Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Isabella Ferreira de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Livro
    A princesa e o monstrinho no mundo das cores
    (2022) Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Silva, Emilly Micaelly Rodrigues da; Oliveira, Isabella Ferreira de; Silva, Jéssica Luana da; Silva, Luzia Liniane do Nascimento; Silva, Maria Maise Anjo da
    Esta produção foi desenvolvida durante o componente curricular Ateliê Articulador de Saberes IV do Curso de Pedagogia Presencial, do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    "Voltem para as filas" : o disciplinamento através da organização dos indivíduos na sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Oliveira, Isabella Ferreira de; Mattos, Aline de Moura; http://lattes.cnpq.br/3133749896385454; 00029010; Silva, Bárbara Rainara Maia; Sampaio, Marisa Narcizo; http://lattes.cnpq.br/6513575623499803
    Este trabalho de conclusão de curso consiste em uma reflexão bibliográfica acerca da influência do processo de escolarização, com ênfase na história do processo de colonização no Brasil, e a sua relação com o controle de corpos dos alunos na sala de aula através do enfileiramento. Em um resgate histórico, esta pesquisa levanta autores que narram como se deu o início do processo de escolarização formal, iniciado no país com os jesuítas e a Companhia de Jesus, em 1549. Também relacionando os conceitos de Boaventura de Sousa Santos e Aníbal Quijano sobre Colonialidade e as relações de poder colonial na sociedade e como estas relações se traduzem atualmente, o trabalho investiga como essa organização em filas pode refletir e perpetuar dinâmicas de poder dentro da sala de aula. A pesquisa busca problematizar essa perspectiva, a intencionalidade de sua aplicação e as dinâmicas de poder entre alunos, professores e elementos dispostos da sala. Trata-se, portanto, de uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica e sugere alternativas mais inclusivas e equitativas para promover uma educação mais crítica.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM