Navegando por Autor "Oliveira, Giulia Souza de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Desafios e perspectivas no Grupo Planus: experiência de trabalho com planejamento familiar e reprodutivo no Hospital do Seridó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Oliveira, Giulia Souza de; Soares, Camila Mesquita; Lira, Lara Caline Santos; Lima, Micarla Duarte deEste relato de experiência tem como objetivo sistematizar, sob a perspectiva de uma assistente social residente em Saúde Materno-infantil (EMCM-UFRN), a experiência de atuação profissional com o Grupo de Planejamento Sexual e Reprodutivo (Planus), do Hospital do Seridó (HS), localizado na cidade de Caicó, do estado do Rio Grande do Norte. As Residências Multiprofissionais em Saúde incluem-se na Política de Educação Permanente em Saúde e são processos de formação em serviço que articulam, diretamente, Universidade, equipamentos de saúde, (multi)profissionais de saúde e usuários e usuárias dos serviços; assim, as Residências são importantes espaços para se refletir acerca da relação Universidade-Sistema Único de Saúde-sociedade. O Planus é um espaço dedicado à promoção de informações acerca de métodos contraceptivos e ao acesso a métodos definitivos, como laqueadura tubária e vasectomia. Este relato tem como instrumentos os Diários de Campo, os quais foram analisados a partir de um Roteiro-guia. Destacaram-se como principais desafios do Grupo Planus: o espaço físico algumas vezes inadequado para as reuniões, levando a situações improvisadas; a falta de maior integração entre profissionais do Hospital do Seridó e residentes do programa de Residência em Saúde Materno-infantil, o que aponta para a importância de ampliar as discussões sobre os papéis de preceptorias e de dialogar e sensibilizar demais profissionais de saúde do Hospital quanto às formas de contribuir na formação de residentes. Conclui-se que o Planus é um espaço de Educação em Saúde sexual e reprodutiva para usuárias e usuários do SUS; assim como é um espaço perpassado pela Educação Permanente, especialmente através das trocas pedagógicas entre residentes, desempenhando papel importante na formação dos mesmos.