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Navegando por Autor "Oliveira, Aylanna Kadja dos Santos"

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    TCC
    Temas transversais nos anos iniciais do ensino fundamental: o que revelam as práticas docentes em uma escola pública de Ouro Branco-RN?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-02) Oliveira, Aylanna Kadja dos Santos; Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Soares, Suenyra Nóbrega
    Sabe-se que as questões sociais estão inseridas no currículo escolar. Elas são discutidas principalmente nas áreas voltadas as Ciências Sociais e Ciências da Natureza sendo denominadas de Temas Transversais, as quais indicam uma proposta metodológica interdisciplinar que deve perpassar todos os conteúdos curriculares obrigatórios, como também todas as etapas do ensino básico. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é analisar como os Temas Transversais estão sendo discutidos nos anos iniciais de uma escola pública da rede municipal de Ouro Branco-RN. Metodologicamente a pesquisa consistiu em pesquisa documental, realização de entrevistas com os docentes que lecionam nos anos iniciais e análise de planos de aula. Além disso, nos apoiamos nos escritos de autores como: Libâneo et al (1994 e 2012), Luckesi (2011), Turra et al (1975), Tardif (2010), entre outros autores. A realização deste trabalho se justifica pela necessidade de inserir no cotidiano escolar, o estudo e reflexão de questões sociais que possam desenvolver nos discentes, habilidades condizentes com a realidade na qual estão inseridos. Por isso faz-se necessário que os educadores possam refletir sobre suas práticas e adequem-se a uma proposta de ensino flexível que contemple a interdisciplinaridade e transversalidade no currículo. Diante dos dados da pesquisa, concluímos que os professores trabalham essas temáticas de maneira interdisciplinar apenas quando a escola propõe o desenvolvimento de um projeto didático para promover a reflexão de toda a comunidade sobre as adversidades que assolam a sociedade.
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