Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Jéssica Ketlen Soares de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A literatura infantil no processo de alfabetização de uma turma da educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Oliveira, Jéssica Ketlen Soares de Oliveira; Naschold, Ângela Maria Chuvas; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886; http://lattes.cnpq.br/0979327117324586; Lautenschlager, Etienne; Wanderley, Bruna Cardoso
    Este estudo tem como objetivo geral apresentar o desenvolvimento de uma metodologia desenvolvida sob a perspectiva inovadora para trabalhar na educação infantil utilizando a literatura como apoio significativo no processo de alfabetização de crianças. Na mesma perspectiva, tem como objetivo específico de trabalho de desenvolver metodologias de ensino que facilitem o processo de alfabetização das crianças, de forma atrativa e lúdica, foi organizado a partir da leitura compartilhada, que de acordo com Flores (2020), é o momento em que o adulto lê e a criança vê o adulto ler, o livro é o foco da atenção convergente da criança e do adulto, sentados e aconchegados um ao outro; estimular a compreensão leitora através de diálogos e questionamentos após a leitura ou contação das histórias e trabalhar a consciência fonêmica através de onomatopeias (PULIEZI, 2021) e histórias curtas. A explanação de livros literários foi realizada de forma diária, com um livro diferente por semana, durante 10 (dez) semanas, na sala de aula da educação infantil, em uma turma de Nível IV, contendo 13 alunos matriculados em uma escola privada, localizada no município de Caicó-RN. Com isso, havia a finalidade de verificar o avanço ocorrido no nível de desenvolvimento no processo de alfabetização das crianças da turma após a aplicação da metodologia da leitura compartilhada através da utilização de testes do protocolo IDEIA (NASCHOLD, 2020) e de diferentes atividades de sondagem e ensino. Onde foi possível observar que a metodologia aplicada mostrou-se ser excelente aporte metodológico no processo de alfabetização, sendo utilizado como base geradora para o ensino explicito, melhorando o vocabulário dos estudantes, a aprendizagem de letras e palavras e a compreensão da escrita como meio de comunicação.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM