Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Cátia Regina De Lima"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O brincar no espaço sala de aula na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Cátia Regina De Lima; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz, Rouseane da Silva Paula; Assunção, Zoraia da Silva
    O presente artigo aborda a temática do trabalho com o lúdico em sala de aula na educação infantil e justifica-se na busca pela discussão da importância de se trabalhar com essa metodologia em sala de aula. Partindo do princípio que o brincar é uma pratica livre por este motivo encanta o mundo das crianças, pois brincar é ação prazerosa assim é direcionada pela e para a criança. A brincadeira é inerente a criança neste sentido necessita de um conhecimento para aprender, deste modo é de suma importância o planejamento para que venha favorecer um brincar significativo. O brincar é uma função importantíssima no desenvolvimento da criança sendo considerada uma forma significante no ato de lecionar, pois proporciona relações entre os objetos culturais e a natureza. Ao se falar em criança e em suas vontades destacamos o seu imenso desejo em brincar sendo este ato natural em todos os períodos. O principal objetivo da educação infantil é elaborar um trabalho eficaz que possa desencadear a formação da criança para conviver em uma sociedade democrática e diversificada. No processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil necessita diariamente da contribuição de todos que formam a instituição professores e equipe pedagógica visando à necessidade das crianças e assim elaborar práticas significativas para esse processo. O educador deve considerar em seus planejamentos que a criança é um ser construtor de seu próprio conhecimento ela contribui para a construção da sociedade sendo assim ator social e participativo. É importante que o profissional da educação tenha uma atitude crítica perante os alunos compreendendo seus limites e possibilidades. O brincar é primordial para a criança, portanto, é necessário que toda equipe pedagógica juntamente com a família trabalhe essa função como ferramenta de aprendizagem. Tivemos como principal objetivo o desenvolvimento de um trabalho significativo, visando o lúdico como ferramenta principal, e ainda compreender a capacidade de interação da criança e sua capacidade motora, efetiva e cognitiva, bem como a ampliação do processo de aprendizagem de forma dinâmica. Para construção de um trabalho de qualidade é importante a pesquisa ao longo da sua construção, sendo assim buscamos desenvolver uma investigação teórica, pautada na pesquisa bibliográfica, embasada em autores como Almeida (1994), Batista (2012), Santos (2004), dentre outros de igual importância, com fins de melhorar o processo de aprendizagem das crianças através da ludicidade
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM