Navegando por Autor "Oliveira, Débora Carvalho de"
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Tese Actimetria do padrão sono-vigília de pacientes com Acidente Vascular Cerebral(2018-02-28) Oliveira, Débora Carvalho de; Campos, Tânia Fernandes; ; ; Cavalcanti, Fabricia Azevedo da Costa; ; Fernandes, Aline Braga Galvão Silveira; ; Dantas, Ana Amália Torres Souza Gandour; ; Melo, Luciana Protásio de;O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma condição de saúde que acarreta diversos comprometimentos motores e funcionais. O objetivo do estudo foi de analisar o padrão sonovigília dos pacientes com AVC. A amostra foi constituída por 10 pacientes (3 mulheres e 7 homens; idade média= 51±6 anos) e 10 indivíduos saudáveis (3 mulheres e 7 homens, idade 52±7 anos). Os participantes foram avaliados através de uma ficha de avaliação sociodemográfica e clínica, avaliação neurológica pela National Institute of Health Stroke Scale, avaliação da função motora pela escala de Fugl-Meyer, avaliação da qualidade de sono pelo Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP) e avaliação objetiva do padrão sonovigília pela Actimetria (Actiwatch 2, Philips Respironics®, Andover, MA, USA) durante 7 dias consecutivos. A análise dos dados foi realizada através do teste t’Student não-pareado e teste de correlação de Pearson. Os achados revelaram diferença significativa entre os pacientes e saudáveis no IQSP, com pacientes apresentando qualidade do sono ruim (pacientes = 6±4; saudáveis = 4±2; p = 0,044). A análise da actimetria demonstrou que os pacientes tiveram menor nível de atividade tanto durante a vigília (pacientes = 142315±64367; saudáveis = 304392±88192; p < 0,0001) quanto durante o sono (pacientes = 3874±3279; saudáveis = 7812±4732; p < 0,0001); maior duração do sono (pacientes = 480±101 minutos; saudáveis = 426±70 minutos, p = 0,020); menor tempo de vigília (pacientes = 896±91 minutos; saudáveis = 972±93 minutos; p = 0,002). Também foi verificado que em relação às variáveis de ritmicidade circadiana os pacientes apresentaram maior Establidade Interdiária (EI) (pacientes = 0,4±0,1; saudáveis = 0,3±0,2; p = 0,028), e maior Variabilidade Intradiária (VI) (pacientes = 0,7±0,1; saudáveis = 0,6±0,1, p < 0,001); valores menores para as 10 horas mais ativas no período de 24 horas (M10) (pacientes = 32,3±11,7; saudáveis = 62,6±14,9, p < 0,0001) e para as 5 horas menos ativas no período de 24 horas (L5) (pacientes = 17,5±6,8; saudáveis = 41,2±12,6, p < 0,0001). Verificamos correlação significativa entre o IQSP e o nível de atividade durante a vigília (r = -0,32; p = 0,007) e IQSP e VI (r = 0,53; p = 0,017). Os resultados sugerem que o nível de atividade e a fragmentação do ritmo de atividade podem alterar o padrão sonovigília e causar problemas na qualidade do sono dos pacientes com AVC, o que pode ser um marcador temporal para planejamento da intervenção terapêutica durante o processo de reabilitação.TCC Árvore de decisão da análise cinemática em pacientes com acidente vascular cerebral durante jogo de dardos em ambiente virtual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Medeiros, Bruna Gabrielle Araújo; Campos, Tânia Fernandes; Campos, Tânia Fernandes; Melo, Luciana Protásio de; Oliveira, Débora Carvalho deIntrodução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de incapacidade nos adultos, sendo a falta de coordenação entre o braço e a mão uma deficiência muito importante, e é uma das principais metas funcionais para a reabilitação. A realidade virtual é um dos recursos utilizados atualmente para o treinamento e recuperação de movimentos, uma tecnologia que utiliza computadores ou video games para a construção de um ambiente enriquecido para o paciente. Objetivo: Construir árvores de decisão da análise cinemática do membro superior em pacientes com AVC durante jogo de dardos em ambientes virtual. Metodologia: Participaram do estudo 11 pacientes crônicos, com idade entre 40-65 anos, tempo de lesão de seis meses a três anos. Foram avaliados pelas escalas MEEM, NIHSS, Escala de Ashworth Modificada, Escala de Fugl-Meyer e pela MIF. O ambiente virtual foi apresentado usando XBOX 360 Kinect®, onde os participantes realizaram 15 tentativas no jogo de dardos em uma única sessão, e a cinemática do membro superior foi registrada em vídeo para análise no Software Kinovea. Resultados: Na construção das árvores de decisão foi observado uma maior frequência de pacientes com comprometimento neurológico leve realizando ângulos de extensão do cotovelo ≤152,5˚ e ângulos >152,5°, enquanto pacientes com comprometimento neurológico moderado realizaram ângulos de extensão ≤152,5°. Na construção da árvore de decisão para a velocidade da extensão do cotovelo durante o lançamento, observou-se que a maioria dos pacientes com comprometimento neurológico leve realizaram movimentos com velocidades ≤40,05 cm/s, enquanto os pacientes com comprometimento moderado realizaram movimentos com velocidade >40,05 cm/s. Conclusões: A análise da árvore de decisão identificou ângulos e velocidades que podem ser determinados com o uso do jogo de dardos virtual de acordo com o grau de comprometimento neurológico, sendo de grande importância para o planejamento da fisioterapia motora dos pacientes com AVC.TCC Fatores socioeconômicos associados às diferenças na mortalidade por acidente vascular cerebral entre as mesorregiões do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Avelino, Matheus Madson Lima; Campos, Tânia Fernandes; Campos, Tânia Fernandes; Borges, Lorenna Raquel Dantas de Macedo; Oliveira, Débora Carvalho deIntrodução: O Rio Grande do Norte é um estado brasileiro que sofreu um aumento na mortalidade por Acidente Vascular Cerebral entre 2002 e 2009, entretanto não existem estudos que verifiquem as diferenças entre suas mesorregiões. Objetivo: investigar as diferenças na mortalidade por Acidente Vascular Cerebral entre as mesorregiões do Rio Grande do Norte e associação com as características socioeconômicas da população entre 2008 e 2014 Metodologia: Os dados de mortalidade foram coletados no Sistema de Informação sobre Mortalidade, para os 167 municípios do estado, entre o período de 2008 a 2014. Foram utilizados dados do Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística e as taxas de mortalidade foram calculadas para 100.000 habitantes e padronizadas pelo método direto. A análise estatística foi realizada através do teste de Kruskal-Wallis, teste do Qui-quadrado e teste de correlação de Spearman. Resultados: Foram notificados 9.679 óbitos, sendo 7,9% de todas as causas de mortes. Verificou-se queda das taxas gerais com diferença significante entre anos (p <0,003). Observou-se diferença significativa entre as mesorregiões, com maior mortalidade para mesorregião Leste (p < 0,0001). Foi encontrada correlação positiva com a renda (p <0,0001) e Índice de Gini (p <0,001), bem como diferença entre as mesorregiões para estas variáveis (p <0,0001). Conclusão: As diferenças regionais na mortalidade podem estar refletindo a combinação de fatores como desigualdade na distribuição de renda, qualidade e acesso aos serviços de saúde e concentração de fatores de risco de acordo com condições socioeconômicas. A mortalidade geral por Acidente Vascular Cerebral declinou durante o período estudado no estado. As ações de combate à doença devem incluir não só a redução das taxas, mas também a redução das desigualdades regionais no Rio Grande do Norte.Dissertação Grau de conhecimento de pacientes sobre o acidente vascular cerebral e a necessidade do uso de cartilha educativa para orientação fisioterapêutica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-17) Oliveira, Débora Carvalho de; Campos, Tânia Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784002J7; ; http://lattes.cnpq.br/7487457064706173; Lindquist, Ana Raquel Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/6535678775361874; Cavalcanti, Fabrícia Azevedo da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/9579107830132166; Barros, Maria de Fátima Alcântara; ; http://lattes.cnpq.br/9205556858746349O Brasil lidera as estatísticas de mortalidade por AVC entre os países da América Latina, demonstrando ainda ser uma doença negligenciada neste país. A incidência está relacionada aos fatores de risco e ainda é grande a desinformação em nosso país sobre o AVC, o tratamento e a profilaxia. O objetivo desse estudo foi avaliar o grau de conhecimento de pacientes sobre o AVC e a necessidade do uso de cartilha educativa para orientação fisioterapêutica. A amostra foi composta de 53 pacientes, 22 do sexo feminino e 31 do sexo masculino, com idade média 56,2±10,9 anos. Os pacientes foram avaliados através do preenchimento de questionários, observando-se os aspectos sócio-demográficos e clínicos, avaliação neurológica, avaliação funcional, conhecimento da patologia e apresentação de cartilha educativa. Os dados foram analisados através do teste Qui-quadrado. De acordo com os resultados encontrados, observou-se que os pacientes não tinham conhecimento satisfatório sobre a terminologia, sinais de alerta e complicações do AVC, não conheciam e não realizavam o posicionamento adequado do membro e as transferências, porém, apresentavam conhecimento e realizavam as manobras de alongamento. Isso revela a necessidade de implantação de políticas públicas que levem à população informações sobre o AVC. Após a alta do tratamento fisioterapêutico ambulatorial a utilização de cartilhas educativas com orientações sobre posicionamento, realização de alongamentos e transferência é importante na reeducação funcional e incentivo à independência do indivíduo acometido por AVCDissertação Validação do jogo sério VirtuAlter para reabilitação do equilíbrio postural de idosos por meio da realidade virtual(2018-12-17) Medeiros, Candice Simões Pimenta de; Cavalcanti, Fabricia Azevedo da Costa; ; ; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier; ; Oliveira, Débora Carvalho de;Introdução: As mudanças fisiológicas decorrentes do envelhecimento alteram o equilíbrio postural (EP) e várias abordagens têm sido utilizadas para sua reabilitação, destacando-se a Realidade Virtual (RV) e os jogos sérios. Esses jogos têm um propósito além do puro entretenimento, possibilitando o treinamento sensório motor com conteúdo e metas direcionadas. Apesar do uso promissor dos jogos sérios como estratégia de tratamento, a análise da sua utilidade, eficácia e validação no domínio da RV para reabilitação geriátrica são escassas. Objetivo: Validar o conteúdo do jogo sério VirtuAlter para reabilitação do equilíbrio postural de idosos por meio da realidade virtual. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo contemplando duas etapas: 1) Identificação dos valores de referência de alcance lateral dos membros superiores de 20 idosos sem deficit de equilíbrio com os instrumentos: Avaliação sociodemográfica, Escala de Equilíbrio de Berg, Short Physical Performance Battery, Teste de alcance lateral (TAL); Análise do alcance lateral por meio do sistema de captura de movimento do Microsoft® Kinect (AL Kinect); 2) Validação de conteúdo do jogo sério VirtuAlter com análise de 11 juízes especialistas (fisioterapeutas e profissionais da área de ciência e tecnologia ou áreas correlatas) que jogaram e expressaram suas opiniões por meio dos instrumentos: Dimensões da validação de conteúdo do jogo sério VirtuAlter e System Usability Scale (SUS). Foram realizados o teste de Shapiro-Wilk, a análise de Bland-Altman, o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o coeficiente de Alpha de Cronbach. Resultados: Na etapa 1, observou-se valores no TAL e AL Kinect de 23,2±4,77; 21,1±5,47 no lado direito e 22,9±4,86; 22,7±6,42 no lado esquerdo. O modelo de dispersão de Bland-Altman apresentou viés de 0,19 para o lado esquerdo e 2,02 à direita. Na etapa 2, o IVC total do jogo foi de 0,8 e o coeficiente de alpha de Cronbach foi de 0,924. Os juízes identificaram o jogo com índice de satisfação de 67,73 na escala SUS. Os itens de elementos técnicos, clareza da narrativa do jogo, qualidade da imagem e velocidade da captura de movimento necessitam de aperfeiçoamento antes da execução clínica. Conclusão: Os valores de alcance lateral serão adotados como parâmetros do jogo na aplicação em idosos com deficit de equilíbrio. O conteúdo do VirtuAlter está válido e corresponde a uma ferramenta tecnológica adequada para o treinamento do equilíbrio postural de idosos, apresentando boa usabilidade.