Navegando por Autor "Oliveira, Idelmárcia Dantas de"
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Artigo Análise do perfil da clientela como orientação a elaboração de um plano de negócio(Faculdades FACET, 2013) Silva, Tábata Regina da; Zimmer, Renata Cavallazzi; Hékis, Hélio Roberto; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Sousa, Kléber Cavalcante; Nunes, Benilton Medeiros; Oliveira, Idelmárcia Dantas deEste trabalho objetiva identificar as orientações de uma análise do perfil da clientela para elaboração de um plano de negócios a uma empresa de pequeno porte, pertencente ao segmento de bares e restaurantes. A metodologia utilizada foi uma “Survey”, com aplicação de questionários a uma amostra aleatória de 400 pessoas que circulavam em locais movimentados do município em que propõe-se instalar o empreendimento. Os resultados obtidos pela Análise do Perfil dos Clientes permitiu apontar orientações a formatação dos projetos de produtos e serviços, mercadológicos, operacionais, estratégicos e financeiros, estes formadores de um Plano de NegóciosArtigo Aprendizagem baseada em projetos: revisão descritiva da literatura na perspectiva da gestão de projetos(Contribuciones A Las Ciencias Sociales, 2023-08-29) Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Oliveira, Idelmárcia Dantas de; Dantas, Aline Soares; Silva, Gilson Gomes da; https://orcid.org/0000-0002-1799-0798; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; https://orcid.org/0000-0002-7879-7828; https://orcid.org/0000-0001-8219-7350Este estudo tem o objetivo de explorar o tema Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) por meio de uma revisão descritiva da literatura, na qual são analisadas pesquisas, na perspectiva da Gestão de Projetos. Ele foi realizado no primeiro semestre de 2018 em pesquisas a bancos de dados computadorizados (Web of Science™ e Scopus). De acordo com critérios de busca relatados no texto e com a aplicação do protocolo PRISMA, obteve-se um resultado de 12 artigos científicos, para os quais se realizou análise bibliométrica e qualitativa de conteúdo. Dentre os achados da pesquisa, destacam-se os efeitos positivos na adoção de ABPj, incluindo ampliação de motivação, ambiente favorável aos trabalhos em equipe e desenvolvimento de competências organizacionais. O trabalho finaliza propondo um framework para pesquisas que objetivem estudar as contribuições recíprocas entre as áreas de Gestão de Projetos e ABPjTCC Barreiras enfrentadas por mulheres nas profissões de Tecnologia da Informação e Comunicação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Santos, Renata Karla Araújo dos; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; https://lattes.cnpq.br/1752233164536501; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Oliveira, Idelmárcia Dantas de; https://orcid.org/0000-0002-7879-7828; http://lattes.cnpq.br/0247114604113222; Vale, Karliane Medeiros Ovidio; https://orcid.org/0000-0001-9845-8156; http://lattes.cnpq.br/7907570677010860O estudo analisa as barreiras enfrentadas pelas mulheres no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), destacando desafios históricos e contemporâneos. Inicialmente, apresenta contribuições femininas marcantes no desenvolvimento tecnológico, como Ada Lovelace e Grace Hopper, contrastando com a subsequente diminuição da representatividade feminina na área. O documento categoriza as barreiras em três grupos principais: estruturantes, que envolvem estereótipos de gênero e ausência de exposição precoce das mulheres à tecnologia, perpetuando a ideia de que elas têm menos habilidades ou interesse no setor; motivacionais, relacionadas à desigualdade salarial, limitações nas oportunidades de carreira e ausência de modelos femininos em posições de liderança; e culturais, que incluem dificuldades de conciliar vida profissional e pessoal, preconceitos institucionais e culturas organizacionais masculinas que desencorajam a permanência das mulheres no setor. A pesquisa ainda destaca a necessidade de políticas públicas e mudanças institucionais para promover a equidade de gênero na TIC. Além disso, sugere investigações futuras para aprofundar a compreensão dessas barreiras, contribuindo para estratégias de inclusão e valorização das mulheres na área. O estudo conclui que aumentar a representatividade feminina na TIC é crucial para a inovação e a sustentabilidade do setor, reforçando a relevância do combate às desigualdades de gênero.TCC Fluxo fácil: otimizando o empreendedorismo regional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-09) Victor, Manuelly Rodrigues.; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Rabelo, Humberto; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Rabelo, Humberto; Oliveira, Idelmárcia Dantas deO objetivo deste trabalho técnico-tecnológico é apresentar os resultados do mapeamento de processo realizado no SEBRAE, focando na inclusão de microempreendedores individuais (MEIs) como fornecedores. A pesquisa justifica-se pela necessidade de simplificar e padronizar esses processos, considerando a diversidade de perfis de escolaridade e habilidade digital, além da rotatividade de atendentes temporários. A questão central é: "Como os processos do 'Fluxo Fácil', criado por um estagiário para representar as operações de formalização do MEI como fornecedor, são visualmente modelados?". Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise documental e entrevistas com usuários-chave. Foram utilizados o Bizagi Modeler e a Business Process Model Notation (BPMN) para modelar os processos. Como resultados, foram elaborados dez Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), estruturando atividades essenciais ao fluxo. A padronização melhorou a clareza das orientações aos MEIs, reduziu erros e aumentou a eficiência operacional. Além disso, a análise indicou que o processo está no nível 2 do CMMI, evidenciando avanços na organização e controle das atividades.Artigo A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN(Holos, 2014) Hékis, Hélio Roberto; Sousa, Kleber Cavalcante; Furukava, Marcio; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Oliveira, Idelmárcia Dantas de; Alves, Robinson Luis de SouzaA indústria Farmacêutica é um mercado competitivo, complexo e de investimentos vultosos em pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos farmacêuticos. Uma das principais estratégias da Indústria farmacêutica é a promoção de seus produtos junto à classe médica, através dos propagandistas de medicamentos, profissionais essenciais ao sucesso desta estratégia. O estudo objetivou comprovar a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos e as competências necessárias para o bom desempenho desta profissão, de forma a garantir maior vantagem competitiva, e o sucesso destas organizações. Foram realizadas entrevistas individuais e semi-estruturadas e uma reunião de brainstorming, resultando na identificação de 46 competências, entre conhecimentos, habilidades e atitudes, que os propagandistas atribuíram maior importância, sendo assim consideradas mais relevantes e essenciais para o desempenho das atividades dos propagandistas farmacêuticos sob suas perspectivas. Palavras chaves: Competências. Indústria farmacêutica. Marketing Farmacêutico. Propagandistas vendedores de medicamentosTCC Introdução à gestão de processos no Setor de Endemias de Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-30) Melo, Giovanna Kailany de; Melo, Gustavo Félix de; Timoteo, Ana Flávia de Souza; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; https://orcid.org/0000-0002-4483-5857; http://lattes.cnpq.br/7267033230072723; Timoteo, Ana Flávia de Souza; Oliveira, Idelmárcia Dantas deO objetivo deste trabalho técnico-tecnológico é apresentar os resultados de um mapeamento de processos realizado no Setor de Endemias da Secretaria de Saúde de Currais Novos/RN. O que justifica essa pesquisa é a necessidade de disseminar o conhecimento produzido dentro da instituição, facilitando a capacitação de novos funcionários. Assim, a questão central que movimenta esta pesquisa é: como é representado visualmente o macroprocesso Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCH) e seus subprocessos no Setor de Endemias? Trata-se de uma pesquisa qualitativa básica, com análise documental e entrevistas com usuários-chave nos processos mapeados. Para tanto, utilizou-se o software Bizagi Modeler, a notação Business Process Model Notation (BPMN), bem como o software Canva e o Google Documentos. Pretende-se, a partir desse mapeamento, disseminar o conhecimento produzido e fortalecer a importância da gestão de processos para a melhoria da gestão organizacional.TCC Mapeamento de Cadeia de Valor e processo da empresa ContabRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-25) Araújo, Cláudio Pereira Teixeira de; Silva, Lucemir Mariz da; Queiroz, Luziana Maria Nunes de; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6531148761963459; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Queiroz, Luziana Maria Nunes de; Oliveira, Idelmárcia Dantas deO objetivo deste trabalho técnico-tecnológico é apresentar os resultados do mapeamento de processo realizado na ContabRN. O que justifica essa pesquisa é a necessidade de disseminar o conhecimento da instituição, facilitando a comunicação entre os setores e a possibilidade de identificação de possíveis gargalos que, ao serem resolvidos, podem promover melhorias na tramitação de processos e, consequentemente, diminuir prejuízos na organização. Assim, a questão central que movimenta esta pesquisa é: como é representado visualmente o processo de abertura de empresa na instituição ContabRN? Trata-se de uma pesquisa qualitativa simples, com entrevistas com o usuário-chave no processo mapeado. Para tanto, utilizou-se o software Bizagi Modeler e a Business Process Model Notation (BPMN). Além disso, foi criada uma cadeia de valor no software Canva, complementando a representação visual do processo, de modo a proporcionar uma visão mais clara e detalhada das interações e das atividades envolvidas. Pretende-se, a partir desse mapeamento, disseminar o conhecimento e sinalizar pontos de melhoria nos fluxos.TCC Mapeamento de processos da Byte Seridó Júnior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-09) Araújo, Isa Laura Dantas; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Silva, Taciano de Morais; Oliveira, Idelmárcia Dantas de; Rabelo, HumbertoO objetivo deste trabalho técnico-tecnológico é apresentar os resultados do mapeamento de processo realizado na Byte Seridó Júnior. O que justifica essa pesquisa é a necessidade de revisar e aprimorar os processos seletivos para assegurar que os candidatos mais aptos sejam identificados e contratados, documentando o fluxo de operações para facilitação da visualização e implementação de métodos mais eficazes e consistentes que possam contribuir para a formação de equipes mais competentes, alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa, e promover um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. Assim, a questão central que movimenta esta pesquisa é: como são representados visualmente o processo de seleção e recrutação na instituição Byte Seridó? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise documental e entrevistas com usuários-chave nos processos mapeados. Para tanto, utilizou-se o software Bizagi Modeler e a Business Process Model Notation (BPMN). O mapeamento do processo de seleção de novos membros, proporcionou ao corpo diretório e à equipe de Recursos Humanos uma ferramenta que explica de forma clara e coesa as funções de cada ator envolvido assim como o desenvolvimento de cada fase, tendo potencial de impactar positivamente na organização e reestruturação dos processos seletivos. Além disso, pretende-se que ao ter melhor entendimento sobre os atores poderão executar seus papéis de maneira mais eficaz e eficiente, preenchendo as vagas com os candidatos mais qualificados para tais.TCC Mapeamento e análise de processos na Biblioteca Setorial Professora Maria Lúcia da Costa Bezerra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-30) Costa, Beatriz Vitória da; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; https://lattes.cnpq.br/4817939147685965; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Dantas, Aline Soares; http://lattes.cnpq.br/7101470867966592; Oliveira, Idelmárcia Dantas de; http://lattes.cnpq.br/0247114604113222O objetivo deste trabalho técnico-tecnológico é apresentar os resultados do mapeamento de processos realizados na Biblioteca Setorial Profª Maria Lúcia da Costa Bezerra, pertencente ao CERES/UFRN. Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de aprimorar os serviços oferecidos pela biblioteca, promovendo a padronização e identificação de gargalos nos fluxos relacionados à orientação, normalização e depósito de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Assim, a questão central que orienta este estudo é: como os processos de elaboração de fichas catalográficas e depósito de TCCs podem ser representados visualmente para otimizar o atendimento aos usuários? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza análise documental e entrevistas com participantes-chave nos processos mapeados. O software Bizagi Modeler e a Business Process Model Notation (BPMN) foram empregados para modelar os fluxos de trabalho, detalhando subprocessos como a elaboração de fichas catalográficas e o depósito institucional. Com base nos fluxogramas gerados, foi possível identificar gargalos e propor um Procedimento Operacional Padrão (POP), visando a padronização e a eficiência das atividades. Espera-se que os resultados contribuam para a melhoria contínua dos serviços da biblioteca, beneficiando diretamente alunos e funcionários, além de fortalecer a organização administrativa e acadêmica.Artigo Monitoramento de pacientes homecare: uma abordagem utilizando banco de dados em tempo real(Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde, 2014-02-06) Fernandes, Yáskara Ygara Menescal Pinto; Leite, Cicília Raquel Maia; Valentim, Ricardo Alexandro de Medeiros; Hékis, Hélio Roberto; Alves, Robinson Luís de Souza; Oliveira, Idelmárcia Dantas deUltimamente a quantidade de pessoas que precisam de atendimento em hospitais públicos e privados cresce devido, entre outros fatores, ao aumento da população mundial e a demora no atendimento de pacientes. Este é um problema sério enfrentado por administradores de hospitais que a cada dia está mais difícil de oferecer um serviço de qualidade a quem os procura. Uma das formas de melhorar a qualidade do atendimento do paciente pode ser através do desenvolvimento de sistemas de homecare que possibilitam que o paciente receba um tratamento clínico de qualidade diretamente em sua residência. No entanto, o ambiente domiciliar pode se tornar complexo, visto que muitas vezes o cuidador é alguém da própria família e não possui a correta técnica de monitoramento ou está desatento em função do desgaste provocado pelo intenso cuidado ao paciente. Assim, torna-se importante o desenvolvimento de soluções que diminuam a sobrecarga do cuidador, ao passo em que o paciente continue sendo monitorado. Uma maneira de alcançar tais soluções é através da aplicação de conceitos de computação pervasiva em ambientes domiciliares. Dessa forma, o ambiente é povoado de sensores e outros dispositivos computacionais, onde o paciente pode ser monitorado constantemente e o ambiente pode se adaptar às necessidades deste usuário, antecipando-se a situações de riscos de acordo com o contexto atual. Assim, a arquitetura proposta utiliza conceitos de computação pervasiva possibilitando acesso à informação a qualquer hora e independente do lugar onde o paciente esteja, uma vez que um ambiente homecare possui um alto grau de dinamicidade dos envolvidos. Para o tratamento dos dados que serão coletados pelos sensores é preciso de uma tecnologia que execute os dados em tempo real, ou seja, em tempo hábil para que seja feita a tomada de decisão pelos profissionais de saúde. Dessa forma, utiliza-se um banco de dados em tempo real para tratar dados e transações em tempo real garantindo a consistência lógica e temporal dos mesmos, além de gerenciar grandes volumes de dados. Assim, a especificação do sistema foi modelada em UML e consequentemente a definição da arquiteturaDissertação Uma perspectiva de extensão do modelo de aceitação de tecnologia para explicar o uso de linguagens de desenvolvimento WEB: pesquisa com desenvolvedores Pyton e Java(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-10-19) Oliveira, Idelmárcia Dantas de; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; http://lattes.cnpq.br/0247114604113222; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=nullA difusão da Web impulsionou a disseminação de Sistemas de Informação (SI) baseados na Web. Para apoiar a implementação desses sistemas, diversas tecnologias surgiram ou evoluíram com este propósito, dentre elas as linguagens de programação. O Modelo de Aceitação de Tecnologia - TAM (Davis, 1986) foi concebido com o intuito de avaliar a aceitação/uso de tecnologias da informação por seus usuários. Vários estudos e aplicações diversas têm utilizado o TAM, no entanto, não foi encontrada na literatura menção a utilização de tal modelo com relação ao uso de linguagens de programação. Este estudo objetiva investigar que fatores influenciam o uso de linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento de sistemas Web por parte de seus desenvolvedores, utilizando uma extensão do TAM, proposta neste estudo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com desenvolvedores Web pertencentes a dois grupos do Yahoo: java-br e python-brasil, no qual foram respondidos, na íntegra, 26 questionários Java e 39 Python. O questionário tinha questões de caráter geral e questões que mediam os fatores intrínsecos e extrínsecos das linguagens de programação, a utilidade percebida, a facilidade de uso percebida, a atitude sobre o uso e o uso da linguagem de programação. A maioria dos respondentes eram homens, com nível superior, idade entre 20 e 30 anos, atuando nas regiões sudeste e sul. Do ponto de vista de seus objetivos, a pesquisa foi descritiva. Em relação à forma de abordagem, quantitativa. Para a análise de dados foram utilizadas ferramentas estatísticas, estatística descritiva, componentes principais e análise de regressão linear múltipla. Os principais resultados da pesquisa foram: Java e Python possuem independência de máquina, extensibilidade, generalidade e confiança; Java e Python são mais utilizadas por corporações e organizações internacionais do que apoiadas pelo governo ou instituições de ensino; há mais programadores Java do que Python; a utilidade percebida é influenciada pela facilidade de uso percebida; a generalidade e a extensibilidade são fatores intrínsecos as linguagens de programação que influenciam a facilidade de uso percebida; a facilidade de uso percebida influencia a atitude em relação ao uso da linguagem de programaçãoTCC Revisão do mapeamento do processo de demandas judiciais na área da saúde(2025-04-11) Cunha, Felipe Augusto Araújo da; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Dantas, Aline Soares; Oliveira, Idelmárcia Dantas de; Dias, Kátia Simonne OliveiraO objetivo deste trabalho técnico-tecnológico é apresentar os resultados do mapeamento dos processos que envolvem a análise das demandas judiciais na área da saúde em uma unidade judiciária. A justificativa para esta pesquisa está na necessidade de atualizar o mapeamento de processos elaborado durante a pandemia de COVID-19, considerando as condições atuais de trabalho e alinhando os procedimentos às diretrizes institucionais vigentes. Assim, a questão central que movimenta esta pesquisa é: como é representado visualmente o processo de demandas de saúde e seu respectivo subprocesso de uma unidade judiciária? Trata-se de uma pesquisa qualitativa simples, com análise documental e entrevistas com usuários-chave nos processos mapeados. Para tanto, utilizou-se o software Bizagi Modeler e a Business Process Model Notation (BPMN). Pretende-se, a partir desse mapeamento, disseminar o conhecimento e sinalizar pontos de melhoria nos fluxos.Artigo Sistema de apoio à gestão de cursos de graduação à distância: relato de uma experiência na SEDIS/UFRN(Sistemas & Gestão, 2014-02-06) Oliveira, Idelmárcia Dantas de; Hékis, Hélio Roberto; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Ramos, Anatália Saraiva Martins; Araújo, Guilherme Fernandes de; Silva, Janaína Luana Rodrigues daO artigo apresenta um sistema de informação implementado na Secretaria de Ensino à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - SEDIS/UFRN, para gerenciar as informações que compõem o planejamento do semestre letivo. A metodologia adotada foi uma adaptação do ciclo de vida tradicional do desenvolvimento de sistemas de informação. A estratégia de pesquisa foi um estudo de caso da utilização do referido sistema, durante o planejamento do semestre 2013.1, nos cursos de graduação a distância da SEDIS/UFRN. Como resultados, ressalta-se que a solução é capaz de apoiar a gestão, sobretudo às informações que vão compor o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, a agilidade na reprodução do material didático, além da distribuição aos polos de ensinoArtigo Sistemas de informação como apoio à gestão de recursos humanos em saúde(Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde, 2016) Pereira, Giveldna Maria Costa; Oliveira, Idelmárcia Dantas de; Silva, Rodrigo Dantas da; Hékis, Hélio Roberto; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosEste artigo apresenta uma revisão na literatura, nacional e internacional, entre 2005 e 2015, sobre o tema “Sistemas de informação que apoiam à gestão de recursos humanos em saúde”, tendo como objetivo principal identificar quais sistemas de informação foram desenvolvidos para apoiar a gestão de recursos humanos em saúde. A metodologia adotada consistiu em duas etapas: Revisão bibliográfica e Análise detalhada do conteúdo. A pesquisa desenvolvida foi classificada como bibliográfica, exploratória e quantitativa. Os principais resultados desta pesquisa foram: 82,35% dos trabalhos são artigos científicos, publicados em 2009, 2010 e 2013, pela USP, UFPE e Universidade de Washington, na área de Ciências da Saúde; 74,02% dos estudos possuem abordagem qualitativa, 80,39% são do tipo bibliográficos e apresentam como principais focos de interesse a avaliação e explanação sobre a importância de sistemas de informação; a grande maioria dos sistemas identificados estão em produção, apresentando a estratégia de desenvolvimento Web e somente dois deles foram desenvolvidos para apoiar a gestão de recursos humanos em saúde. Por fim, foi proposta e apresentada a Plataforma RH do SUS, em desenvolvimento pelo LAIS/UFRN.