Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Evelyn Cássia Souza de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Memórias de professoras alfabetizadoras nos anos 2000: confluências entre história oral e alfabetização
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Oliveira, Evelyn Cássia Souza de; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Santos, Gillyane Dantas do; Tavares, Marianna Carla Costa
    O presente artigo tem como objetivo geral investigar sobre as experiências e vivências das professoras alfabetizadoras que atuam em duas escolas públicas no centro da cidade de Extremoz/RN, nos primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental I, analisando algumas práticas educativas durante o processo de alfabetização e letramento. Para isso, analisamos as histórias de vidas das professoras, suas percepções, seus anseios e desafios como elementos constituintes dos seus trabalhos docentes. A pesquisa fundamentou-se em alguns autores como: Nóvoa, (1992); Bueno et al, (2006); Pimenta, (1997; 2001); Reis, (2012); Freitas; Galvão, (2007); Nóvoa;Finger, (1988); Bassedas; Huguet; Solé, (1999); Bncc, (2018); Ferreiro;Teberosky, (1999); Ferreira, (2012); Saviani, (2009); Vygotsky, (1987;1998), entre outros. A metodologia adotada, foi uma revisão bibliográfica na BDTD da UFRN e em outros sites de pesquisas acadêmicas como o Google acadêmico e o Scielo; também realizou-se entrevistas orais com as docentes, por meio de entrevistas com perguntas abertas, dentro de uma abordagem qualitativa, considerando as histórias de vidas e a formação docente das professoras. Os resultados demonstraram que as concepções educativas das educadoras estão alinhadas com uma pedagogia mais progressista, em que proporcionam práticas pedagógicas que visam o desenvolvimento integral e humano. Também ressaltaram a importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento e citaram que o principal desafio enfrentado pelas educadoras é engajar as famílias no processo educativo das crianças.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM