Navegando por Autor "Oliveira, Elaine Santana de"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A representação de infância e criança em Chapeuzinhos Coloridos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12) Silva, Xenia Liane Pereira da; Oliveira, Elaine Santana de; Oliveira, Elaine Santana deA Literatura Infantil possibilita ao leitor uma experiência significativa quando relacionada com a forma peculiar de contar do texto literário. Neste acontece à fusão de realidade e fantasia o que permite a criança constituir relação entre o evidenciado no texto e o seu cotidiano. Apropriando-se da forma com que a sociedade se organiza além do código linguístico e imagético. O presente estudo tem o propósito de descrever e analisar como é construída a representação de criança e infância no livro Chapeuzinhos Coloridos, escrito por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta (2014). Este é composto por seis histórias (Chapeuzinho Azul, Chapeuzinho Cor de Abóbora, Chapeuzinho Verde, Chapeuzinho Branco, Chapeuzinho Lilás e Chapeuzinho Preto) inspiradas no conto Clássico Chapeuzinho Vermelho. A investigação pautou-se com base nos pontos elencados no trabalho: a apresentação das personagens infantis; a construção de sentidos estabelecida pela cor que determina cada uma das personagens em cada conto, assim como, nas ilustrações; Os aspectos em que o conto moderno aproximam-se e/ou divergem do tradicional. Em termos metodológicos, a pesquisa assume uma abordagem de natureza qualitativa conforme Prodanov & Freitas (2013), também enquadra-se quanto à classificação da pesquisa como bibliográfica, segundo Oliveira (2007). A princípio discorreu-se sobre o surgimento e o conceito de Literatura Infantil. Em seguida, buscou-se conhecer como a concepção de criança e infância foi construída ao longo da história. Posteriormente, fez-se a leitura criteriosa das seis histórias que compõem a obra objeto de estudo, e por fim, realizou-se a análise dos Contos. No tocante aos conhecimentos literários, tem-se como aportes teóricos Lajolo & Zilberman (1991); Palo & Oliveira (1986); Mattar & Mattar (2014). E com relação aos conceitos de criança e infância historicamente construídos conferimos a Ariès (1981). Os resultados evidenciaram que as personagens infantis do livro assemelham-se a representação moderna de criança, pois são construídas a partir de um contexto social e histórico atual. Uma vez que nas narrativas encontram-se característica de conto moderno tanto no enredo como na construção das personagens e temáticas abordadas, entretanto, também foram percebidas características do conto tradicional relacionadas basicamente no que se refere à estrutura e número de personagens, assim como a presença da moral ao fim de cada conto.TCC Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-04) Silva, Atália Rose de Lima; Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano; Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano; Oliveira, Elaine Santana de; Eleutério, Paula FrancimarAs cantigas de roda são percebidas como elementos de nossa cultura, como arte, movimento e expressão. No contexto da Educação Infantil, são utilizados como um recurso pedagógico para o trabalho nas instituições infantis, e através destes proporcionam valores e atitudes sociais que favorecem os modos de ser e estar em um determinado grupo. Considerando a relevância desse artefato cultural, artístico e expressivo para o desenvolvimento e aprendizagem da criança da Educação Infantil. De que forma, a cantiga de roda possibilita o reconhecimento da escrita e leitura e seus usos sociais no contexto da Educação Infantil? Então, a cantiga de roda como atividade, por meio da brincadeira que permeia o mundo infantil, deve ter um repertorio musical variado e ser realizada dentro do contexto da criança tornando-se significativa, respeitando a sua cultura, pois, através da cultura oral pode-se trabalhar a cultura escrita e de leitura, de forma lúdica, espontânea e interdisciplinar. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar possibilidades de reconhecimento dos usos sociais da leitura e da escrita na Educação Infantil, compreendendo as cantigas de roda como possibilidade.TCC Gêneros textuais no cotidiano do processo de alfabetização e letramento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Seráfia Medeiros da; Oliveira, Elaine Santana de; Oliveira, Elaine Santana de; Peixoto, Vanessa Alessandra Cavalcanti; Pereira, Uiliete Márcia Silva de MendonçaEste trabalho consiste em um relato reflexivo, com uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, construído a partir da análise de uma sequência de atividades de intervenção realizada durante o estágio na área de Língua Portuguesa, na Unidade V São Francisco, em uma classe multisseriada, com alunos de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. O objeto de estudo versa sobre a linguagem escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar como trabalhos desenvolvidos com os gêneros textuais contribuíram para o processo de alfabetização e letramento da turma, relatando práticas de ensino e de aprendizagem, tendo os gêneros textuais como eixo central. Para análise do trabalho, tomaram-se como referência os estudos de autores como: Rego (1995), Santos, Mendonça e Cavalcante (2007), Leal, Costa e Viana (2011), Oliveira e Costa (2013), Oliveira e Silva (2012) Oliveira e Resende (2016), Morin (2011), Soligo (2007) e Perrenoud (1999). A intervenção permitiu às crianças da turma conhecerem e utilizarem alguns gêneros textuais em situações reais de produção escrita. Verificou-se que a prática de leitura e produção de texto é um processo que deve ser abordado cotidianamente de forma reflexiva, contínua e sistemática. Essa experiência proporcionou uma visão ampliada da ação docente, através das observações, trabalhos, leitura de textos, compreensão das relações teoria/prática, oportunizando conhecer a realidade da sala de aula, as atividades desenvolvidas e os aspectos pedagógicos que a envolvem.Dissertação Leitura e acessibilidade: uma experiência em contexto escolar na perspectiva da educação inclusiva(2016-07-29) Oliveira, Elaine Santana de; Alves, Jefferson Fernandes; ; ; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes; ; Souza, Solange Jobim e;O presente trabalho teve por objetivo desenvolver uma proposta de mediação pedagógica em contexto escolar na perspectiva de educação inclusiva com vistas à acessibilidade para leitura do livro Contando contos e ouvindo histórias, produzido pela turma do 3º ano B do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN). A referida obra é um kit formado por um livro impresso em braile e fonte ampliada, um CD de áudio com os contos gravados pelas próprias crianças autoras dos textos e um CD com o livro digitalizado. Para tanto, assumimos os princípios da abordagem qualitativa a partir da metodologia de pesquisa intervenção, fundamentada nas concepções teóricas de Mikhail Bakhtin. A investigação foi desenvolvida em uma escola da zona rural da rede pública do município de Macaíba, no Rio Grande do Norte, em uma turma multisseriada de 4º e 5º ano, formada por 18 alunos na faixa etária de 9 a 16 anos, sendo 03 com deficiências: um cego, um com surdez e outro com Síndrome de Down. Para a construção dos dados, utilizamos a observação, o registro em diário de campo, entrevistas individuais e coletivas semiestruturadas, assim como o registro fotográfico e a gravação em áudio e vídeo. No itinerário da pesquisa, foram realizadas 03 oficinas focadas na acessibilidade para leitura do livro e 01 encontro do grupo com uma das autoras do livro. Os resultados da análise apontaram a importância de oferecer novas formas de acesso à leitura que possibilitem superar as limitações do livro impresso em tinta, assim como a necessidade de democratização do acesso a esses materiais associada à disseminação de uma cultura de leitura com acessibilidade, especialmente em contexto escolar inclusivo; confirmaram as contribuições da descrição de imagens fundamentada nos princípios da audiodescrição e de uma abordagem multissensorial para organização de processos voltados à acessibilidade para leitura e revelaram que o código braile e a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) constituíram-se como semióforos para difusão de uma “cultura de acessibilidade” naquele contexto.TCC O Desenvolvimento da compreensão de Leitura: uma intervenção a partir do livro chapeuzinho amarelo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-02) Felix, Francisca Clementino dos Santos; Oliveira, Elaine Santana de; Oliveira, Elaine Santana de; Peixoto, Vanessa Alessandra Cavalcanti; Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho ToscanoO presente trabalho tem por objetivo apresentar o relato reflexivo de uma sequência de atividades que foram aplicadas com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora de crianças em contexto escolar. As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal de Nossa Senhora, pertencente à rede pública do município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, composta por 22 alunos na faixa etária entre oito e nove anos, no período de setembro de 2017. Propomos vivenciar durante quatro dias, situações que promovam avanços no desenvolvimento da compreensão leitora. Com base nessa vivência, discutimos nosso objeto de estudo que versa sobre a leitura no Ensino Fundamental e a utilização de procedimentos possíveis e necessários, aproveitando contribuições da literatura infantil para esse processo. Nosso trabalho foi orientado pelos estudos de autores como Solé (1998), Kleiman (2007), Freire (1996) em documentos oficiais advindos do Ministério da Educação, como os cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2013), que tratam sobre o tema e apontam resultados positivos no uso de estratégias antes, durante e depois da leitura. Procurei dentro desse contexto conduzir os alunos ao exercício de uma leitura produtiva com clareza e compreensão, para que obtivessem um bom aproveitamento a respeito da compreensão da história de “Chapeuzinho Amarelo” do músico, dramaturgo e escritor brasileiro, Chico Buarque (2011). Conclui que os procedimentos desenvolvidos proporcionaram ao leitor meios para compreensão daquilo que ele lê; que a compreensão leitora contribui para a formação leitores críticos e, por essa razão, é de suma importância que se desenvolva, constantemente, propostas pedagógicas que contribuam para essa prática.TCC O real e o fantástico: uma linguagem lúdica lado a lado como forma de emancipação do leitor em Reinações de Narizinho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Joseane Campêlo da; Oliveira, Elaine Santana de; Oliveira, Elaine Santana deO presente estudo teve como finalidade analisar dois dos capítulos que compõem a obra Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato: Narizinho arrebitado e O sítio do Picapau Amarelo. Nesta análise, buscou-se especificamente, apresentar algumas reflexões acerca da interface do real com o imaginário presente tanto nos capítulos quanto na obra, bem como mostrar a importância de se trabalhar em sala de aula o texto literário em consonância com as vivências sociais dos educandos. Em termos metodológicos, a pesquisa assume uma abordagem de cunho qualitativo de acordo Gressler (2003), enquadra-se também quanto à classificação da pesquisa como bibliográfica segundo Oliveira (2007). Neste sentido foram realizadas leituras teóricas de texto como: A literatura infantil na escola e a Literatura Infantil Brasileira, ambos de Regina Zilberman; Literatura Infantil: Autoritarismo e Emancipação da referida autora e de Ligia Cademartori; O imaginário no Poder: as Crianças e a Literatura Fantástica de Jacqueline Helder, entre outros. Posteriormente buscou-se realizar uma leitura criteriosa da obra com ênfase nos capítulos em análise. O passo seguinte foi trazer evidências da interface da fantasia e do real presente nos capítulos: Narizinho arrebitado e O Sítio do Picapau Amarelo. Por fim, discorreu-se a respeito da importância de se trabalhar com o texto literário em sala de aula considerando o contexto situacional em que os estudantes estão inseridos. Essa pesquisa fundamenta-se na perspectiva teórica defendida por Coelho (2000; 2011); Helder (1980); Magalhães e Zilberman (1987); Zilberman (1981), dentre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que a interface entre fantasia e realidade e, principalmente o uso de uma linguagem lúdica, simples e direta, com um tom de coloquialidade e humor é o que entusiasma os leitores a ponto de captar sua atenção, ao mesmo tempo em que o diverte, fazendo assim, com que se tornem leitores ávidos em atribuir sentidos as histórias, o que possibilita a emancipação do leitor e contribui com sua formação, tornando-os desse modo, cidadãos mais críticos e capazes de assumir uma postura diferenciada diante da produção literária infantil.TCC Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Medeiros, Umberto de Araújo; Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça; Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça; Oliveira, Elaine Santana de; Faria, Kívia Pereira de MedeirosO presente trabalho tem como tema Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do atendimento educacional especializado e tem como objetivo analisar a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendizagem das crianças que são portadoras de deficiência e que são atendidas na sala de recursos multifuncional. A pesquisa foi desenvolvida em três capítulos: O primeiro, de cunho introdutório, é apresentado uma visão geral do trabalho. No segundo, faz-se uma fundamentação histórica e teórica acerca da Sala de Recursos Multifuncional, com enfoca no desenvolvimento da educação especial no Brasil, através da implantação das salas de recursos multifuncional. O terceiro capítulo dá ênfase as atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem na salas de recursos multifuncional. Neste capítulo, é apresentado também a função pedagógica do brincar na aprendizagem das crianças, o uso dos jogos, brinquedos e das brincadeiras na função pedagógica das crianças da sala de recursos multifuncional e conclui-se com uma análise sobre a sala de recursos multifuncional da Escola Estadual Joaquim Adelino de Medeiros: da legislação ao lúdico. Sequencialmente, é feita as considerações finais do trabalho, onde se apresenta uma análise sucinta do seu desenvolvimento. O trabalho tem como base teórica BRASIL (1996 1998, 2006, 2011, 2015), CEE/SEEC/RN (2016), FRIEDMANN (1996), KISHIMOTO (2010), MANTOAN (2015), MRECH (2011), dentre outros autores que dão fundamentação teórica ao seu desenvolvimento. Vale salientar que o trabalho de pesquisa desenvolvido é de grande importância para formação pedagógica e humana do autor, tendo em vista que o tema pesquisado e o lócus da pesquisa fazem parte da vivência profissional do mesmo, o que o caracteriza como prazeroso para si e para as pessoa que possam se deleitar na sua análise.