Navegando por Autor "Oliveira, Lívia Priscila Rodrigues de"
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Dissertação Modelo de gestão pedagógica colaborativa: como favorecer o planejamento docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-02) Oliveira, Lívia Priscila Rodrigues de; Andrade, Adja Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; http://lattes.cnpq.br/1406518502591485; Gomes, Apuena Vieira; Ramalho, Betania Leite; Silva, Lebiam Tamar GomesEsta pesquisa investiga a importância da colaboração para o desenvolvimento profissional docente, o papel da gestão escolar e das tecnologias digitais como facilitadoras. A implantação da BNCC e a reforma do ensino médio faz emergir a necessidade de implementação de estratégias colaborativas para planejamento de aulas e projetos. Considerando o contexto do ensino médio no estado do RN e a necessidade de formação contínua docente, a questão da pesquisa preocupa-se em entender como a gestão escolar pode incentivar e apoiar o trabalho colaborativo docente? Como objetivo geral visa elaborar um Modelo Colaborativo de Gestão pedagógica escolar que favoreça a inovação no planejamento docente. Para tanto, buscou-se no referencial teórico, contribuições sobre gestão escolar e colaboração docente e aprendizagem a partir da interação social. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa e utiliza como estratégias a pesquisa colaborativa e documental. Foi realizado mapeamento sistemático da literatura, identificando estratégias colaborativas, benefícios e dificuldades para promoção do trabalho colaborativo. Em seguida, o diagnóstico dos fatores inibidores e facilitadores do trabalho colaborativo docente por meio de questionários, análise documental de instrumentos e documentos orientadores como o PPP da escola e Referencial Curricular do estado e entrevista com membros da gestão escolar e representação do corpo docente. A partir da análise desses dados e da fundamentação teórica, foi elaborado um modelo de gestão pedagógica colaborativa contendo estratégias, métodos e ferramentas para facilitação do trabalho colaborativo. Também foi realizada avaliação colaborativa do modelo e aplicação de questionário com a participação de membros da gestão escolar e representantes do corpo docente mediante uma oficina de formação de professores e gestores. Na avaliação do modelo, os participantes entenderam que existe coerência do modelo com a realidade da escola, considerando as estratégias possíveis de serem aplicadas e vendo potencial em sua implementação. Quanto à avaliação da oficina, percebe-se que conseguiu impulsionar um movimento colaborativo a partir de um olhar coletivo e reflexivo para os sujeitos que fazem a escola, suas relações e problemáticas. Como produto foi proposto um guia com orientações para gestores escolares. A pesquisa contribui para criar boas práticas em gestão escolar colaborativa, a estimular um ambiente mais participativo, e refletir sobre o potencial do coletivo em construir uma escola pública de qualidade.