Navegando por Autor "Oliveira, Evelyn Cássia Souza de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Memórias de professoras alfabetizadoras nos anos 2000: confluências entre história oral e alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Oliveira, Evelyn Cássia Souza de; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Santos, Gillyane Dantas do; Tavares, Marianna Carla CostaO presente artigo tem como objetivo geral investigar sobre as experiências e vivências das professoras alfabetizadoras que atuam em duas escolas públicas no centro da cidade de Extremoz/RN, nos primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental I, analisando algumas práticas educativas durante o processo de alfabetização e letramento. Para isso, analisamos as histórias de vidas das professoras, suas percepções, seus anseios e desafios como elementos constituintes dos seus trabalhos docentes. A pesquisa fundamentou-se em alguns autores como: Nóvoa, (1992); Bueno et al, (2006); Pimenta, (1997; 2001); Reis, (2012); Freitas; Galvão, (2007); Nóvoa;Finger, (1988); Bassedas; Huguet; Solé, (1999); Bncc, (2018); Ferreiro;Teberosky, (1999); Ferreira, (2012); Saviani, (2009); Vygotsky, (1987;1998), entre outros. A metodologia adotada, foi uma revisão bibliográfica na BDTD da UFRN e em outros sites de pesquisas acadêmicas como o Google acadêmico e o Scielo; também realizou-se entrevistas orais com as docentes, por meio de entrevistas com perguntas abertas, dentro de uma abordagem qualitativa, considerando as histórias de vidas e a formação docente das professoras. Os resultados demonstraram que as concepções educativas das educadoras estão alinhadas com uma pedagogia mais progressista, em que proporcionam práticas pedagógicas que visam o desenvolvimento integral e humano. Também ressaltaram a importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento e citaram que o principal desafio enfrentado pelas educadoras é engajar as famílias no processo educativo das crianças.