Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Janaína Arruda de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Oliveira, Janaína Arruda de; Azevedo, Alessandro Augusto de; Azevedo, Alessandro Augusto de; Sampaio, Marisa Narciso; Costa, Gilberto Ferreira
    Este trabalho se propõe a relatar e refletir sobre uma prática educativa desenvolvida, durante o período de graduação em Pedagogia, em uma escola da rede pública da cidade de Natal/RN. O trabalho se justifica por oferecer possibilidade de reflexão teórico-metodológica dos processos que envolvem a prática pedagógica docente. Ademais, pela importância que representa para estudos a respeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando que apresenta narrativa descritivo- reflexiva de uma prática desenvolvida em uma turma de tal modalidade. A vivência relatada ocorreu no primeiro semestre letivo de 2019, para cumprimento de atividade prevista em ementa da disciplina de estágio curricular obrigatório, se constituindo de aulas desenvolvidas e permeadas pela temática das “Memórias pessoais dos educandos”, na perspectiva de produzir junto aos estudantes desta modalidade processos de ensino-aprendizagem que priorizassem a formação critica e reflexiva e respeitasse os conhecimentos culturais e sociais já adquiridos nas vivências cotidianas destes sujeitos. O trabalho em sala se organizou metodologicamente a partir de aulas expositivo-dialogadas, processos de pesquisa coletiva e dinâmicas em grupos e/ou em duplas. São suas principais referenciais teóricas: Paulo Freire, Antoni Zabala, Lev Vygotsky, Miguel Arroyo e Antônio Marcuschi. Como resultado, ao fim das práticas, foi possível observar que os alunos se envolveram majoritariamente nas discussões desenvolvidas em sala de aula; desenvolveram pequenas produções textuais autonomamente; passaram a se comunicar com menor inibição; construíram coletivamente a distinção entre “lembrança” e “memória”; expressaram coletivamente algumas lembranças e analisaram o papel dessas nos sujeitos que são hoje.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM