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Navegando por Autor "Oliveira, Déborah Raquel Carvalho de"

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    Tese
    Educação permanente como estratégia para a consulta de enfermagem ao paciente com tuberculose na Atenção Primária à Saúde
    (2018-12-20) Oliveira, Déborah Raquel Carvalho de; Enders, Bertha Cruz; ; ; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; ; Bosco Filho, João; ; Oliveira, Kalyane Kelly Duarte de;
    Este estudo teve por objetivo desenvolver e verificar o conteúdo de uma proposta de Educação Permanente para a Consulta de Enfermagem ao paciente com Tuberculose na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo metodológico, de abordagem qualitativa, desenvolvido no Município de Parnamirim, Rio Grande do Norte com enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com CAAE 73737417.2.0000.5537 e número de parecer 2.247.426 . O estudo ocorreu em três etapas: na primeira, os enfermeiros, por meio de grupos focais, participaram de um diagnóstico situacional sobre o contexto da consulta ao paciente com tuberculose, para um estranhamento da realidade; na segunda etapa ocorreu o desenvolvimento de uma proposta de educação permanente para a consulta de enfermagem ao paciente com Tuberculose; e, na terceira, a verificação do conteúdo da proposta por membros especialistas. A escolha dos enfermeiros para a primeira etapa ocorreu por amostragem intencional. A construção da proposta de educação permanente foi feita pelo pesquisador principal, mediante resultados obtidos a partir dos dados que surgiram na primeira etapa e literatura pertinente. A etapa de verificação do conteúdo por membros, de abordagem qualitativa ocorreu a partir da reunião de especialistas escolhidos ante critérios previamente estabelecidos: enfermeiros e doutores, envolvidos com áreas de interesse do estudo. Em todas as etapas, os grupos focais foram conduzidos por entrevistas semiestruturadas, gravados por voz e mediados pelo pesquisador, com o apoio do observador. Após todas as etapas, as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas através do método de análise de conteúdo, com técnica de análise temática/categorial. Na etapa de estranhamento da realidade, os dados oriundos dos grupos focais com os enfermeiros levaram ao surgimento de quatro temáticas: 1. Contexto de ações de controle da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde; 2. Estigmas relacionados ao adoecimento por Tuberculose; 3. As consultas de Enfermagem ao paciente com Tuberculose; 4. Percepções sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e estratégias para sua implantação na Consulta de Enfermagem ao paciente com Tuberculose na Atenção Primária à Saúde. A verificação por membros do conteúdo da proposta que apontou para dados que sugeriram as categorias a seguir: 1. O Método da Problematização como embasamento pedagógico para a fundamentação do processo de ensino e aprendizagem; 2. Aspectos estéticos e metodológicos da estruturação da proposta de Educação Permanente em Saúde. O estudo confirmou a tese e, à medida que propõe uma tecnologia educacional como estratégia para promover educação permanente dos enfermeiros, abre espaço para o avanço na reflexão e na tomada de decisões por parte do profissional e da gestão quanto à Consulta de Enfermagem ao paciente com Tuberculose e pode ampliar a discussão para todo o contexto da Atenção Primária à Saúde.
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    Dissertação
    A prática do enfermeiro da atenção primária à saúde nas consultas ao paciente com tuberculose
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-11-11) Oliveira, Déborah Raquel Carvalho de; Enders, Bertha Cruz; ; http://lattes.cnpq.br/7658846319631166; ; Coura, Alexsandro Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5597558131874152; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6085653544964128; Menezes, Rejane Maria Paiva de; ; http://lattes.cnpq.br/5190926575194616
    Este estudo objetivou analisar a prática do enfermeiro quanto ao desenvolvimento do processo de enfermagem na consulta realizada ao paciente com tuberculose. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado com 60 enfermeiros das unidades de Atenção Primária à Saúde do Município de Natal, RN. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado, desenvolvido a partir do item “Consulta de Enfermagem”, do Protocolo de Enfermagem para o Tratamento Diretamente Observado da Tuberculose na Atenção Básica, do Ministério da Saúde. O instrumento foi submetido ao pré-teste e continha questões referentes aos elementos utilizados pelo enfermeiro na consulta ao paciente com tuberculose e uma questão aberta sobre a viabilidade de implantação do Processo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. A coleta de dados foi realizada entre setembro e outubro de 2014, nas unidades de saúde de trabalho de cada participante. Os dados foram analisados através do IBM SPSS 20. As respostas da questão aberta foram analisadas em categorias temáticas e quantificadas para análise. No que diz respeito aos elementos do Processo de Enfermagem utilizados na consulta ao paciente com tuberculose, estavam voltados para o histórico de enfermagem, em detrimento do levantamento de diagnósticos de enfermagem, planejamento das ações, implementação e avaliação. Na etapa do histórico de enfermagem, entretanto, as ações estavam voltadas para queixas e sintomas da doença (100% dos enfermeiros sempre investigavam). Os aspectos sociais e culturais envolvidos no adoecimento por tuberculose, como estigma e dificuldades na rotina de trabalho, eram menos abordados pelos enfermeiros (43,3% nunca investigavam sofrimento por estigma; 46,7% às vezes investigavam alterações na rotina de trabalho do paciente). O exame físico do paciente estava centrado na mensuração do peso do paciente (100% realizavam). Quanto ao entendimento dos enfermeiros sobre a implementação do processo de enfermagem da Atenção Primária à Saúde, foram identificados fatores favoráveis, como o de que essa implementação pode promover maior embasamento científico para a enfermagem (36,7%); e aspectos dificultadores, como o entendimento de que a Atenção Primária à Saúde é permeada por questões burocráticas e elevada demanda (13,3%). Foi possível estabelecer fragmentações na consulta do enfermeiro, uma vez que elementos como a identificação dos diagnósticos de enfermagem, planejamento de ações e avaliação não eram realizados de forma integral pelos profissionais. Destaca-se a necessidade de educação continuada para os enfermeiros que estão inseridos na Atenção Primária à Saúde, buscando maximizar a autonomia desses profissionais no desenvolvimento de uma prática embasada em aporte científico
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