Navegando por Autor "Oliveira, Francisco Canindé de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Dificuldades na construção de gráficos de funções(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-06-12) Oliveira, Francisco Canindé de; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; ; Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2910183324330182; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Neste estudo descrevemos as dificuldades de um grupo de alunos de graduação no que diz respeito ao ato de traçar gráficos de funções. Especificamente, investigamos a evolução das suas habilidades, assim como suas dificuldades no decorrer da disciplina Cálculo I, no curso de Engenharia. Para tanto, analisamos publicações sobre elaboração de gráficos e suas dificuldades em termos de obstáculo, bem como abordamos alguns relatórios de pesquisa relacionados ao tema em questão e que foram realizadas no âmbito dos estudos da pós-graduação em Educação Matemática. Mostramos que através dos aspectos relacionados à linha francesa da Didática da Matemática e de algumas teorias da Psicologia Cognitiva, é possível estabelecer uma importante conexão teórico-metodológica entre ambas as concepções teóricas acerca dos modos de compreender e ensinar matemática. Esta metodologia fundamenta-se na proposta da Engenharia Didática, que consiste em análises preliminares, concepção e análise a priori da seqüência didática, experimentação através de sua aplicação seguida da análise a posteriori e conclusão. Houve, também, a necessidade de recorremos a Intervenção Pedagógica e Análise dos Resultados Obtidos, para classificarmos e analisarmos os vários tipos de erros apresentados pelos alunos durante o segundo semestre de 2005, a partir das concepções referentes aos obstáculos epistemológicos e didáticosDissertação Dificuldades no processo ensino aprendizagem de trigonometria por meio de atividades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-06-14) Oliveira, Francisco Canindé de; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; ; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2910183324330182Este estudo analisa as dificuldades que os professores do ensino médio enfrentam no processo de ensino de trigonometria através de atividades dentro de um enfoque construtivista. Ele contém uma revisão de algumas publicações e dissertações relacionadas com o estudo da trigonometria elaborada nos últimos anos por diversos autores. Recorre ao estudo da Engenharia Didática como uma ferramenta utilizada na pesquisa. Apresenta, também, um conjunto de atividades o que servirá de amostra para outros professores de matemática; e aponta caminhos para superação das dificuldades encontradas