Navegando por Autor "Oliveira, Arthur Araújo"
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TCC Estátuas para o futuro: uma análisa da campanha "One Piece Kumamoto Revival Project"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Oliveira, Arthur Araújo; Lacerda, Juciano de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; http://lattes.cnpq.br/2814424229805199; Muneiro, Oliveira, Arthur Araújo; http://lattes.cnpq.br/8311890222500377; Santos, Rodrigo Parron; http://lattes.cnpq.br/7761735373543450As campanhas que utilizam estratégias de Marketing Social, conforme conceituado por Kotler e Roberto (1992), têm como objetivo promover mudanças e melhorias sociais diante de problemas identificados na sociedade, com uma finalidade não comercial. Essas iniciativas são viabilizadas por meio do processo conhecido pelo conceito de Midiatização, como tratado por Bastos (2012) e Ana Paula Rosa (2009). Este artigo analisa, sob essa perspectiva, a campanha “One Piece Kumamoto Revival Project”, uma colaboração entre um mangá e uma instituição governamental, criada após o terremoto que atingiu Kumamoto, no Japão. A análise revelou como a campanha se alinha aos conceitos citados, demonstrando seu sucesso como uma ferramenta usada em prol de uma melhora social, havendo impacto concreto nos níveis político, econômico, social e cultural. Assim, ela se apresenta como um exemplo prático do processo de Midiatização e bem-sucedido na perspectiva do Marketing Social, podendo ser utilizado como referência para projetos do tipo.