Navegando por Autor "Oliveira, Katiane Lima de"
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TCC As contribuições dos componentes do curso de pedagogia da UFRN UFRN PARA A FORMAÇÃO DO(A) MEDIADOR(A) DE LEITURA LITERÁRIA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-12) Oliveira, Katiane Lima de; Lima, Juliana de Melo; http://lattes.cnpq.br/6338434855229996; 0009-0002-8414-3764; http://lattes.cnpq.br/4673843422916638; Lima, Juliana de Melo; http://lattes.cnpq.br/6338434855229996; Freitas, Alessandra Cardozo de; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; Oliveira, Manoilly Dantas de; http://lattes.cnpq.br/3993334943219574A monografia trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso cujo problema de pesquisa é: Quais as contribuições que os componentes curriculares do curso de pedagogia da UFRN trazem para a formação do(a) mediador(a) de leitura literária? Objetivamos investigar as contribuições que os componentes curriculares do curso de pedagogia da UFRN trazem para a formação do(a) mediador(a) de leitura literária. Para o alcance do objetivo, tem-se como metodologia uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, na qual ocorrerá o estudo por meio de dados obtidos via formulário eletrônico, a fim de permitir o levantamento dos dados da pesquisa. A amostra corresponde a um total de dezoito discentes do curso presencial de Pedagogia da UFRN, cursando a partir do 8º período no semestre letivo de 2023.1, os quais se voluntariam a responder o formulário eletrônico. Os fundamentos teóricos são desenvolvidos por meio de Martins (1994), quanto à concepção de leitura; reflexão acerca da formação leitora e literatura a partir de autores como Aguiar (2011); mediação a partir de Vygotsky (2007), Corsino (2010), Oliveira (2010) e Fernandes (2015); e acerca da formação do(a) mediador(a) de leitura de literatura a partir de Stephani e Tinoco (2014) e Magalhães (2013). Quanto aos resultados obtidos, estes permitiram identificar as contribuições de dez componentes curriculares, exclusivamente pertencentes à área da linguagem e ensino de língua portuguesa, os quais apresentaram contribuições no campo teórico e prático, entre elas a abordagem metodológica de leitura por Andaimagem, o conhecimento dos gêneros textuais, concepção de criança e infância; a abordagem da linguagem, o planejamento da mediação, os modos como se lê e se apresentam uma obra literária. Contribuições de atividade complementares também foram mencionadas para a formação do(a) mediador(a) de leitura de literatura.TCC Pedaço de mim: o caso Planalto: documentário jornalístico sobre o caso do desaparecimento das crianças do Planalto em Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Costa, Carllos Daniel Silva da; Pinheiro, Mirian Moema Filgueira; 0009-0001-0782-1069; Veloso, Maria do Socorro; Oliveira, Katiane Lima deEste documentário tem como objetivo analisar, investigar e discutir o caso das crianças desaparecidas no bairro do Planalto, em Natal, onde cinco crianças foram sequestradas dos seus lares no bairro em questão. Por meio de depoimentos reais, o documentário busca sensibilizar o público e despertar sua consciência em relação a esse emblemático caso. O documentário abordará diferentes facetas do caso, investigando hipóteses levantadas como sequestro e tráfico de pessoas, sendo exploradas as implicações emocionais, sociais e legais desses eventos traumáticos. Por meio da linguagem audiovisual, espera-se alcançar um público amplo e despertar discussões e reflexões sobre o caso do desaparecimento das crianças, o impacto na vida dos familiares, a negligência por parte das autoridades e a cobertura midiática. A metodologia do projeto envolverá coleta de dados por meio de entrevistas e pesquisa documental e bibliográfica, edição e divulgação do documentário. Serão observados rigorosos princípios éticos para garantir o respeito à privacidade das famílias envolvidas e o tratamento sensível das histórias compartilhadas. Acredita-se que este projeto experimental será uma ferramenta poderosa para ampliar a compreensão do público sobre o caso do desaparecimento das crianças do Planalto. Entender como o caso aconteceu e as histórias dessas pessoas é necessário para humanizar e dar voz para essas famílias que nunca encontraram conforto.TCC Pedaço de Mim: O Caso Planalto: Documentário jornalístico sobre o caso do desaparecimento das crianças do Planalto em Natal.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Souza, Maria Louise Germano Silva de; Pinheiro, Miriam Moema Filgueira; 0009-0009-6363-7133; Veloso, Maria do Socorro; Oliveira, Katiane Lima deEste relatório técnico apresenta o documentário "Pedaço de Mim: O Caso Planalto", produto de um projeto experimental que investiga o desaparecimento de cinco crianças no bairro do Planalto, em Natal (RN), entre os anos de 1998 e 2001. A obra audiovisual, com aproximadamente 60 minutos de duração, propõe-se a resgatar a memória de Moisés, Joseane, Yuri, Gilson e Marília, cujas ausências perpetuaram um mistério sem respostas claras e uma dor contínua para suas famílias. O projeto se justifica pela urgente necessidade de relembrar um caso que, apesar de sua gravidade, caiu no esquecimento social e midiático, evidenciando as falhas institucionais e a invisibilização de corpos marginalizados. Para isso, o trabalho se fundamenta em autores como Bill Nichols (2005), que estuda os conceitos e modos de representação do documentário como ferramenta de interpretação do real; Pierre Nora (1993), que aborda a construção da memória coletiva; Achille Mbembe (2018), com sua teoria da necropolítica e a discussão sobre a produção de corpos descartáveis; e Cremilda Medina (2007), que analisa a ética na comunicação social e a potência do documentário como mapa simbólico. A metodologia empregada combinou pesquisa bibliográfica e documental aprofundada, incluindo a análise de acervos de imprensa e relatórios oficiais, com uma investigação de campo baseada em entrevistas com familiares das crianças, jornalistas que cobriram o caso e autoridades que estiveram inseridas na investigação. Após as etapas de gravação, o processo de pós-produção priorizou a construção de uma narrativa sensível, que amplifica a voz e a resiliência das famílias, combatendo a espetacularização e o silenciamento, e instigando a reflexão sobre as intersecções humanas, sociais e institucionais que permeiam o caso.