Navegando por Autor "Oliveira, José Salustriano de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Projeto Musicalizando o Nei: um estudo de caso com turmas de Educação Infantil em Santo Antônio do Salto da Onça/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-23) Oliveira, José Salustriano de; Gomes, Carolina Chaves; Furtado, Camila Larissa de Luna; Sousa, Laiany Rodrigues deNeste trabalho discutirei sobre as contribuições do projeto “Musicalizando o NEI” no Núcleo de Educação Infantil da escola Ideal Colégio e Curso (ICC) em Santo Antônio/RN. Em 2016 enquanto cursava técnico, após concluir o curso técnico, fui aprovado para o curso de licenciatura em música da UFRN e atualmente atuo como professor de música no ICC em Santo Antônio/RN. Foi no curso de licenciatura em música da UFRN que tive o meu primeiro contato com a musicalização infantil através do estágio de observação na disciplina de Atividades Orientadas 1, ministrada na ocasião pela professora Camila Luna, onde tive a oportunidade de observar com outro olhar, refletir e compreender o processo do ensino de música na educação infantil. Esse trabalho teve como ponto de partida o seguinte questionamento: de que forma o projeto Musicalizando o NEI contribui com o processo de aprendizagem dos alunos do núcleo de educação infantil da Escola Ideal Colégio e Curso. A justificativa do tema está na importância de se trabalhar a música na educação infantil, considerando a necessidade de garantir os direitos e aprendizagem da criança, visto que por meio das atividades musicais a criança desenvolve habilidades importantes para o seu convívio social. Desse modo o objetivo do trabalho foi: analisar as contribuições do projeto “Musicalizando o NEI” no núcleo de educação infantil da escola Ideal Colégio e Curso na cidade de Santo Antônio do Salto da Onça /RN. Para alcançar tal objetivo foram traçados três objetivos específicos: evidenciar aspectos gerais da música na educação infantil; explicitar o desenvolvimento e organização do projeto no Ideal Colégio e Curso; e analisar os desdobramentos do Projeto a partir da perspectiva dos docentes e da coordenação pedagógica do NEI. A pesquisa foi desenvolvida como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Quanto à produção e à construção de dados, estas foram compostas por pesquisa documental, em formato de questionário. O trabalho estrutura-se em quatro capítulos, o primeiro constituído da introdução, o segundo trata da contextualização trazendo um pequeno resumo sobre a motivação na escolha da temática do trabalho. Em seguida discuto sobre a musicalização infantil no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, em diálogo com ideias de autores como: Brito (2003), Brasil (2018), Rossetti e Mota, (2021), Ramos (2021), Rocha (2019), Guilherme (2003), Oliveira (2019), Ilari (2013), Silva (2005) e Teixeira (2019). Nesse mesmo capítulo também apresento os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa, justificando os caminhos e as escolhas das ferramentas de coleta de dados. Abordo ainda o contexto do Projeto musicalizando o Nei, apresentando dados acerca de sua estrutura, objetivos, corpo docente e das turmas onde são ministradas as aulas, além da análise dos dados, considerando o diálogo com os autores já realizado e todo o cenário investigado. E concluindo, o último capítulo expõe as considerações finais, descrevendo a importância do Projeto de Musicalizando o Nei.