Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Josefa leidijane de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A prática pedagógica na Educação Infantil: o cuidar e o educar como ações integradoras do trabalho docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Oliveira, Josefa leidijane de; Santos, Christiane Fernandes dos; Santos, Christiane Fernandes dos; Nascimento, Gilcilene Lélia Souza do; Gonçalves, Kézia Viana
    A compreensão da criança como um ser capaz de produzir, independente, ativo e formador de opiniões deve ser precedida pela necessidade dos professores da educação infantil, e demais profissionais que atuam nesse contexto, de conhecer novos ideais, agora voltados para a prática do cuidar e do educar de maneira intrínseca a sua atividade pedagógica. Também deverá possibilitar um maior aprendizado e desenvolvimento para a criança. Para tanto, o ato de educar deve está intrinsecamente relacionado à prática do docente se considerar o que preconiza os documentos oficiais que tratam da Educação Infantil, no contexto brasileiro. Dessa maneira, apreende-se que a prática do cuidar e educar devem ser pensadas como indissociáveis entre si, e integrada à atividade docente. É diante desse contexto que o presente trabalho propôs investigar sobre o cuidar e educar como ações integradoras do trabalho docente. Como objetivos procurou-se discutir e analisar as atuais concepções dos professores do Ensino Infantil, da Pré-Escola Municipal Magna Rodrigues Bezerra, localizada na cidade de Pilões, no Estado do Rio Grande do Norte, sobre o ato de cuidar e educar, bem como as suas implicações para a prática pedagógica. Também objetivou refletir como a prática dual cuidar-educar perpassa à questão metodológica desses profissionais. Para a coleta de dados realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativa utilizando como instrumento metodológico a revisão bibliográfica e pesquisa de campo, cuja coleta de dados se fez com 4 (quatro) professoras, que responderam ao questionário de perguntas. Para tanto, baseou-se nos estudos de Ortiz (2012), Gasparini (2009), Oliveira (2012), RCNEI (1998), DCNEI (1998), LDB (1996), Kramer (1999) e (2005), Gil (2009) dentre outros. Conforme os estudos realizados entende-se que existem, dentro das novas concepções da prática docente na educação infantil, as ações do cuidar e educar com atitudes primordiais para o sucesso do ensino e aprendizagem. No entanto, apesar da compreensão da importância dessa prática, muitos percalços precisam ser superados como, por exemplo, a deficiência da estrutura física escolar, o apoio pedagógico, e também o apoio da família das crianças. Dessa maneira, para uma significativa prática pedagógica pautada no cuidar e educar é necessário investimentos tanto no que concerne a questão física quanto pedagógica.. Por outro lado, entende-se que cabe ao professor, mesmo não tendo suporte ou recursos, trabalhar com o que tiver de melhor, buscar qualificação e desenvolver com criatividade e dedicação a sua função de mediador de conhecimentos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM