Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Francisca Maria Cardoso de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da leitura deleite nos anos iniciais: um olhar para o primeiro ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-11) Oliveira, Francisca Maria Cardoso de; Silva, Maria Zildarlene da; Silva, Maria Zildarlene da; Bezerra, Josenildo Soares; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiro
    Este estudo analisa a relevância da leitura deleite no primeiro ano do ensino fundamental, destacando suas contribuições para o desenvolvimento da oralidade, escrita e engajamento emocional. O objetivo principal foi investigar como essa prática favorece a alfabetização, com foco em: identificar práticas pedagógicas na contação de histórias; avaliar os benefícios na ampliação do vocabulário e nas interações comunicativas; e examinar impactos emocionais, sociais e cognitivos no ambiente escolar. A fundamentação teórica inclui Paulo Freire (1987), que vê a leitura como um ato de cognição e reflexão para a formação crítica; Magda Soares (2003), que destaca a leitura prazerosa na construção de leitores autônomos e críticos; Lev Vygotsky (1998), que aborda a interação social como mediadora do desenvolvimento cognitivo; e Celso Antunes (2003), que explora como a leitura estimula empatia e equilíbrio emocional. Com uma abordagem qualitativa, o estudo de caso foi realizado em uma turma do primeiro ano, utilizando observações diretas e registros sistemáticos para analisar participação, vocabulário, coesão textual e fluência oral. Os resultados apontam que a leitura deleite promove interação social, criatividade e avanços na aprendizagem, fortalecendo o vínculo com os textos e incentivando o prazer pela leitura. Conclui-se que sua incorporação nas práticas pedagógicas é essencial para tornar o aprendizado mais humanizador e integrador, promovendo o desenvolvimento de leitores críticos, autônomos e emocionalmente equilibrados, com impactos transformadores no processo educativo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da leitura deleite nos anos iniciais: um olhar para o primeiro ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-11) Oliveira, Francisca Maria Cardoso de; Silva, Maria Zildarlene; Silva, Maria Zildarlene da; Bezerra, Josenildo Soares; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiro
    Este estudo analisa a relevância da leitura deleite no primeiro ano do ensino fundamental, destacando suas contribuições para o desenvolvimento da oralidade, escrita e engajamento emocional. O objetivo principal foi investigar como essa prática favorece a alfabetização, com foco em: identificar práticas pedagógicas na contação de histórias; avaliar os benefícios na ampliação do vocabulário e nas interações comunicativas; e examinar impactos emocionais, sociais e cognitivos no ambiente escolar. A fundamentação teórica inclui Paulo Freire (1987), que vê a leitura como um ato de cognição e reflexão para a formação crítica; Magda Soares (2003), que destaca a leitura prazerosa na construção de leitores autônomos e críticos; Lev Vygotsky (1998), que aborda a interação social como mediadora do desenvolvimento cognitivo; e Celso Antunes (2003), que explora como a leitura estimula empatia e equilíbrio emocional. Com uma abordagem qualitativa, o estudo de caso foi realizado em uma turma do primeiro ano, utilizando observações diretas e registros sistemáticos para analisar participação, vocabulário, coesão textual e fluência oral. Os resultados apontam que a leitura deleite promove interação social, criatividade e avanços na aprendizagem, fortalecendo o vínculo com os textos e incentivando o prazer pela leitura. Conclui-se que sua incorporação nas práticas pedagógicas é essencial para tornar o aprendizado mais humanizador e integrador, promovendo o desenvolvimento de leitores críticos, autônomos e emocionalmente equilibrados, com impactos transformadores no processo educativo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM