Navegando por Autor "Oliveira, Jorge Alexandre Maia de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-03-05) Oliveira, Jorge Alexandre Maia de; Surdi, Aguinaldo César; ; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Kunz, Elenor;A Educação Física se apropria do esporte, do jogo, da ginástica, da dança, da luta, dentre outras atividades, como manifestações corporais presentes na sociedade, neste trabalho, o jogo como unidade temática na sua prática pedagógica escolar merece mais atenção no tocante às suas possibilidades em realidades distintas. Nesse sentido, trazemos o jogo enquanto conteúdo e estratégia pedagógica, mas nosso foco principal é discorrer sobre as diferentes nuances (espaços, materiais, planejamento participativo, protagonismo do aluno, desenvolvimento da unidade temática, entre outros) de duas unidades escolares diferentes, que, por si só, demandam uma série de fatores distintos que têm grande relevância em ser discutidos, a saber: realidade geográfica, social, econômica, municípios, organizações internas, culturas, bem como fatores a serem conhecidos a partir desta pesquisa. Fatores esses que estão presentes na vida de muitos professores que dividem sua trajetória docente em mais de uma escola. A presente pesquisa buscou, a partir de um relato de intervenção, analisar o desenvolvimento da unidade temática jogo em duas escolas de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam semelhanças e diferenças entre ambas as escolas. Como fatores potenciais, destacamos o planejamento participativo, a utilização de diferentes espaços dentro e fora da escola, a confecção de alguns materiais utilizados e diferentes formas de avaliação. No tocante aos fatores limitantes, identificamos as limitações de espaço, como a quadra descoberta, e algumas problemáticas como a indisciplina e o afastamento de alguns alunos nas aulas. Esses processos fazem parte da Educação Física escolar e têm em sua discussão grande relevância para a área.