was a qualitative study based on an analysis of historical documents. Eighty-six professional records from the Service of Inspection of Professional Practice in the state of São Paulo and healthcare legislation from the 1930s and 1940s were analyzed. Results: The distinction between physical therapy practitioner and profession of physiotherapy can be seen by examining registration requirements for rank-and-file nurses with expertise in interactions; this distinction suggests the emergence of specialized expertise that was clearly a part of neither medicine nor nursing and contributed to expertise in physical therapy since the 1950s. Conclusion: The regulation of physiotherapy practices, the recognition of expertise, the accreditation of practical nurses by the State, and the institutionalization of a course for physical therapy practitioners in 1951 are key elements of the professionalization process for the physical therapy profession in Brazil
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