Navegando por Autor "Oliveira, Cinthia Soares de"
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Tese Henri Lefebvre: possibilidades teórico-metodológicas para Arquitetura e urbanismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-17) Oliveira, Cinthia Soares de; Borges, Amadja Henrique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787154J7; ; Carlos, Ana Fani Alessandri; ; http://lattes.cnpq.br/4781914919174065; Machado, Carlos Roberto da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9084943391184155; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; Lins, Regina Dulce Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/0222281897042995; Gomes, Rita de Cássia da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785750H3Este trabalho apresenta possibilidades teórico metodológicas do filósofo e sociólogo francês, Henri Lefebvre, para a disciplina de arquitetura e urbanismo, no esforço de ultrapassar a fragmentação imposta pela institucionalização das ciências de modo geral. A partir da compilação Du rural à l urbain (LEFEBVRE, 1970), abrange outras obras do autor do período entre 1968 e 1974, indicando condutas para a reflexão e suas inter-relações com métodos, categorias de análises e outros procedimentos para tratar o espaço-tempo de vida urbana. A metodologia envolve pesquisas sobre o ontem e o hoje do autor no meio científico, investigações e análises dos seus procedimentos à luz de aspectos filosóficos, sociais, econômicos e políticos, a contextualização histórica de suas referências e apresenta elementos significativos e possíveis para o estudo, a pesquisa e a extensão na área em questãoDissertação Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-01-03) Oliveira, Cinthia Soares de; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; ; Borges, Amadja Henrique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787154J7; Sales, Luis Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/3467660796249780Tendo como base os conceitos de espaço, lugar, ambiente e imagem, sob as vertentes da Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Psicologia Ambiental, esta pesquisa teve como objetivo averiguar a percepção de estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ UFRN) a fim de identificar aspectos das interrelações pessoa-ambiente que diferenciam tal escola de outras instituições. A coleta de dados utilizou multimétodos e investigou um grupo de alunos residentes na Escola que cursavam o ensino médio e técnico em agropecuária em 2006, analisando seus discursos, comportamentos e atitudes de modo a identificar os principais elementos da imagem sócio-ambiental da EAJ. Os resultados apontaram locais, práticas sociais e símbolos representativos da instituição, indicando espaços (construídos e naturais) adequados/inadequados às necessidades/expectativas dos estudantes incluindo a ampliação da interdisciplinaridade no conjunto de suas atividades. Além disso, a fim de incrementar a análise sócio-ambiental em instituições que promovem experiências exitosas, recomenda-se que os aspectos cotidiano e tempo sejam mais profundamente investigados em estudos futuros na área