Navegando por Autor "Oliveira, Diana Arlíria de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Avaliação na Educação Infantil: as possibilidades de avaliação formativa na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-16) Oliveira, Diana Arlíria de; Carvalho, Letícia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos; Queiros, Emanuela Carla Medeiros de; Andrade, Antonia Costa deO presente artigo tem por objetivo abordar a temática Avaliação na Educação Infantil com foco na avaliação formativa a qual não se atribui apenas conceitos ou notas, sendo a avaliação realizada de forma contínua, através de diversos instrumentos, como registros diários individuais (relatórios) do processo de aprendizagem sob um olhar subjetivo e reflexivo. A pesquisa tem como principais referências teóricas Libâneo (2013); Luckesi (2008); Kramer (2014); As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e Hoffmann (2012, 2013), e como referência metodológica a abordagem qualitativa de pesquisa mediante estudo de caso como caracterização do estudo. Os instrumentos utilizados na recolha dos dados foram o questionário e a observação. Dialogando com os teóricos, foi possível conhecer os pressupostos da avaliação formativa e como se avalia na Educação Infantil, refletindo sobre as práticas avaliativas que ainda prevalece na atualidade classificando as crianças em aprovado ou reprovado mediante conceitos. A investigação aqui proposta desenvolve uma discussão reflexiva sobre o processo avaliativo na Educação Infantil, apresentando formas de avaliar na perspectiva formativa, que supere a prática da avaliação somativa, que ainda prevalece no ambiente escolar.