Navegando por Autor "Oliveira, Francisca Maria Cardoso de"
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TCC A importância da leitura deleite nos anos iniciais: um olhar para o primeiro ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-11) Oliveira, Francisca Maria Cardoso de; Silva, Maria Zildarlene da; Silva, Maria Zildarlene da; Bezerra, Josenildo Soares; Pranto, Aliny Dayany Pereira de MedeiroEste estudo analisa a relevância da leitura deleite no primeiro ano do ensino fundamental, destacando suas contribuições para o desenvolvimento da oralidade, escrita e engajamento emocional. O objetivo principal foi investigar como essa prática favorece a alfabetização, com foco em: identificar práticas pedagógicas na contação de histórias; avaliar os benefícios na ampliação do vocabulário e nas interações comunicativas; e examinar impactos emocionais, sociais e cognitivos no ambiente escolar. A fundamentação teórica inclui Paulo Freire (1987), que vê a leitura como um ato de cognição e reflexão para a formação crítica; Magda Soares (2003), que destaca a leitura prazerosa na construção de leitores autônomos e críticos; Lev Vygotsky (1998), que aborda a interação social como mediadora do desenvolvimento cognitivo; e Celso Antunes (2003), que explora como a leitura estimula empatia e equilíbrio emocional. Com uma abordagem qualitativa, o estudo de caso foi realizado em uma turma do primeiro ano, utilizando observações diretas e registros sistemáticos para analisar participação, vocabulário, coesão textual e fluência oral. Os resultados apontam que a leitura deleite promove interação social, criatividade e avanços na aprendizagem, fortalecendo o vínculo com os textos e incentivando o prazer pela leitura. Conclui-se que sua incorporação nas práticas pedagógicas é essencial para tornar o aprendizado mais humanizador e integrador, promovendo o desenvolvimento de leitores críticos, autônomos e emocionalmente equilibrados, com impactos transformadores no processo educativo.TCC A importância da leitura deleite nos anos iniciais: um olhar para o primeiro ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-11) Oliveira, Francisca Maria Cardoso de; Silva, Maria Zildarlene; Silva, Maria Zildarlene da; Bezerra, Josenildo Soares; Pranto, Aliny Dayany Pereira de MedeiroEste estudo analisa a relevância da leitura deleite no primeiro ano do ensino fundamental, destacando suas contribuições para o desenvolvimento da oralidade, escrita e engajamento emocional. O objetivo principal foi investigar como essa prática favorece a alfabetização, com foco em: identificar práticas pedagógicas na contação de histórias; avaliar os benefícios na ampliação do vocabulário e nas interações comunicativas; e examinar impactos emocionais, sociais e cognitivos no ambiente escolar. A fundamentação teórica inclui Paulo Freire (1987), que vê a leitura como um ato de cognição e reflexão para a formação crítica; Magda Soares (2003), que destaca a leitura prazerosa na construção de leitores autônomos e críticos; Lev Vygotsky (1998), que aborda a interação social como mediadora do desenvolvimento cognitivo; e Celso Antunes (2003), que explora como a leitura estimula empatia e equilíbrio emocional. Com uma abordagem qualitativa, o estudo de caso foi realizado em uma turma do primeiro ano, utilizando observações diretas e registros sistemáticos para analisar participação, vocabulário, coesão textual e fluência oral. Os resultados apontam que a leitura deleite promove interação social, criatividade e avanços na aprendizagem, fortalecendo o vínculo com os textos e incentivando o prazer pela leitura. Conclui-se que sua incorporação nas práticas pedagógicas é essencial para tornar o aprendizado mais humanizador e integrador, promovendo o desenvolvimento de leitores críticos, autônomos e emocionalmente equilibrados, com impactos transformadores no processo educativo.