Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Kedma Valnice Freire"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Educação em saúde para sensibilizar adolescentes escolares para a vacinação contra o Papiloma Vírus Humanos
    (Revista Ciência Plural, 2021) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Moura, Adriely Fernanda da Silva; Teixeira, Ylari Cabral; Campelo, Maria Carolina Dantas; Rocha Neto, Agenor Medeiros da; Oliveira, Kedma Valnice Freire; Medeiros, Ysla Kallena Macedo e; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    Introdução: Educação em saúde visa sensibilizar a consciência cidadã a partir do conhecimento do sujeito e de estratégias pedagógicas dialógicas. Tal atividade pode envolver os diferentes ciclos de vida, como crianças e adolescentes. Objetivo: relatar a experiência de um grupo tutorial da disciplina SACI II da UFRN na produção e realização de ações de educação em saúde voltadas a sensibilização para adesão a vacinação contra o HPV no território adscrito a uma USF de Natal/RN no primeiro semestre do ano de 2018. Metodologia: A seleção das temáticas-alvo se deu a partir das percepções dos discentes acerca do contexto epidemiológico do bairro e, sobretudo, dos processos contínuos de escuta ativa, em que profissionais de saúde da USF e lideranças do território expuseram as demandas locais. Utilizou-se a ferramenta CANVAS para estruturação do planejamento estratégico das intervenções. Exposições dialogadas, com uso de multimídia, cartazes, jogos educativos e paródias foram empregados na interação com o público da escola do bairro. Resultados: As percepções do grupo discente foram positivas e satisfatórias ao final das intervenções, em meio à ativa participação dos escolares e interesse nas temáticas abordadas, evidenciando adequação das estratégias realizadas. Conclusões: as intervenções buscaram responder a uma demanda de educação em saúde relativa ao adolescente. Ademais, contribuíram para o crescimento acadêmico e pessoal dos discentes ao trabalhar competências do saber, do ser, conviver, essenciais a efetivação do modelo da vigilância à saúde, bem como houve um balanço positivo, uma vez que os resultados esperados no planejamento foram alcançados. Desta forma, concretizou-se o princípio da integração ensino-serviço-comunidade
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM