Navegando por Autor "Oliveira, Davi Rodrigues de"
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TCC análise de dados de RNA-SEQ com datasets de estudo sobre hipercolesterolemia familiar: uma abordagem complementar e comparativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Oliveira, Davi Rodrigues de; Dalmolin, Rodrigo Juliani Siqueira; https://orcid.org/0000-0002-1688-6155; http://lattes.cnpq.br/4065178015615979; https://orcid.org/0009-0009-5024-6993; http://lattes.cnpq.br/0345921294013739; Farias Filho, Epitácio Dantas de; https://orcid.org/0000-0002-3865-5411; http://lattes.cnpq.br/4326200607523374; Martins, Daniella Regina Arantes; https://orcid.org/0000-0002-1350-5919; http://lattes.cnpq.br/3695151190501921Familial hypercholesterolemia (FH) is an autosomal dominant disease of genetic origin that directly increases levels of low-density lipoprotein (LDL-c). Due to its LDL-c alteration profile, FH increases the chances of developing atherosclerotic diseases, such as atherosclerotic heart disease (ICD-10 I.25.1) and atherosclerotic cardiovascular disease (ICD-10 I.25.0). Consequently, the primary treatment for FH is commonly the use of a maximum statin dosage. Utilizing a set of RNA-Seq public data from a study on the use of statins in patients with FH and an epidemiological dataset on ICD-10 I25.1 deaths, our objective is to carry out an RNA-Seq data analysis, integrating with information described in the literature and correlated epidemiological insights, in order to bring new perspectives that have not yet been proposed. A thorough analysis of epidemiological data obtained from public databases revealed that 2017 was the year with the highest number of ICD-10 I.25.1 death notifications, while 2020 and 2021 were the years with the lowest number of notifications. Furthermore, age and sex analyses indicated higher male mortality and an increase in deaths with age, with notable reductions among individuals over 80 during the pandemic. Finally, the analysis of RNA-Seq data revealed 15 altered genes in the ”before and after” comparison of statin use, as determined by concatenating the results of the three methods used (DGE, DTE, and DTU). Of these 15 altered genes, we identified two (LMBRD2 and HFE) that suggested new anti-atherosclerotic mechanisms promoted by statinsTCC Hematoatlas: plataforma digital de ensino e educação continuada em hematologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-12) Oliveira, Davi Rodrigues de; Silva, Juliana Felix da; https://orcid.org/0000-0003-3131-9025; http://lattes.cnpq.br/7927574480239375; http://lattes.cnpq.br/0076087173109955; Rebecchi, Ivanise Marina Moretti; http://lattes.cnpq.br/7308186244207080; Pereira, Hannaly Wana Bezerra; http://lattes.cnpq.br/9467575109890738Com o impacto da pandemia da COVID-19, o uso de tecnologias, especialmente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tornou-se cada vez mais integrado à educação, incluindo o ensino superior. No âmbito da Hematologia, a microscopia é um instrumento imprescindível na identificação e reconhecimento das células sanguíneas, o que representa um desafio para estudantes e profissionais. Diante disso, práticas pedagógicas inovadoras podem facilitar o aprendizado e a compreensão da morfologia celular. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi criar uma plataforma de ensino e educação continuada em Hematologia, que além de oferecer um atlas, apresenta uma seção gamificada. Para desenvolver a plataforma, foi criada uma identidade visual detalhada, incluindo uma logomarca e um mascote. O mascote, inspirado em uma hemácia, foi desenhado para tornar a plataforma mais atraente e acessível. A paleta de cores foi cuidadosamente escolhida para evitar estresse visual, utilizando variações leves de rosa e vermelho que harmonizam com a logomarca. O conteúdo da plataforma foi catalogado a partir de diversas obras literárias e fotos de laminários, formando um acervo rico e diversificado. Além disso, foram desenvolvidas questões objetivas para compor a seção de exercícios, divididas em cursos e unidades, o que permite um estudo mais estruturado e dinâmico. A construção do site utilizou tecnologias como Next.js, React, TypeScript, Drizzle ORM, PostgresDB com NeonDB e Netlify. Estas ferramentas garantem uma performance robusta e uma experiência de usuário fluida, tanto na versão web quanto na versão mobile, facilitando o acesso à informação de maneira prática. Para validar a plataforma, foi desenvolvido um formulário de feedback em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Os resultados do feedback foram extremamente positivos: a maioria dos usuários expressou satisfação com as seções, lições, laminário, interface e identidade visual do site. Não foram relatados problemas técnicos durante o uso da plataforma. A gamificação foi destacada como um diferencial crucial, tornando o aprendizado mais envolvente e estimulante em comparação com outras ferramentas disponíveis. Em resumo, a plataforma HematoAtlas se mostrou inovadora e eficiente para o ensino e a educação continuada em Hematologia, combinando conteúdo de alta qualidade com uma experiência de usuário atraente e funcional.