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    Tese
    Agricultura familiar e os desafios para o desenvolvimento sustentável: do acesso aos mercados institucionais à resiliência contra choques no sistema alimentar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Chaves, Viviany Moura; Costa, João Bosco Araújo da; http://lattes.cnpq.br/4418972852075556; https://orcid.org/0000-0002-9654-7152; http://lattes.cnpq.br/4551073538164961; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285; http://lattes.cnpq.br/1788932483645882; Araújo, Fábio Resende de; Oliveira, César José de; Rocha, Maria Cecilia
    Em tempos de crise sanitária, econômica e política, os sistemas alimentares são expostos a choques e tensões que podem comprometer a estabilidade alimentar global. A vulnerabilidade desses sistemas pode interromper as cadeias de abastecimento e os meios de subsistência dos agricultores familiares, agravando a pobreza e a insegurança alimentar (IA) nas áreas rurais. Nesse contexto, a inclusão das famílias agricultoras nos mercados institucionais é vista como uma estratégia eficaz de gestão de riscos para minimizar esses impactos. No entanto, várias dificuldades ainda limitam a participação dos agricultores nesses mercados. Nosso estudo teve como objetivo investigar os desafios enfrentados pela agricultura familiar no acesso aos mercados institucionais e analisar sua capacidade de resiliência frente a choques em um sistema alimentar local. Nossa pesquisa considerou dois produtos finais. No primeiro, por meio de uma revisão sistemática, identificamos que problemas que limitam a participação da agricultura familiar nos mercados institucionais voltados para a alimentação escolar em nível global. No segundo, através de um estudo transversal, analisamos as condições socioeconômicas, de produção e de acessibilidade à políticas agrícolas com a situação de IA dos agricultores familiares situados do estado do Rio Grande do Norte. Realizamos 132 ligações telefônicas com agricultores familiares do estado e a insegurança alimentar foi mensurada por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) reduzida. A partir dos 37 estudos incluídos em nossa revisão, identificamos que os problemas mais críticos da aquisição de alimentos locais emergem do setor da agricultura familiar, incluindo produção e comercialização de alimentos, e são agravados por fatores como a falta de investimento e logística ineficiente. Em relação as descobertas do segundo estudo, identificamos que a pandemia agravou a situação de IA, especialmente entre as mulheres com baixa escolaridade e renda. Quanto ao acesso às diferentes iniciativas da agricultura familiar, a situação de IA se sobrepôs a estas medidas de proteção social. Este fato pode ser um indicativo de que estas iniciativas não tiveram força suficiente para frear IA durante o período de crise econômica, política e sanitária e, portanto, a capacidade de absorver os choques no sistema alimentar foi insuficiente.
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    Tese
    A construção social de mercados agroalimentares imersos, no contexto da Rede Xique Xique
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Oliveira, César José de; Costa, João Bosco Araújo da; http://lattes.cnpq.br/4418972852075556; http://lattes.cnpq.br/6660068497271493; Paiva, Irene Alves de; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Nunes, Emanoel Márcio; Araújo, Joaquim Pinheiro de; Silva, Maria Aparecida Ramos da; http://lattes.cnpq.br/5650479904640058
    As sociedades contemporâneas vivem o desafio de viabilizar a produção, comercialização e o consumo regular de alimentos. Grande parte desse desafio é realizado pelo sistema agroalimentar corporativo globalizado. Sabe-se que esse sistema contribuiu para a população mundial dispor de maior quantidade de alimentos, em razão do aumento da produtividade e da redução dos preços. Entretanto, esse sistema também gerou suas limitações e produziu uma série de externalidades. Esse fenômeno alimenta a preocupação dos consumidores e provoca uma fuga para a qualidade. Isso se expressa, geralmente, na valorização da produção local de alimentos, por exemplo. Particularmente, daqueles portadores de qualidades distintivas, como alimentos orgânicos, saudáveis entre outros. Esse panorama evidencia, por um lado, que o pacto fordista, entre a indústria de alimentos e uma parcela dos consumidores da classe média, já não se sustenta em bases tão sólidas. Por outro lado, que a natureza e a dinâmica desse sistema contribuem na conformação de um ambiente hostil, para grande parte dos agricultores. Em reação a esse quadro, muitos agricultores, de vários países, desenvolvem novos produtos e serviços, que diferem dos produtos agrícolas convencionais. As iniciativas em curso se caracterizam pela produção e comercialização de alimentos saudáveis. Esse fenômeno social influencia a agenda dos estudos alimentares cuja maior ênfase passa a ser dada às dimensões da comercialização - através da noção de construção social de mercados - e do consumo – a partir da reflexidade dos agentes. Em decorrência dessa mudança, novos temas e questões sociológicas são insertas no debate sobre agricultura e sociedade. Dentre esses, construção social de mercados agroalimentares, adotado como objeto de estudo, nesta tese (GOODMAN, 2017; GOODMAN; DUPUIS; GOODMAN, 2012; RENTING; MARSDEN; BANKS, 2017; CASSOL, 2018). A pesquisa tem como objetivo geral analisar a construção social de mercados agroalimentares imersos, na perspectiva dos agricultores e consumidores, da Rede Xique Xique, no Rio Grande do Norte. Os objetivos específicos são: a) compreender como se dá a busca pelos produtos agroalimentares e as principais motivações para acessar esse mercado; b) analisar como e quais valores sociais e culturais são acionados pelos agricultores e consumidores para conferir atribuição de qualidade aos produtos; c) examinar como ocorre a geração de confiança entre os agricultores e consumidores e na Rede. O método adotado foi o qualitativo e o processo metodológico consistiu na revisão de literatura, sobre a nova sociologia econômica e a construção social de mercados agroalimentares imersos, para construção de um quadro analítico. Também foram realizadas observações diretas, mapeamento das feiras realizadas pela Rede Xique Xique, em municípios potiguares. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com agricultores e consumidores, para apreender as motivações e valores que levam a busca por esses alimentos, conferem atributos de qualidade e produzem relações de confiança. A pesquisa demonstrou que existem múltiplas causas para a construção da motivação e da confiança com atribuição de qualidade, dos produtos comercializados pela Rede Xique Xique.
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