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Navegando por Autor "Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de"

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    TCC
    Administração de e-commerce na pandemia da covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-27) Pontes, Joelson Barros; Medeiros, Marcos Fernando Machado; Medeiros, Marcos Fernando Machado; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
    O E-commerce teve início no Brasil na década de 90 e possibilitou novas oportunidades para as organizações que atuam no ramo de compras e vendas. Considerando isso, a presente pesquisa aborda o tema "Administração de E-commerce". O número de compras e vendas no E-commerce cresceu inesperadamente com o surgimento da Pandemia do COVID-19. Assim, o objetivo do presente trabalho é compreender os principais aspectos relacionados ao Ecommerce, bem como os potenciais desafios que o mesmo apresenta para as empresas e para os administradores, de modo que ambos estejam preparados para obter benefícios para a empresa. Para a realização deste estudo, em primeiro lugar, definiu-se o tipo de pesquisa. A partir disso, utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo, onde aplicou-se um questionário online para trabalhadores que utilizam ferramentas de marketing e e-commerce em seus negócios. Acredita-se que a Administração no E-commerce deve buscar atender à todas as variações de comércio, buscando sanar os problemas que surgem no mercado digital. Com isso, será possível alcançar a maior efetividade possível. Além disso, foi possível observar que atuar neste ramo é de fundamental importância para as empresas que almejam aumentar as chances de sucesso e de vendas para seu público alvo. Portanto, percebe-se que o E-commerce consiste em uma forma de negócio que traz inúmeras vantagens, tanto para o empreendedor quanto para o consumidor.
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    TCC
    Análise do processo logístico do PNAE: estudo de caso da Escola Estadual Dr. Joaquim Inácio, Martins-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-11) Queiroz, Yara de Oliveira; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Maira Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Dias, Thiago Ferreira; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
    O presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma ocorre o processo logístico da merenda escolar do PNAE na Escola Estadual Dr. Joaquim Inácio, por meio a subsidiar no seu funcionamento características importantes que contribuirão para o alcance dos desenvolvimentos logísticos das políticas públicas. Aplicaram-se questionários semiestruturados, dos quais buscou identificar o perfil dos respondentes, analisar a logística de distribuição da merenda no período regular de aulas e analisar a logística de distribuição durante a pandemia. Verificou-se que o programa necessita em seu planejamento logístico de adequações, de forma a não deixar faltar merendas escolares e aumente o intensivo de entregas de kits alimentares junto aos órgãos responsáveis, durante o período da pandemia e na volta as aulas. Conclui-se que o programa é relevante no contexto do centro de ensino, assim como também em todos do país, tornando a contribuição de todos atores participantes da pesquisa importante para contribuição da execução da política, no aperfeiçoamento e adequação, sendo que esses são participantes da realidade do programa.
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    Dissertação
    Aprendizagem baseada em problemas como estratégia para desenvolver as habilidades de comunicação e colaboração na educação a distância
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-17) Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; Gomes, Apuena Vieira; https://orcid.org/0000-0002-3497-655X; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; http://lattes.cnpq.br/0794352880785211; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Bezerra, Edneide da Conceição
    A Educação a Distância (EaD) ainda é marcada pela utilização de métodos tradicionais de ensino, ambiente virtual de aprendizagem com instrução programada que não atendem às competências essenciais do século XXI, representada pelos 4Cs (critical thinking; collaboration; communication and creativity). A exposição tradicional de conteúdos, com ênfase em atividades individuais e questionários avaliativos, tendem a gerar atividades repetitivas e de pouca aplicação prática e que se distanciam das habilidades essenciais dos 4Cs. A manutenção dessas práticas faz refletir acerca do desenvolvimento de habilidades necessárias para os futuros administradores, como a comunicação e a colaboração. Nessa perspectiva, a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) pode possibilitar uma imersão no contexto de atuação de um administrador, por meio da resolução de problemas inerentes ao ambiente organizacional. Partindo disso, esta pesquisa contribui com a problemática, apontando para o uso da ABP como uma alternativa eficiente para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e colaboração. Assim, buscou-se por meio desta pesquisa responder a seguinte questão orientadora: A Aprendizagem Baseada em Problemas pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à comunicação e colaboração dos estudantes do curso de Administração Pública, na modalidade EaD? Partindo desta questão, a pesquisa apresentou como objetivo geral: Analisar as habilidades relacionadas à comunicação e colaboração, a partir da ABP no curso de Administração Pública EaD da UFRN. Para perseguir esse objetivo, buscou-se: a) Conhecer a situação atual dos estudantes com relação às habilidades de comunicação e colaboração. b) Planejar a execução de uma disciplina no curso de Administração Pública EaD da UFRN, em conjunto com o professor-formador, a partir das etapas da ABP; c) Mediar e aplicar, em conjunto com os tutores da disciplina, as etapas e as atividades baseadas na ABP; d) Analisar as participações dos estudantes na disciplina. A fundamentação teórica da dissertação abrange os fundamentos da Educação a Distância, da Comunicação e Colaboração e da Aprendizagem Baseada em Problema, além da apresentação de uma Revisão Sistemática de Literatura. A metodologia é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos de pesquisa exploratória e descritiva, com nuances de pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados foram: a observação, questionários e entrevista. Como produto educacional, a pesquisa apresentou um guia didático com as sequências dos momentos do ciclo de aprendizagem da ABP aplicadas em uma disciplina EaD. A partir da aplicação do ciclo de aprendizagem da ABP, juntamente às atividades propostas, realizou-se a análise dos dados por categorias temáticas, revelando que a ABP proporcionou o desenvolvimento de processos cognitivos para resolução de problemas reais, a autonomia e a interação entre os estudantes e o trabalho em grupo, requerendo para isso habilidades de comunicação e colaboração. Dessa forma, a pesquisa colaborou ao refletir sobre a inserção de novas práticas pedagógicas na EaD, permitindo aos estudantes dessa modalidade experiências significativas.
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    TCC
    O conselho escolar e suas atribuições na administração da escola pública
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Lima, Fábio Alves de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/4656904861410705; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Dantas, Cláudio Bezerra; Araújo, Maíra Medeiros de
    Este trabalho apresenta um estudo sobre as atribuições do Conselho Escolar na gestão das unidades de ensino. O objetivo da pesquisa é compreender como atua o Conselho Escolar na gestão da escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, direcionada a aspectos que remetem a responsabilidades do Conselho Escolar, sua composição, o perfil de seus membros e como o órgão se relaciona com a equipe administrativa em uma determinada unidade de ensino. Para viabilizar os resultados da pesquisa, foram realizadas entrevistas com os membros titulares do Conselho Escolar de uma escola pública de Ensino Médio. Os dados obtidos foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. Em síntese, os resultados sugerem que, na unidade de ensino pesquisada, os integrantes titulares do Conselho Escolar demonstraram compreender a importância do trabalho que precisam desempenhar. Na visão dos sujeitos, o órgão é soberano em suas decisões, não sofrendo interferência da equipe diretiva em suas ações, fator que confere ao colegiado liberdade e autonomia para atuar. Todavia, no contexto prático, documentos como Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico são ignorados por alguns conselheiros e membros da comunidade escolar, não há formação prévia para aqueles que ingressam no órgão, a participação dos pais é praticamente nula e a essência da gestão colegiada por meio de uma integração ampla precisa ser aprimorada. De maneira concreta, não ficou claro se cada conselheiro tem conhecimento do conjunto de atribuições e competências delegadas ao Conselho Escolar. Nesse sentido, será preciso educar a comunidade escolar para que ela compreenda a importância dos órgãos colegiados, o que compete a cada um deles e qual o papel que cada membro deve desempenhar, fatores que ainda não são percebidos na realidade da unidade educacional pesquisada.
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    TCC
    Os desafios da gestão em um contexto de trabalho remoto no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / SEBRAE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-11) Vicente, Milenne Ellen de Lima; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Dias, Thiago
    No ano de 2020 a humanidade se deparou com uma pandemia sem precedentes, em meio a tantas incertezas, para seguir os protocolos das organizações de saúde foi instituído em todo o mundo o isolamento social, dessa forma várias empresas se viram na necessidade de adotar um novo arranjo de trabalho. Em meio a pandemia, houve a generalização do uso do teletrabalho para diversas atividades. Destarte, apesar do arranjo do teletrabalho não ser recente, a maioria das organizações nunca haviam perpassado por tal situação, tornando-se um desafio ainda maior para os gestores. Dessa forma, a pesquisa se deu em um escritório regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), tendo como objetivo compreender as práticas de gestão estratégica utilizadas no cenário pandêmico da COVID-19, investigando os principais impactos e desafios, tendo como proposito analisar as ações adotadas para se adaptar ao cenário pandêmico. A pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa e descritiva, possuindo em sua coleta de dados o método de entrevista semiestruturada no qual obteve-se os seguintes resultados: a identificação dos principais desafios para os gestores, como a mudança da cultura organizacional, a diminuição do espaço de planejamento e a reestruturação de processos. A pesquisa também aborda os impactos positivos que a pandemia acarretou, tais delas como: a aceleração de processos e sua adequação para o meio digital. Ademais, é possível notar que a gestão estratégica do SEBRAE se dá por meio de metas, o que veio a contribuir com o comprometimento da organização no período de home office. No decorrer da pesquisa encontrou-se limitações para sua concretização por falta de pesquisas com a perspectivas dos gestores no trabalho remoto, aspecto primordial nesta pesquisa. Sugere-se para pesquisas futuras o aprofundamento da temática de teletrabalho nas organizações sobre a perspectiva dos gestores. A delimitação desta pesquisa se deu pela falta de pesquisas relacionadas ao teletrabalho sob a perspectiva da gestão estratégica de pessoas.
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    TCC
    Desempenho do Portal da Transparência da Prefeitura de Guarabira/PB: arrecadação das receitas próprias municipais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-09) Silva, Rodrigo Bertone da; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
    A temática escolhida para esta pesquisa é contextualizada na transparência pública da Prefeitura Municipal de Guarabira, Paraíba (PB), com o objeto de estudo delimitado ao Portal da Transparência, com foco na divulgação, transparência e no acesso do cidadão-usuário à informação sobre a arrecadação das receitas próprias municipais, restringindo-se ao Imposto Predial e Território Urbano (IPTU), Imposto sobre Transação Intervivos de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS). Tendo o objetivo de avaliar o desempenho do Portal da Transparência Pública Municipal da Prefeitura Guarabira/PB no cumprimento às exigências da Lei da Transparência, da Lei de Acesso à Informação e em relação às funcionalidades, limites e usabilidade no acesso do cidadão às informações da arrecadação das receitas próprias municipais de IPTU, ISS e ITBI em 2020 e 2021. Trata-se de uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, caracterizada como sendo uma pesquisa documental aliada à pesquisa bibliográfica. Tendo como ambiente de pesquisa o Portal da Transparência Pública Municipal da Prefeitura Guarabira/PB. Os resultados obtidos apontam que, apesar da implantação do Portal atender a transformação digital no âmbito da transparência pública, as funcionalidades do Portal da Transparência Pública Municipal da Prefeitura de Guarabira/PB não contribuem à usabilidade intuitiva de navegação e nem à agilidade de acesso do usuário à informação divulgada sobre a arrecadação das respectivas receitas própria municipais. Podendo concluir que o Portal tem limitações de acordo com as funcionalidades, lacunas em relação às informações da arrecadação, sendo omisso no que tange à divulgação da prestação de contas públicas de IPTU, ISS e ITBI em 2020 e 2021.
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    TCC
    Educação a distância: o caso da UFRN polo UAB Nova Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Lima, Juliane Kelly de Oliveira de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Dantas, Cláudio Bezerra; Araújo, Maíra Medeiros de
    Tendo em vista a importância da educação a distância ofertada de forma Pública, para um grande número de pessoas que veem nessa modalidade de ensino a oportunidade de acesso a qualificação de qualidade, esta pesquisa objetiva analisar a percepção dos alunos do polo UAB de Nova Cruz/RN, sobre o curso superior de Administração Pública ofertado na modalidade EAD, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A opinião do aluno sobre essa vertente educacional é relevante, pois é ele quem passa por todo processo de aprendizagem e que, por consequência, possui base para opinar e contribuir com feedbacks. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário on-line elaborado no Google Forms, adaptado do estudo de Chagas (2018). A pesquisa classifica-se como um estudo exploratório de natureza aplicada, com caracterização quantitativa; quanto aos procedimentos técnicos, enquadra-se como um estudo de caso. Como resultados foi possível identificar ampla concordância favorável, entre as variáveis pesquisadas, a saber: a preparação oferecida pelo curso, a adequação a metodologia que inclui atuação dos atores da EAD e qualidade dos conteúdos. Assim como a identificação dos aspectos positivos e negativos da formação EAD, por meio da elaboração de duas nuvens de palavras, com destaque a flexibilidade do ensino como aspecto positivo, e literalmente o fator distância física entre os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem como aspecto negativo.
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    TCC
    Endomarketing: conceito inovador e modificador para as políticas públicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Silva, Fabíola Morais Soares; Calazans, Dinara Lesye Macedo e Silva; Bastos, Evangelina de Mello; Calazans, Dinara Lesye Macedo e Silva; Feitor, Carlos David Cequeira; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
    O Endomarketing é um conceito inovador e modificador para as políticas públicas, dessa forma será apresentado como pode ser utilizado no serviço público, quais benefícios, como implantá-lo, quais as suas principais ações e quais seus resultados. O objetivo da presente pesquisa é demonstrar como o endomarketing pode ser utilizado e porque é de suma importância desenvolvê-lo na administração pública. A pesquisa trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Onde foi realizado uma pesquisa de campo com funcionários da secretaria de administração pública do município de José da Penha – RN, a fim de identificar os elementos do Endomarketing na instituição e verificar a percepção de seus servidores sobre essas ações. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com perguntas de aspecto socioeconômico e perguntas com caráter aplicado relacionado aos objetivos da pesquisa. Os dados foram coletados por meio presencial e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que a organização possui ações de endomarketing como capacitações, palestras e treinamentos, no entanto, os respondentes afirmam que precisa melhorar, pois, os servidores da organização se sentem desvalorizados e desmotivados, diante o pouco reconhecimento e a falta de comunicação.
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    TCC
    O fisioterapeuta como agente integrante na equipe multiprofissional de auditoria em saúde do SUS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-11) Rego, Kalyanne Simone do; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Maíra Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/9073802837722952; Araújo, Matilde Medeiros de; Dias, Thiago Ferreira; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
    A auditoria é percebida como ferramenta imprescindível na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), onde se busca a efetividade e qualidade nas ações e serviços de saúde prestados à população. Embora a multiprofissionalidade em tal atividade seja imprescindível, existem categorias como os fisioterapeutas que ainda não atuam nessas esquipes. O objetivo deste estudo é sistematizar o papel do profissional fisioterapeuta como agente integrante na equipe multiprofissional de auditoria em saúde no SUS. Baseando-se na dificuldade de inserção deste profissional neste campo de trabalho, considerando a crescente necessidade de auditoria nos serviços públicos de saúde e por ser uma atividade recente no país se fez necessário buscar referenciais teóricos que nos deem maior embasamento, embora exista pouca literatura sobre o tema. Este estudo é de cunho exploratório, realizado a partir de revisão bibliográfica a partir do ano 2000 nas bases dos bancos eletrônicos: Google Acadêmico, Scientific Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Com base nos métodos estabelecidos, apenas cinco artigos compôs a amostra final da pesquisa. Tendo em vista a amostra final e análise dos artigos pode-se concluir que é evidente a dificuldade de literatura na área com a dificuldade de inserção deste profissional neste campo de trabalho que por ser bem recente, ainda demanda novas práticas, estudos, conhecimento, planejamento e gestão do assunto, mas que o profissional fisioterapeuta não deixa de ser fundamental na composição da equipe multiprofissional de auditoria em saúde, sendo este contribuinte na efetividade e controle dos recursos e qualidade dos serviços prestados, alertando para as possíveis fragilidades, que a falta de conhecimento técnico sobre os serviços auditados, pode acarretar para o controle e melhoria da qualidade dos serviços prestados ao usuário.
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    TCC
    Gestão de desempenho: análise da ferramenta de avaliação em um banco público
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Barbosa, Alencar Abdon; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0019023009896168; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Carvalho, Anne Emília Costa; Calazans, Dinara Lesley Macedo e Silva
    O trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos funcionários com relação ao sistema de avaliação e gestão do desempenho em um banco público através de uma amostra de uma agência. A temática aborda sobre qual a visão dos funcionários a respeito do método de avaliação 360º, se foram treinados, quais as vantagens e desvantagens e entender como os funcionários utilizam a ferramenta. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa tendo como coleta de dados um questionário, além do embasamento do estudo sobre a gestão de desempenho através da pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que mesmo com conhecimento sobre a ferramenta, os funcionários não utilizam adequadamente da mesma, necessitando aprimoramento e alterações de concepções da real finalidade do sistema avaliatório proposto pelo banco.
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    TCC
    Gestão de pessoas na administração pública: uma análise do nível de motivação dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Frutuoso Gomes/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-11) Câmara, Rudiglene Ceilândia; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Maíra Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Dias, Thiago Ferreira; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
    A gestão de pessoas no setor público atua como um esforço para manter a manutenção e o desenvolvimento de pessoas nas organizações públicas e privadas. A área da gestão de pessoas é um processo de planejamento, organização e controle de pessoas dentro da organização, propiciando o desempenho eficiente de pessoas/funcionários, para alcançar os objetivos da organização. A partir disso, pretende se compreender os impactos da gestão de pessoas na administração pública para a qualidade do serviço prestado, realizando uma análise na Secretaria Municipal de Saúde do município de Frutuoso Gomes/RN. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi pesquisa bibliográfica, que é feita com o intuito de levantar conhecimento disponível sobre teorias, a fim de analisar, produzir ou explicar o objeto investigado, foi realizada também entrevista, com o intuito de conhecer o perfil e o nível de motivação e satisfação dos funcionários da Secretaria Municipal de Frutuoso Gomes/RN e os dados coletados foram analisados de forma quantitativa. A pesquisa realizada com os funcionários do referido órgão, oportunizaram concluir que existe um vazio entre o que é praticado hoje na Secretaria e o modelo ideal de gestão pessoas dentro de um órgão público. A pesquisa evidenciou que existem diversas lacunas no modo de conduzir os funcionários, trazendo rebatimentos negativos para o desempeno dos funcionários e consequentemente para o serviço prestado a sociedade usuária. Através desse trabalho concluiu-se que é necessário que Secretaria Municipal de Saúde de Frutuoso Gomes/RN invista em métodos e práticas de gestão de pessoas, com intuito de qualificar e motivar seus servidores e consequentemente, melhorar os serviços prestados.
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    TCC
    A gestão de saúde e segurança no trabalho em tempos de pandemia de Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Silva, Marcos Vinícius Freitas da; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Carvalho, Anne Emília Costa; Calazans, Dinara Lesley Macedo e Silva
    A Saúde e Segurança do Trabalho é uma necessidade a ser desenvolvida em todos os ambientes laborais, que tem como finalidade a garantia da integridade física e mental dos trabalhadores. Este trabalho desenvolve-se com o objetivo de compreender a percepção de um administrador público sobre saúde e segurança do trabalho em tempos de pandemia de COVID-19. Neste sentido, buscou-se entender as atividades deste profissional dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento pública e compreender a gestão de saúde e segurança do trabalho ali empregada em seu corpo de servidores para o enfrentamento da pandemia mundial.
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    TCC
    Gestão democrática: um estudo de caso em uma escola pública de Nísia Floresta/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-22) Alves Neto, Honório; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
    Este estudo busca evidenciar como a comunidade escolar compreende a Gestão Democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, guiada na análise documental e bibliográfica. As principais fontes são documentos legais e normativos, digitais, que norteiam a Gestão Democrática, artigos científicos e livros. Primeiramente, realizou-se uma breve retrospectiva histórica, considerando as principais políticas públicas, bem como os documentos oficiais que norteiam essa etapa da Gestão Democrática Escolar. Em seguida, procurou-se compreender como essas políticas educacionais estão sendo efetivadas em uma escola Municipal no município de Nísia Floresta. Os dados analisados evidenciaram a importância da participação coletiva de todos os segmentos escolares na busca da autonomia institucional escolar e na construção de sua proposta. Conclui-se que as escolas dependem da elaboração e execução de propostas pedagógicas que deverão ser o guia da escola, sendo responsável por definir os caminhos e direções que a escola seguirá para alcançar os seus objetivos. No entanto, é necessária a participação efetiva dos entes envolvidos a fim de promover e assegurar a execução das ações existentes nas leis, nas propostas e planos educacionais.
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    TCC
    A importância da gestão de pessoas para o sucesso nas organizações públicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Aquino, Francisco Erinaldo de Souza; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Feitor, Carlos David Cequeira; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
    Este estudo tem como objetivo investigar como a adoção da prática de gestão de pessoas na gestão pública contribui para a melhoria do serviço prestado ao cidadão. A pesquisa trata-se de um estudo descritivo, de campo e com abordagem quantitativa. A população é compreendida por funcionários da Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes, situada no município de Marcelino Vieira-RN. A amostra é composta por 13 professores, 01 diretor e 01 vice-diretor, 01 digitador, ambos funcionários e com o plano de carreira do magistério; 04 auxiliares de serviços gerais, 02 cozinheiros, 01 porteiro que são funcionários terceirizados, totalizando 23 funcionários lotados na instituição. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio de questionário on-line, analisado por meio da técnica de estatística descritiva. Os resultados revelam que a maioria dos colaboradores conhece de fato a rotina administrativa da escola. Conclui-se que a motivação, engajamento, missão, visão, valores e planejamento, clareza da alta direção, são agentes de integração na comunidade escolar.
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    TCC
    O marketing como ferramenta de divulgação do Programa Bolsa Família a seus beneficiários
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Bessa, Getúlio Henrique Silva; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Bastos, Evangelina de Mello; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Feitor, Carlos David Cequeira; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
    O presente trabalho traz uma análise das ações desenvolvidas pelo governo local quanto ao Programa Bolsa Família de dois municípios do interior do Rio Grande do Norte: Viçosa e Francisco Dantas. Este estudo tem como objetivo compreender como a propaganda informativa governamental cria conscientização e conhecimento dos principais objetivos do Programa Bolsa Família (PBF). A pesquisa trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A população é compreendida por beneficiários do PBF nesses municípios. A amostra é composta por 24 (vinte e quatro) respondentes, distribuídos entre responsáveis pela operacionalização do programa, nas pessoas do secretário e coordenador de cada município e ainda famílias beneficiárias de ambas as localidades pesquisadas. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários, sendo um para os responsáveis locais e o outro para as famílias, com perguntas fechadas de múltiplas escolhas. Os dados foram coletados por meio online e analisados por meio por meio da análise de estatística descritiva. Os resultados revelam que o município que utiliza diferentes meios para alcançar as metas do programa desenvolvendo suas condicionalidades e assistindo seus beneficiários, apresenta os melhores índices de alcance e sua população demonstra maior conhecimento das ações do programa e dos serviços desenvolvidos. Conclui-se assim que é de fundamental importância o constante processo de avaliação das ferramentas e técnicas de marketing adotadas pela gestão local para divulgação das ações voltadas ao programa em questão.
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    TCC
    Marketing digital em instituições públicas: redes sociais como ferramenta de difusão do conhecimento dos serviços públicos prestados pela Empresa Potiguar de Promoção Turística
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Santos, Luciana e Silva Lacerda dos; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/8305018800092390; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Dantas, Claudio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1067538959720837; Araújo, Maíra Medeiros de
    As tecnologias da informação vêm transformando o comportamento das pessoas em diversos âmbitos da vida social, em um ritmo cada vez mais acelerado. Essa dinâmica no contexto social é amplamente estudada na área de marketing digital e turismo pelas instituições, tanto públicas como privadas, na medida em que são amplamente influenciados por essas evoluções tecnológicas. Tendo em vista o papel de promover o estado do Rio Grande do Norte como um destino turístico, utilizando, como uma de suas estratégias para tal, as mídias digitais, esse trabalho tem como objetivo a necessidade de compreender a utilização das redes sociais como estratégia de aproximação das ações da Empresa Potiguar de Promoção Turística - Emprotur e os cidadãos. Visando atender este propósito temos como objetivos específicos identificar as ações de marketing digital realizadas pela Emprotur, apontar as redes sociais mais utilizadas estrategicamente e verificar os resultados gerados pelo marketing digital na disseminação das informações ao cidadão. Para tanto, procede-se como metodologia uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa. Em seguida, os dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental, foram comentados por meio da técnica de análise de conteúdo. Foram identificadas as ações de marketing digital desenvolvidas pela Emprotur e as redes sociais mais utilizadas estrategicamente pela empresa. A partir dos resultados encontrados, constatou-se que a página do setor no Facebook possui um baixo índice de engajamento, e o Instagram, vem apresentando maiores expectativas de interação com a comunidade em geral. Por fim, buscou-se algumas reflexões para contribuir para o desempenho do marketing digital na Emprotur, esperando, assim, a promoção do desenvolvimento turístico através de ações que contribuam para um processo de melhoria contínua de gestão da comunicação organizacional e envolvimento do cidadão.
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    TCC
    Melhorias na educação superior: um estudo da aplicação do plano trienal no Curso de Geografia a Distância da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-14) Rocha, Reginaldo Sena da; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; Ribeiro, Leone Fernanda
    A educação pública de qualidade tem um papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social e para a construção de uma sociedade mais democrática, diminuindo assim a desigualdade no Brasil. Para isso é importante que os cursos e instituições sejam avaliados, fortalecendo assim a educação superior no país. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN elaborou a Resolução Nº 181/2017 – CENSEPE, de 14 de novembro de 2017, que apresenta diretrizes acerca das políticas de melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e Pós-Graduação oferecidos por ela. O presente trabalho tem por objetivo analisar a política de melhoria da qualidade do curso de Licenciatura em Geografia a distância da UFRN, tendo como base de análise a Resolução no 181/2017-CONSEPE, que institui a necessidade de realizar o planejamento anual dentro das coordenações dos cursos de graduação com intuito de identificar as lacunas existentes nesses cursos, com essas identificações servindo de base para a reestruturação dos Planos Pedagógicos dos Cursos - PPC´s de graduação da UFRN. A metodologia utilizada nesse trabalho tem como fundamento a revisão bibliográfica do tema, a análise de caso e a coleta de dados in loco na instituição, bem como entrevista com o responsável pela coordenação do curso em análise. A partir dos dados obtidos somos levados a entender que o processo de Planejamento não é simples e não devemos empregá-lo de forma aleatória, devendo-se levar em conta que o processo de planejamento é um processo sólido, e se tratando de organizações públicas se feito de forma errada, a situação seria mais preocupante tendo em vista que ela existe para prestar um serviço que muitas vezes é função e dever do Estado.
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    TCC
    Mudanças organizacionais impostas pela pandemia do Covid-19 no setor de protocolo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Farias, Marciela Alves; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Dias, Thiago Ferreira
    Desde meados de janeiro de 2020, o mundo vem enfrentando a pandemia do vírus SARSCoV-2, também chamado de Covid-19. O vírus afetou pessoas de todo planeta causando muitas mortes e exigindo que alguns hábitos fossem adotados. Para se adaptar a esse novo cenário, as empresas e as organizações públicas tiveram que se ajustar e promover ações imediatas que ajudassem a minimizar os impactos da pandemia. Uma das medidas foi a adoção do teletrabalho. O objetivo desse trabalho é compreender as mudanças organizacionais geradas pela pandemia do Covid-19 na Diretoria de Expediente, setor de protocolo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, tendo em vista elencar as medidas de gestão adotadas pela Diretoria de Expediente durante a pandemia do covid-19, diagnosticar as formas de trabalho desenvolvidas no setor no cenário pandêmico, traçar o perfil sociodemográfico dos servidores da Diretoria de Expediente e analisar a percepção dos servidores com relação ao teletrabalho durante o isolamento. A metodologia adotada trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, realizada por meio de um estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental coma aplicação de um questionário com os servidores da Diretoria de Expediente do TCE/RN. A partir dos dados da pesquisa conclui-se que a (DE) conseguiu manter a maioria suas atividades no período de isolamento com a adoção do teletrabalho, os servidores da diretoria de expediente são na maioria acima dos 55 anos de idade, trabalham há mais de 10 anos no setor, seu vínculo é estatutário e grande parte não exerceu o teletrabalho durante o isolamento imposto pela a pandemia de Covid-19.e que na percepção dos servidores essa modalidade trouxe mais pontos positivos do que negativos.
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    TCC
    Mulheres que comandam: microempreendedorismo feminino e o apoio do estado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Souza, Dimone Simeia Mendes de; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Bastos, Evangelina de Mello; https://orcid.org/0000-0002-5679-6218; http://lattes.cnpq.br/0951373300978184; https://orcid.org/ 0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; http://lattes.cnpq.br/6842734831610939; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/ 0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Feitor, Carlos David Cequeira; https://orcid.org/0000-0002-7773-8578; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0794352880785211
    Este estudo tem como objetivo verificar a percepção das microempreendedoras do município de José da Penha/RN sobre os desafios ao empreendedorismo feminino quanto ao apoio do Estado. A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa e tem como público-alvo mulheres empreendedoras. Assim, a partir desta pesquisa poderá ressaltar a carência e as oportunidades que a mesma possui. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista estruturada, com dados coletados de forma virtual, em decorrência da pandemia do novo Corona Vírus. Os resultados revelam que o Município tem propostas de incentivo ao empreendedorismo, mas as ações não são efetivas ao contexto específico do empreendedorismo feminino, e estas empreendedoras presentes no município não tem conhecimento destas políticas, o que as levam a caminhar sozinhas sem apoios externos, sendo necessárias muita garra e determinação para não ceder às pressões que levam muitas outras mulheres a desistirem de suas empresas.
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    TCC
    Orçamento participativo: um estudo no município de Jacaraú/PB
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-09) Coriolano, Ferdnando de Oliveira; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
    A Administração Pública participativa, como resultado da interação da sociedade civil organizada nos procedimentos da gestão pública tem o intuito de expor e tentar solucionar problemas sociais e amenizar seus anseios perante o Estado de forma consensual, com o diálogo acerca de possibilidades e necessidades em torno da atuação administrativa estatal, objetivando também a restauração da confiança política no Estado, visando maior legitimidade das ações administrativas. Uma dessas participações acontece na elaboração e implantação do Orçamento Público – OP, que é um modelo de gestão pública descentralizadas que permite discutir e decidir de maneira coletiva a alocação dos recursos disponíveis (SUETT et. al, 2021). Nesta senda, a pergunta que esse trabalho pretende responder é: como se deu a elaboração do Orçamento Participativo na cidade de Jacaraú/PB enquanto instrumento de gestão democrático e participativo? Tendo como objetivo geral analisar a funcionalidade do Orçamento Participativo no município de Jacaraú no Estado da Paraíba. E como objetivos específicos evidenciar as condições financeiras/orçamentárias da cidade de Jacaraú; mapear como se deu a elaboração do seu orçamento participativo e apresentar os dados da participação pública no direcionamento do orçamento público. Para tanto, trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, descritiva, enquadrada como um estudo de caso e quantitativa. Conclui-se que a elaboração do Orçamento Participativo na cidade de Jacaraú/PB enquanto instrumento democrático e participativo foi efetivamente realizada, mesmo que em tempo de pandemia, fazendo uso de tecnologias - plenária virtual - no sentido de manter o distanciamento social e garantir a participação popular.
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