Navegando por Autor "Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e"
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postGraduateThesis.type.badge O acolhimento na estratégia de saúde da família do município de Caicó-RN: sensibilização das equipes, possíveis desafios de implantação e parceria com o programa de residência multiprofissional em atenção básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-11) Gomes, Francisco Vinicius Ferreira; Sobreira, Maura Vanessa Silva; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Dantas, Sebastião Caio SantosO acolhimento a demanda espontânea não funciona de forma sistematizada como preconizado pela Política Nacional de Humanização (PNH) no contexto da atenção básica do município de Caicó, importante cidade da região central do estado do Rio Grande do Norte. Tal problemática implica diretamente na baixa resolutividade das ações que são de responsabilidade do segmento da atenção primária, na perda de vínculo entre usuário-unidade, na insatisfação de usuários com o serviço nas unidades, e na alta procura pelo serviço de urgência e emergência hospitalar. Portanto, através de um relato de experiência busco relatar as ações de sensibilização realizadas pela secretaria municipal de saúde com as equipes de saúde da família do município de Caicó –RN, sobre a importância de implantação e qualificação do acolhimento a demanda espontânea, ao mesmo tempo, teço reflexões acerca dos possíveis desafios nesse processo, a partir da inserção do programa multiprofissional de residência em atenção básica. Assumir efetivamente o acolhimento como diretriz é um processo que demanda transformações no modo de funcionamento da atenção básica. Assim, como aconteceu em Caicó, em que contou com o envolvimento de diferentes atores, esse processo requer um conjunto de ações articuladas, envolvendo usuários, trabalhadores e gestores. O processo de organização do acolhimento a demanda espontânea na atenção básica de Caicó, surgiu a partir da implantação do acolhimento com classificação de risco no hospital regional, que evidenciou a necessidade de se garantir uma atenção básica de fato resolutiva. Desse modo, uma série de ações de sistematização e implantação do acolhimento a demanda espontânea no município de Caicó foram realizadas pela gestão de saúde municipal e instituições de ensino, sendo elas: caracterização da origem da demanda espontânea atendida na porta de urgência e emergência regional, encontros de discussão da problemática com gestores, usuários e universidades, visitas técnicas as unidades básicas dos bairros que demandavam mais usuários com queixas comuns a AB, construção de uma agenda de trabalho com ações estratégias de suporte técnico para o fortalecimento da atenção básica, realização de oficinas para a construção de fluxogramas de acolhimento a demanda espontânea com as ESF das UBS do município de Caicó. Ao final, destacamos a colaboração do programa de residência multiprofissional em atenção básica no fortalecimento de ações de qualificação de atenção básica, no tocante ao acolhimento a demanda espontânea.Dissertação Aprender no trabalho: uma vivência no semiárido nordestino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Medeiros, Izabel Cristina de; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/4183053315407231; Severo, Ana Kalliny de Sousa; https://orcid.org/0000-0002-9548-6394; http://lattes.cnpq.br/5170430928839162; Ceccim, Ricardo BurgIntrodução: A educação permanente em saúde (EPS) se configura como uma proposta de aprendizagem no e pelo trabalho, pelo qual o processo ensino-aprendizagem se incorpora ao cotidiano laboral com possibilidade de transformar as práticas profissionais. Nessa perspectiva, o Ministério da Saúde instituiu, no ano de 2004, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) como estratégia para incentivar a formação de trabalhadores, buscando articular iniciativas qualificadas ao enfrentamento das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A PNEPS tem como elemento central o trabalho interprofissional, pois o convívio entre as diferentes profissões em si já é um espaço de aprendizado. Espaço este, materializado pelo trabalho coletivo nas entranhas de uma equipe de saúde da família como condição para efetivar o cuidado em saúde na Atenção Básica. Objetivo: Compreender como os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (ESF) percebem o trabalho em equipe como elemento de Educação Permanente em Saúde na Atenção Básica (AB) Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória realizada com os trabalhadores de saúde de uma equipe de saúde da família do município de Currais Novos - RN. A coleta de dados se deu por meio de dois encontros estruturados como oficinas critico reflexiva para discutir as temáticas trabalho em equipe na AB e Educação permanente em trabalho no contexto da AB. As narrativas produzidas durante a Oficina foram gravadas, transcritas e organizadas de modo a possibilitar uma análise temática critica. Resultados: A partir dos encontros foi observado que os trabalhadores em saúde percebem a importância do trabalho em equipe no contexto da AB, bem como entendem esse como um ponto importante e decisivo na resolução de demandas dos usuários. No tocante a EPS foi observada a percepção de que o campo de trabalho da AB demanda necessidades constates e que no dia a dia de trabalho o aprendizado acontece pela partilha com os colegas. Entretanto, os trabalhadores não percebem tal partilha como EPS e o trabalho como potencial formativo, muitas vezes compreendendo que a formação só acontece quando existe um momento formal e “padrão” promovido pela gestão em saúde.Anais Assistência farmacêutica em Unidades Básicas de Saúde de Caicó - RN: um relato de experiência(Departamento de História da UFRN – CERES, 2017-05-01) Batista, Almária Mariz; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Araújo, Sérgio Ricardo Fernandes deOBJETO DA EXPERIÊNCIA: Assistência Farmacêutica Básica trata de um conjunto de ações voltadas a promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando a seu acesso e uso racional, de forma a apoiar as ações da atenção básica à saúde. OBJETIVOS: Relatar a experiência de desenvolvimento do Projeto de Extensão Assistência Farmacêutica em Unidades Básicas de Saúde de Caicó-RN. METODOLOGIA: Caracterização do Projeto em questão, desenvolvido de abril a dezembro de 2016 em todas as 23 unidades básicas de saúde de Caicó-RN, bem como do contexto em que este se desenvolve, o que servirá de subsídio para compreensão da integração universidade-serviço-comunidade neste contexto. RESULTADOS: O Projeto é vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abrangendo o Departamento de Farmácia e a Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, envolvendo docentes e discentes de Medicina e Residência Multiprofissional (Farmácia), além de farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde. O cenário de desenvolvimento deste Projeto são 19 unidades básicas de saúde da zona urbana e 4 da zona rural de Caicó-RN. Inicialmente, foi elaborado instrumento para diagnóstico situacional da Assistência Farmacêutica no contexto em questão, a partir de adaptação de instrumento da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), com vistas à obtenção de subsídios para elaboração de proposta de intervenção. Este consta de itens que abrangem as etapas do ciclo da assistência farmacêutica (seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, dispensação). No momento, o processo de aplicação do instrumento encontra-se em fase de finalização, ou seja, o instrumento já foi aplicado em 17 unidades básicas de saúde. Além disso, estão em andamento dois trabalhos de conclusão de curso da Residência Multiprofissional em Saúde (Farmácia). CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Projeto contribui para o fortalecimento da assistência farmacêutica na atenção primária à saúde, além de proporcionar o aperfeiçoamento e a consolidação de conhecimentos teórico-práticos através da integração dos discentes em questão as profissionais de saúde e usuários destas unidades básicas de saúde, contribuindo para o redirecionamento da formação profissional destes discentes bem como para o conhecimento da sociedade acerca do papel, particularmente, do farmacêutico, tendendo a refletir, positivamente, a curto / médio / longo prazo, em melhoria da assistência à saúde prestada por estas unidades básicas de saúde, consequentemente, em melhoria da qualidade de vida da população por elas assistidaDissertação Burocracia a nível de rua e autonomia profissional: implementação de políticas públicas de saúde no trabalho de agentes comunitários de saúde no semiárido nordestino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-11) Costa, Úrsula; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; https://orcid.org/0000-0002-8710-3867; http://lattes.cnpq.br/3393721544821415; Fernandes, Luísa da Matta Machado; Silva, Mercês de Fátima dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-8124-6832; http://lattes.cnpq.br/7117592846213006; Oliveira, Michelle Vieira Fernandez deIntrodução: O desenvolvimento de políticas públicas envolve um ciclo - identificação de problemas, formulação de políticas, decisão/promulgação de políticas, implementação de políticas, avaliação - necessário para compreender as decisões tomadas e suas consequências. Na implementação, as decisões planejadas são consolidadas em ações finais. Os Burocratas a Nível de Rua (BNR´s) são agentes implementadores, responsáveis pela entrega direta das políticas aos cidadãos. No Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) são considerados BNR´s de referência nas ações de saúde e, no exercício de suas funções, valem-se de sua autonomia profissional como estratégia para atender às necessidades populacionais. Objetivo: o presente trabalho objetivou analisar como os Agentes Comunitários de Saúde (ACS´s) de um município do semiárido brasileiro estabelecem historicamente sua autonomia profissional enquanto BNR´s nas rotinas de trabalho. Métodos: estudo qualitativo exploratório que, através da realização de entrevistas com ACS´s pelo método da História Oral Temática e análise de conteúdo (Bardin), permitiu a construção de quatro categorias analíticas: a construção da autonomia profissional pelo trabalho; burocracia a nível de rua no trabalho cotidiano; traços de autonomia profissional no trabalho realizado pelos ACS na ESF; a implementação de políticas púbicas e a invisibilidade do trabalhador. Resultados: foi observado o desenvolvimento de mecanismos de autonomia pelos ACS´s na tomada de decisões durante a implementação das políticas públicas de saúde. Conclusão: a atuação desses BNR´s pode influenciar diretamente na implementação das políticas de saúde.Dissertação Catalogação de cordéis como instrumento na promoção à saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-30) Oliveira, Isadélia Constâncio de; Bastos, Raquel Litterio de; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; http://lattes.cnpq.br/0777258671683281; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Pinheiro, Sally de Franca LacerdaA promoção à saúde e à educação popular estão intimamente ligadas, permitindo que a relação entre profissionais e usuários se dê de forma horizontal e com troca de saberes. Neste contexto, a literatura de cordel, como meio de vinculação de informações e como instrumento de linguagem acessível, fomenta uma dinâmica que traduz esta relação. Assim, pretende-se, com esta pesquisa, categorizar cordéis da cordelteca Djalma Mota, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó, cuja temática contemple assuntos da área da saúde, a fim de criar uma ferramenta que facilite o acesso a esta literatura para atividades de promoção à saúde, assim como tornar mais relevante tal temática. Trata-se de uma pesquisa documental, com levantamento de todos os cordéis disponíveis na cordelteca que abordem temas de saúde, incluindo prevenção de doenças, cuidados com o corpo e hábitos saudáveis.Dissertação Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-18) Costa, Pâmera Medeiros da; Azevedo, Dulcian Medeiros de; Azevedo, Dulcian Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7071042889558651; http://lattes.cnpq.br/7071042889558651; http://lattes.cnpq.br/7486718260236996; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; Costa, Marcelo Viana da; Sobreira, Maura Vanessa SilvaResidências Multiprofissionais em Saúde (RMPS’s) constituem programas de integração ensino-serviço-comunidade, com articulação intersetorial e interprofissional com o intuito de inserir no mercado de trabalho profissionais de saúde qualificados para áreas prioritárias do SUS, visando atender às necessidades dos usuários dos serviços de saúde. Objetivou-se investigar a compreensão do egresso da RMP em AB da EMCM sobre a inserção do serviço hospitalar como cenário de aprendizagem, considerando o trabalho multiprofissional/interprofissional e intersetorial, para a integralidade do cuidado e integração da rede de atenção à saúde e, a partir disso, construir, como produto, um relatório técnico para socialização e discussão com a coordenação da RMP em AB e Direção Executiva do HETFF. Estudo transversal, avaliativo, com abordagem quantitativa realizado com 46 egressos da referida residência, dos anos de 2020, 2021 e 2022, através de questionário, auto aplicável. A análise de dados foi realizada por estatística descritiva simples. A maioria era do sexo feminino. Observa-se que a faixa etária predominante foi compreendida entre 25 e 29 anos. A maioria foi de enfermagem e Odontologia. Quanto aos estados de conclusão, percebe-se a inserção do curso para egressos de instituições da Paraíba e Rio Grande do Norte. Na parte B, foram criados três domínios para melhor apresentá-los e discuti-los: a residência multiprofissional em atenção básica e a rede de atenção à saúde; trabalho multiprofissional/interprofissional, intersetorial e integração com a AB; qualificação profissional, matriciamento e articulação interinstitucional. Pode-se constatar que o HETFF como cenário de aprendizagem em Atenção à Saúde da Residência Multiprofissional em Atenção Básica é avaliado de forma satisfatória pela maioria dos egressos participantes da pesquisa.Dissertação Conexões pedagógicas entre atenção hospitalar e atenção básica: proposta de itinerário formativo para trabalhadores(as) - residentes no Seridó potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-11) Santos, Maria Helena de Araújo; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Amorim, Erico Gurgel; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/2132050800789218; Solano, Lorrainy da Cruz; Costa, Marcelo Viana da; Sobreira, Maura Vanessa SilvaO Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Caicó/RN e Currais Novos/RN, visa oportunizar uma formação de profissionais de diferentes áreas da saúde baseada em práticas reflexivas, críticas, humanísticas e éticas com responsabilidade social no Sistema Único de Saúde (SUS). As Redes de Atenção à Saúde dos municípios de Caicó/RN e de Currais Novos/RN são os cenários de prática para os(as) trabalhadores(as)-residentes do PRMAB. Em Caicó/RN, um dos equipamentos que faz parte do processo de ensinoaprendizagem pelo trabalho é o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes (HETFF), o qual está posto como rodízio para os(as) trabalhadores(as)-residentes do segundo ano do PRMAB. Este trabalho tem como objetivo produzir uma proposta de itinerário formativo para os trabalhadores(as)-residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica no Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes como cenário de prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória que se vale da pesquisa documental como referencial teórico metodológico. A análise dos documentos foi influenciada pelo lugar social ocupado pela pesquisadora como preceptora e egressa do PRMAB. Por isso, utilizamos como ferramentas de coleta de dados o diário de campo desta pesquisadora, com anotações datadas de 11 de março de 2022 a julho de 2022, bem como a avaliação do rodízio na unidade hospitalar contida nos relatórios de atividades dos residentes que passaram pelo serviço nos anos de 2021 e 2022. Tal proposta é materializada em um guia orientador, o qual dispõe de informações sobre a unidade hospitalar, o PRMAB e o rodízio no HETFF, propondo os objetivos de aprendizagem, as possíveis atividades a serem desenvolvidas (com sugestões de roteiro), o cronograma padrão e a elaboração de um produto final do rodízio. Com isso, esperamos contribuir tanto na qualificação do processo de ensino-aprendizado de trabalhadores(as)residentes que atuam no HETFF como segmento da Atenção Básica, quanto na melhoria da Atenção à Saúde no município de Caicó/RN.Dissertação O controle social no Seridó Potiguar: desafios na atuação dos Presidentes dos Conselhos Municipais de Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-17) Carneiro, Jomara Cíntia de Araújo; Pinto, Tiago Rocha; Azevedo, Dulcian Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-4834-2897; http://lattes.cnpq.br/5009623573258829; https://orcid.org/0000-0002-5812-8432; http://lattes.cnpq.br/9943095429547501; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; Sobreira, Maura Vanessa SilvaPor considerar a relevância da participação popular no controle e execução das políticas públicas de saúde, bem como na construção e manutenção do SUS, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos presidentes e presidentas dos Conselhos Municipais de Saúde da região do Seridó potiguar sobre os principais desafios para tornar esses conselhos; espaços mais atuantes e deliberativos. Tratase de um estudo descritivo e exploratório de abordagem quanti-qualitativa, cuja população foi constituída pelos presidentes e presidentas do Conselhos de Saúde dos municípios da região do Seridó potiguar. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas individuais semiestruturadas online e através do preenchimento de formulários online. Os dados decorrentes do preenchimento dos formulários foram analisados a partir de análise estatística descritiva simples. Já as informações decorrentes das entrevistas semiestruturadas foram transcritas e submetidas à análise textual lexicográfica com auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ). Os resultados que revelam a percepção sobre os principais desafios enfrentados pelos presidentes e presidentas foram analisados em quatro categorias: I) Necessidade de capacitação para qualificar o poder de deliberação, II) Responsabilidade dos(as) conselheiros(as), III) Motivação em presidir para potencializar o Controle Social, IV) O papel fiscalizador do Conselho Municipal de Saúde. Conclui-se que os principais desafios são a implementação de uma agenda de educação permanente para o Controle Social, com temas que tratem das atribuições dos(as) conselheiros(as) dentro dos espaços de participação social e reconhecimento por parte da gestão local em manter condições básicas para o trabalho do controle social dando apoio financeiro e estrutural.Dissertação Desafios e perspectivas na implantação de um Centro Especializado em Reabilitação no interior do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-16) Clemente, Silvia Batista Torres; Vilar, Maria José Pereira; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; 05167339669; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; http://lattes.cnpq.br/1546849470630546; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; Oliveira, Lucidio Clebeson de; http://lattes.cnpq.br/3928939831395390Introdução: O direito universal à saúde, consolidado a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) possibilitou a incorporação das necessidades das Pessoas com Deficiência (PcD) às políticas de Saúde. A criação e implementação da Rede de Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RCPCD) reconfigurou o modelo de atenção à saúde destinada às pessoas com deficiência, estabelecendo uma nova lógica na organização dos serviços de saúde ofertados e criando espaços capazes deatender às necessidades dessa população, como os Centros Especializados em Reabilitação (CER). Objetivos: Este trabalho tem como objetivo realizar o diagnósticosituacional do Centro Especializado em Reabilitação do município de Caicó/RN; Discutir as potencialidades e fragilidades encontradas pelos profissionais que compõem a equipe, a partir do Instrutivo de Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual e Visual – MS/2020; descrever o fluxo de referência e contrarreferência entre a RAS e o CER III de Caicó/RN. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa,utilizando a metodologia da pesquisa-ação, por ser uma estratégia de pesquisa ondeo sujeito investiga e intervém na sua própria prática. Foram realizadas duas oficinas diagnósticas com a equipe de profissionais: a primeira teve como base o estudo do Instrutivo de Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual e Visual – MS/2020 e, na segunda, os profissionais apontaram fragilidades e potencialidades do serviço, bem como descreveram o fluxograma do CER III. Resultados: As oficinas possibilitaram maior interesse dos profissionais pelo instrumento normativo, observando-se um aumento das consultas ao Instrutivo de Reabilitação pela equipe de profissionais. Dentre as potencialidades, foi destacado o engajamento dos profissionais desde a implantação do serviço. Como fragilidade, foi apontada a ausência de alguns serviçosde reabilitação, conforme orientação do próprio instrutivo e portaria de habilitação, a deficiência de estrutura física e de materiais, assim como a rotatividade de alguns profissionais, que impedem e dificultam a continuidade do trabalho. A equipe também referiu certa dificuldade em trabalhar o fluxograma vigente e fizeram uma sugestão deadaptação do mesmo. Considerações Finais: As estratégias utilizadas neste estudo fomentaram reflexões a respeito do funcionamento do serviço e quanto à necessidadede se instituir espaços de educação permanente. Um relatório técnico será enviado aos gestores, no sentido de contribuir para o adequado funcionamento do CER III no município de Caicó-RN.Dissertação Desafios e potencialidades para estruturação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde no município de Caicó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-26) Cavalcante, Maria Clara Wanderley; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Araújo, Sérgio Ricardo Fernandes de; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/8742860321040773; Sobreira, Maura Vanessa Silva; Freire, Rafaela CordeiroOs Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) se caracterizam enquanto estratégia organizacional para efetivação das ações educativas para produzir qualificação nos processos trabalho no SUS, articular a integração ensino-serviço e fomentar discussões acerca de políticas públicas em saúde e sua gestão. O presente estudo objetiva analisar o processo de implementação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Integração Ensino Serviço Comunidade (NEPS-IESC) em um município do interior potiguar. A investigação traz uma abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, estruturada a partir da pesquisa-ação. O estudo segue as seguintes fases: exploratória, de planejamento e plano de ação. Os resultados foram construídos a partir da definição de três categorias temáticas para análises: I) Fragilidades e Tensões; II) Potencialidades e Necessidades; III) Planos e Apontamentos. A partir da análise processual dos referidos temas, identificamos a necessidade de criação de um guia orientador acerca dos fluxos e atividades inerentes ao NEPS, bem como um plano de ação que fomente a continuidade do processo de organização dos processos de trabalho do NEPS-IESC. Espera-se que este instrumento norteador seja incorporado pela Secretaria Municipal de Saúde local na intenção fundamental de fortalecer a integração Ensino-Serviço - Comunidade e impulsionar a qualificação profissional tanto na assistência quanto na gestão d Sistema Único de Saúde (SUS). Conclui-se com este estudo que a instituição de um NEPS municipal é primordial para a o fortalecimento das ações de integração ensino serviço comunidade, apoiando na articulação do ensino nos serviços de saúde e fomentando a qualificação da gestão do trabalho.TCC Entre muros: reflexões sobre o cuidado em saúde no cárcere(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-18) Medeiros, Diego Henrique Brilhante de; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; https://orcid.org/0009-0004-7376-9498; Bastos, Raquel Littério de; Medeiros, Priscilla Brandão deO Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, somando 644.794 mil pessoas. Destas, 10.477 vivem nas instituições penitenciárias do Rio Grande do Norte. O cenário das instituições é marcado por violência, má qualidade de saúde e higiene e presença de facções criminosas. Sendo a saúde prisional no país parte do Sistema Único de Saúde (SUS), torna-se fundamental garantir o cuidado para as pessoas privadas de liberdade. Institucionalizado pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), o acesso integral à saúde para esta população se dá pelo trabalho das Equipes de Atenção Básica Prisional (eABP) constituídas a partir do trabalho interprofissional. Este trabalho objetiva relatar a experiência de um médico residente em Medicina de Família e Comunidade como parte da equipe de saúde de uma prisional no Rio Grande do Norte. Esta é uma pesquisa qualitativa, descritiva e com inspiração etnográfica. Os dados foram registrados em caderno de campo de março de 2023 e dezembro de 2024. Para a análise, dados foram êmicamente organizados em três categorias, a saber: i) Saúde como troféu, ii) Gênero e controle, iii) Fármacos e as dinâmicas de poder no cárcere e, iv) O trabalho interprofissional no cuidado em saúde. Os resultados revelam desafios desde limitações estruturais, superlotação e ausência de políticas públicas até a não efetivação do acesso ao cuidado integral. Constatou-se que a saúde atua como uma moeda de troca dentro da instituição. As questões de gênero, marcadas por estigmas sociais, permeiam as dinâmicas do ambiente prisional. Além disso, os psicofármacos são frequentemente utilizados como instrumentos de controle e sobrevivência, ultrapassando sua função biológica. Nesse contexto, o trabalho interprofissional surge como uma estratégia fundamental para garantir o acesso à saúde dessa população. Conclui-se que a atuação de equipes multiprofissionais aliada à presença da Medicina de Família e Comunidade como especialidade generalista contribui para a promoção de reflexões sobre o cuidado em saúde no sistema prisional. Essa abordagem busca fomentar práticas éticas e humanizadas orientadas por ações integradas que considerem as complexidades e especificidades desse contexto.Artigo A Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, no contexto do Programa Mais Médicos: desafios e potencialidades(UNESP, 2017-08-21) Melo, Lucas Pereira de; Santos, Marcelo dos; Câmara, Rafael Barros Gomes da; Braga, Liliane Pereira; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Pinto, Tiago Rocha; Costa, Pâmera Medeiros da; Azevedo, George Dantas deA proposta deste artigo é relatar criticamente a experiência institucional e curricular de implantação do curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Este relato se coloca como forma de documentar, monitorar e refletir sobre o desenvolvimento das ações de expansão de vagas e criação de novos cursos de Medicina em universidades federais, no âmbito do Programa Mais Médicos. Para tanto, foram descritas de maneira crítica as ações de ensino, pesquisa e extensão já desenvolvidas, além de apresentar uma visão geral do curso e da integração ensino-serviço-comunidade, destacando os êxitos logrados e os desafios no desenvolvimento das ações de ensino, pesquisa e extensão. Por fim, são apresentadas as dificuldades inerentes à implantação de novos cursos fora dos centros urbanos no BrasilDissertação Estruturação da preceptoria de vivência integrada na comunidade: uma experiência no centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-07) Silva, Jaciclelma Márcia da; Azevedo, Dulcian Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7071042889558651; http://lattes.cnpq.br/1493531217395281; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Costa, Roberta Kaliny de SouzaA Vivência Integrada na Comunidade (VIC) surge como uma proposta de metodologia ativa na formação em saúde, atuando como algo inovador no processo ensino-aprendizagem. Sendo este um módulo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), oportuniza ao estudante sua inserção em diversos campos do sistema de saúde, além de promover a integração ensino, serviço, comunidade. Objetivou-se apresentar a integração entre a EMCM e o CAPS AD para a realização da Vivência Integrada na Comunidade. Estudo do tipo metodológico, com enfoque na construção de instrumentos pedagógicos, com ênfase na experiência da pesquisadora enquanto preceptora no cenário de pesquisa, CAPS AD do município de Caicó-RN. Para subsidiar a organização do serviço para a VIC, foram desenvolvidas quatro oficinas temáticas entre os meses de agosto e setembro de 2023, com participação de cinco profissionais de saúde, intituladas: 1. Apresentação do componente curricular VIC; 2. Visita técnica; 3. Consulta interprofissional, e 4. Gestão do Cuidado no CAPS AD. Enquanto resultado, percebe-se que o processo de desenvolvimento das oficinas junto aos preceptores/equipe técnica do CAPS AD com enfoque na VIC propiciou, apesar das dificuldades e conflitos profissionais existentes, reflexões acerca da necessidade de melhoria nas relações interprofissionais no serviço. Tais reflexões no CAPS só conseguem alcançar seu objetivo sócio técnico quando promovem em seu modus operandi o trabalho interprofissional e colaborativo. Almeja-se a construção de roteiros de situações de aprendizagem, para fortalecimento das iniciativas de organização institucional para a preceptoria no CAPS AD de Caicó-RN, melhorando o processo ensino-aprendizagem dos estudantes de graduação de medicina da EMCM.TCC Grupo “laços femininos”: promovendo saúde e empoderamento feminino na atenção primária à saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Marcela Samara Lira da; Rolim, Ana Carine Arruda; https://orcid.org/0000-0002-0447-9683; http://lattes.cnpq.br/9471678445935347; 0000-0003-0433-1555; http://lattes.cnpq.br/4704509427528090; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; Andrade, Luciana Dantas Farias; https://orcid.org/0000-0003-2081-2869; http://lattes.cnpq.br/5078930160348703A Promoção da Saúde é um processo que visa ampliar a capacidade das comunidades para melhorarem sua qualidade de vida e saúde, levando em consideração os determinantes sociais de saúde. No âmbito da atenção primária, os grupos emergem como ferramenta de cuidado na promoção da saúde, por proporcionar acolhimento, autonomia e empoderamento aos envolvidos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo relatar a vivência de uma enfermeira residente que atuou como mediadora de um grupo para mulheres mães, destacando a importância dessa estratégia no cuidado e promoção à saúde da mulher. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, que ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde no Seridó Potiguar, no período de dezembro de 2023 a dezembro de 2024. Os principais resultados evidenciam o impacto positivo desses encontros, que possibilitaram a construção de vínculos significativos entre as participantes, o reconhecimento de desafios comuns e a ressignificação de sentimento de culpa e exaustão. A roda de conversa, como metodologia adotada, foi crucial para fomentar o protagonismo, a reflexão e o aprendizado coletivo. Portanto, destaca-se a importância de ir além das práticas convencionais de Atenção Básica, reconhecendo a mulher além do papel de mãe, oferecendo cuidado integral e humanizado.Produto Educacional Guia de orientação de fluxos do NESP/IESC do município de Caicó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024) Cavalcante, Maria Clara Wanderley; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira eEste guia é produto da construção cientifica da dissertação de mestrado intitulada “Educação Permanente no Seridó Potiguar: Desafios e potencialidades para estruturação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde no município de Caicó/RN, pelo Programa de Pós Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina.Dissertação Manual de normas e procedimentos dos programas de residência multiprofissional em saúde da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-06) Tavares, João Pedro Santos; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Rolim, Ana Carine Arruda; ; ; ; Emerich, Brubo Ferrari; ; Câmara, Rafael Barros Gomes da;Os Programas de Residência em Saúde (PRMS) são modalidades de pós-graduação lato sensu que podem operar tanto em parceria com Instituições de Ensino Superior, quanto com Instituições de Saúde. A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), uma Unidade Acadêmica Especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apresenta dois Programas de Residência Multiprofissional em Saúde que são operados em parceria com algumas instituições externas, o que torna necessário a execução de alguns processos de trabalho de forma singular. Dessa maneira, considerando aspectos de contexto histórico e local, este estudo teve como objetivo construir um manual de procedimentos que pudesse auxiliar residentes, gestores, preceptores, docentes e o secretariado da EMCM no melhor gerenciamento dos PRMS. Por meio de uma pesquisa de intervenção de caráter exploratória, levando em consideração a experiência do pesquisador como secretário dos Programas, buscou-se descobrir os fatores que historicamente causam as dificuldades encontradas e métodos que pudessem ajudar a melhorá-las tanto em sua execução, quanto na relação com as partes envolvidas. Diante disso, foi possível criar um manual de normas e procedimentos (APENDICE I), que contém, dentre outros conteúdos, informações sobre os programas, seus principais procedimentos administrativos, direitos, deveres e sanções aos residentes. Concluímos, a partir do exposto, que um documento norteador, como um manual, tem grande potencial para sanar vários problemas existentes no setor público, gerando, por exemplo: facilidade no acesso à informação; melhoramento no norteamento de práticas organizacionais; favorecimento à atualização e melhoria de processos; melhor definição de autores e seus papéis dentro de processos, entre outros.Dissertação Mecanismos de ação de um conselho municipal de saúde no Seridó potiguar: um estudo sobre o controle social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-02) Santiago, Dayane Shirley de Lima; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; ; ; http://lattes.cnpq.br/3246552363450103; Guedes, Dimitri Taurino; ; Silva, Merces de Fátima dos Santos; ; Bonilha, Laís Alves de Souza;Esta dissertação tem como objetivo analisar os mecanismos de controle social e democracia participativa do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Caicó, Rio Grande do Norte, durante a idealização e operacionalização das pré-conferências locais de saúde até a Conferência Municipal de Saúde, no ano de 2019. Esse contexto é analisado a partir das dimensões: autonomia, organização e acesso, tomando como base conceitual o controle social e democracia participativa a partir da ação Estatal democratizante, a perspectiva histórica, a multiplicidade de sujeitos e os espaços institucionais para mudança ou manutenção do status quo da realidade social. Trata-se de uma pesquisa descritiva analítica com inspiração cartográfica, de natureza qualitativa e de caráter exploratório descritivo, que utiliza da estrutura de série televisiva como método de exposição. Seus dados foram trabalhados a partir da técnica observação participante e diário de campo, nos cenários: 1) reuniões ordinárias e extraordinárias do CMS, entre setembro de 2018 a outubro de 2019; 2) pré-conferências locais de saúde em Caicó, entre março a abril de 2019; e 3) VII Conferência Municipal de Saúde, em abril de 2019. A partir de nossa incursão no campo de estudo, foram construídos três episódios que apontaram os seguintes resultados, a saber: 1) As dimensões analisadas apresentam o desenho institucional do CMS com desafios para de garantia da autonomia, falta de organização e fragilidades ao acesso; 2) formas de organização e participação através de capacidade de agenciamento do CMS em fomentar o planejamento até a execução e avaliação das pré-conferências locais e incentivo para a adesão e participação da população seridoense nos encontros locais; 3) Construção de material norteador para execução de outras conferências, como fomento à democracia participativa e auxílio no planejamento das ações, superação dos desafios e fortalecimento do controle social. As análises acerca dos resultados desses mecanismos contribuíram para desvelar as dificuldades de autonomia, acesso e organização do CMS, com controle social fragilizado e ausência de democracia participativa.Livro Moscas(SEDIS-UFRN, 2018) Caldas, Aline Oliveira; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Azevedo, George Dantas deBaseado no conto de Aline Caldas. Adaptação: Anderson Gomes (AGN) e Kaline SampaioDissertação Mulheres, mães e mandalas: guia para criação de grupo de apoio compartilhado entre gestantes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Felix, Agnes; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Bastos, Raquel Litterio de; ; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; ; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; ; Ferigato, Sabrina Helena; ; http://lattes.cnpq.br/3248396158325409; Spadacio, Cristiane; ; http://lattes.cnpq.br/0230040384738792; Braga, Liliane Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245Durante a gestação, as mulheres passam por uma série de transformações físicas, mentais e sociais que, como consequência, podem gerar ansiedade e medos. Uma das formas de enfrentamento dessa situação é o envolvimento em grupos de apoio compartilhado entre mulheres que vivem o mesmo processo. Este estudo busca, por meio da implicação da própria pesquisadora, apresentar um guia ilustrado para apoio à criação e desenvolvimento desses grupos. Este trabalho concentra-se em minhas experiências e implicações como mulher e gestante ativa, além de idealizadora de um grupo de gestantes no município de Caicó. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, que tem, como metodologia, a autoetnografia, que se caracteriza por uma escrita do “eu” que nos permite refletir sobre a própria experiência, ou a partir dela, para analisar questões da sociedade e/ou cultura à qual pertence. Para a coleta de dados, utilizou-se reflexões, memórias e o diário de campo da pesquisadora escritos durante a observação dos encontros virtuais de grupos de gestantes. A partir da experiência da pesquisadora, mobilizadas pelo desenrolar do grupo, foram pontuados temas emergentes relacionados com sua trajetória de vida na gestação/maternidade, a saber: “Ela não puxa, ela herda”; “Meu tesouro”; “Quando nasce uma criança, nasce uma mãe(?)”; “Não me deixe só” e “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”. A partir dessa análise temática, foi elaborado um guia para facilitar a criação de grupos de gestantes. Concluímos que os grupos de gestantes devem ser estimulados, pois se configuram como espaços de cuidado entre as participantes e que sua criação deve considerar o vínculo entre mulheres e a cultura do local onde será implementado.Dissertação O processo de ensino-aprendizagem na atenção primária à saúde: conexões entre a medicina de família e comunidade e o internato longitudinal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-17) Santos, Emanuelly Gomes Dário; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/8477845704660747; Cavalcante Filho, João BatistaEm 2013, o Programa Mais Médicos lança importantes reformas que perpassam pela expansão de escolas médicas e reformas com vistas ao fortalecimento da formação de médicos sensíveis as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Em consonância com as evidências em educação médica e de Social Accountability das escolas médicas, é lançado as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de medicina no ano de 2014, com importante enfoque ao ensino na Atenção Primária à Saúde (APS). Nesse contexto, a Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte adota uma proposta pedagógica ousada com vistas a formação de médicos socialmente comprometidos no interior potiguar. Dentre as estratégias adotadas pela instituição, tem destaque a Vivência Integrada na Comunidade (VIC), componente extensionista que visa o aprendizado imersivo no SUS desde os períodos iniciais da graduação, promovendo o aprendizado baseado no contexto comunitário e fortalecendo a Atenção Primária à Saúde no ensino médico. Entendendo o potencial da Medicina de Família e Comunidade no ensino médico voltado para o SUS, o presente estudo objetiva sistematizar os conhecimentos da MFC aplicáveis à VIC. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo que utiliza por metodologia a análise documental e a participante tendo também componentes da autoetnografia. Os resultados foram organizados em três núcleos temáticos: (i) “A ‘morfologia’ de um currículo voltado para a APS”, destacando as estratégias metodológicas do Projeto Curricular da EMCM para o ensino na APS e os pontos de alinhamento com as DCN do ano de 2014; (ii) “Agência e Estrutura das ementas de uma proposta curricular extensionista”, que analisa o funcionamento, as potencialidades e limitações da VIC; e (iii) “a MFC como estratégia para a formação médica na VIC”, explorando as potencialidades da área de conhecimento da MFC pensado para o currículo das VIC. Como produto deste trabalho, foi elaborado um Conteúdo Programático da MFC para a VIC, trazendo uma organização metodológica e teórica para orientação do ensino na APS. Esse material busca proporcionar uma formação mais coerente com as diretrizes nacionais, reforçando a importância da APS e da MFC na formação de profissionais preparados para atuar no SUS. Conclui-se que, embora o projeto não resolva todas as problemáticas da VIC, ele representa uma estratégia significativa para o fortalecimento do ensino da APS na EMCM e contribui para a formação de médicos generalistas mais sensíveis as demandas de saúde do SUS.
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