Navegando por Autor "Oliveira, Denilton Silveira de"
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Dissertação Formação continuada de professores para inovação pedagógica por meio da robótica educacional na Escola Estadual Presidente Kennedy(2019-02-21) Oliveira, Denilton Silveira de; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; ; Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva; ; Aranibar, Dennis Barrios; ; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; Queiroz, Maria Aparecida de;A presente dissertação tem como ponto de convergência questões relacionadas às políticas de formação continuada de professores, com ênfase no uso de tecnologias inovadoras aplicadas à Educação, tendo como foco a Robótica Educacional, RE. Seu objetivo central foi implementar e analisar a formação continuada para inovação pedagógica em robótica educacional, desenvolvida com professores dos 4º e 5º anos da Escola Estadual Presidente Kennedy, EEPK, no ano de 2017. Esta pesquisa apresenta características da pesquisa-ação no que diz respeito a abordagem, dada a sua forma de pesquisa-ação, e constitui uma pesquisa qualitativa em relação a sua natureza. O aparato instrumental de viés qualitativo para coleta de dados teve como foco a observação participante, questionários com perguntas abertas e fechadas e análise documental. A pesquisa bibliográfica e documental foi utilizada para fundamentar teoricamente os pressupostos deste estudo. Esta pesquisa-ação baseia-se em uma pesquisa interventiva, através de um curso de extensão em robótica educacional, desenvolvido na Escola Estadual Presidente Kennedy, de forma colaborativa, entre três instituições públicas de ensino: a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, o Instituto de Educação Superior - Centro de Formação de Profissionais da Educação, Ifesp, e a Escola Estadual Presidente Kennedy. Esta pesquisa envolveu professores e alunos das turmas de 4º e 5º anos. Como resultado deste trabalho, conclui-se que seu objetivo central foi parcialmente atendido. Dos cinco professores, das turmas de 4º e 5º anos diretamente envolvidos no trabalho, dois conseguiram desenvolver com autonomia a proposta de utilizar a robótica educacional como recurso inovador em suas aulas. Os outros três tiveram dificuldade de fazê-lo, e a aplicação da robótica educacional em suas práticas pedagógicas precisou de um apoio mais efetivo do professor pesquisador do Ifesp. Vários fatores contribuíram para isso. Dificuldades de natureza estrutural e conjuntural. Entre essas dificuldades estão as deficiências na infraestrutura tecnológica oferecida pela escola; a quantidade insuficiente de kits de robótica educacional; a dificuldade com a participação dos bolsistas na condução da segunda etapa de formação para o acompanhamento e apoio aos professores cursistas; o tempo de treinamento que se mostrou insuficiente, especialmente o tempo gasto no ensino da programação do robô. Percebeu-se, entretanto, que o fator tempo, foi o principal. Não só o tempo dedicado a formação, mas o tempo, disponível aos professores, para estudo e pesquisa. Esse fator relacionado, diretamente, com às condições sociais de trabalho dos professores, certamente, foi o mais relevante, entre os observados. Todas essas questões, que determinaram essa realidade, são analisadas neste trabalho, considerando, também, as possibilidades de inovação de práticas pedagógicas mediadas por tecnologias, como a robótica educacional. Os ganhos e conquistas produzidos pelo trabalho proporcionado por esta pesquisa, entretanto, foram de grande relevância, tanto para os professores, quanto para os estudantes, envolvidos.Tese Formação continuada em robótica educacional: implementação de uma política pública na rede municipal de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Oliveira, Denilton Silveira de; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; https://orcid.org/0000-0002-7735-5630; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; http://lattes.cnpq.br/4012987195638016; Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; http://lattes.cnpq.br/1267050454995209; Aranibar, Dennis Barrios; Aureliano, Francisca Edilma Braga Soares; http://lattes.cnpq.br/8608923801830565; Escarcina, Raquel Esperanza PatiñoA presente Tese tem como ponto de convergência questões relacionadas a Formação Continuada de Professores em Robótica Educacional, cognominada de FOCORE. Em decorrência, questões ligadas às políticas de formação continuada de professores, com ênfase no uso da robótica educacional, são aqui contempladas. A interdisciplinaridade, como uma consequência recorrente das atividades pedagógicas mediadas por tecnologias robóticas recebeu neste trabalho especial destaque. Seu objeto de estudo foi o FOCORE, e as questões que o nortearam foram: A formação continuada de professores em robótica educacional, seguindo currículo focado na aprendizagem da robótica como recurso pedagógico, mostrou-se efetiva como uma etapa estruturante da implementação da política pública de implantação da robótica educacional nas escolas da rede municipal de ensino de Natal? Esta formação propiciou interdisciplinaridade no trabalho desenvolvido pelos professores durante a realização das oficinas pedagógicas? Portanto, seu objetivo central foi: Analisar a formação continuada de professores em robótica educacional, tendo como base a robótica como recurso pedagógico de ensino, como parte estruturante da política pública de implantação da robótica nas escolas da rede municipal de ensino de Natal, na perspectiva de promover interdisciplinaridade. Esta pesquisa apresenta características metodológicas de uma pesquisa-ação em função dos procedimentos metodológicos adotados; é uma pesquisa aplicada quanto a sua natureza; e constitui uma pesquisa qualitativa em relação a sua abordagem. O aparato instrumental de viés qualitativo para coleta de dados teve como foco a observação participante, questionários com perguntas abertas e fechadas, análise documental e registros em vídeo. As pesquisas bibliográfica e documental foram utilizadas para fundamentar teoricamente os pressupostos deste estudo. O FOCORE, como ação interventiva da pesquisa-ação, objeto deste estudo, tem sua origem no projeto de implementação de uma política pública voltada a implantação da robótica educacional no âmbito da rede municipal de ensino de Natal-RN, conduzido pela SME em parceria com a UFRN e com o apoio do NTE de Natal. Trata-se de um curso de extensão que envolveu vinte e quatro professores, sendo vinte procedentes de cinco escolas da rede municipal de Natal, e quatro do NTE de Natal. Como resultado deste trabalho, concluiuse que seu objetivo foi alcançado. Durante a aplicação prática dos conhecimentos coletivamente construídos ao longo do processo formativo, oportunizado na formação por ocasião das oficinas pedagógicas, os professores cursistas planejaram uma oficina onde aplicaram a robótica como recurso pedagógico para a mediação do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos curriculares com os estudantes de suas respectivas turmas, promovendo a interdisciplinaridade. Neste processo, a formação se mostrou efetiva como componente estruturante da política pública de implantação da robótica educacional nas escolas participantes. Embora o FOCORE, como objeto de pesquisa deste trabalho, tenha se completado na experiência formativa ocorrida no segundo semestre de 2019, suas novas versões continuarão sustentando a política de implantação da robótica educacional no âmbito do Município de Natal, conforme prevê a Lei nº 0588/2019. O projeto piloto do FOCORE, objeto de estudo desta tese, é o ponto de partida e o norte de orientação para novas experiências formativas em robótica educacional. Os ganhos e conquistas frutos deste trabalho de pesquisa são relevantes e muito significativos, tanto para professores quanto para estudantes, refletindo diretamente na qualidade da educação.