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Navegando por Autor "Oliveira, Larissa Fernanda dos Santos"

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    TCC
    A autoavaliação institucional na Escola Estadual Barão do Rio Branco: desafios e perspectivas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Angela Maria Ferreira da; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Oliveira, Larissa Fernanda dos Santos; Cruz, Gersonita Paulino de Sousa
    A partir da década de 1990, foram desenvolvidos sistemas de avaliação da educação básica brasileira como parte da reforma educacional então em curso. Considerando a centralidade que a avaliação educacional assumiu nesse contexto, elaboramos um artigo com o objetivo de analisar a prática de autoavaliação institucional desenvolvido por uma escola de educação básica da rede estadual, situada no município de Parelhas, Rio Grande do Norte. Como procedimentos metodológicos, procedeu-se à revisão da literatura, análise documental e entrevista semiestruturada com o gestor escolar. A pesquisa desenvolvida nos permitiu compreender que a prática autoavaliativa tem possibilitado um contínuo processo de reflexão e mudanças educacionais, visto que os dados coletados orientam o processo de reelaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola, sendo esta articulação indispensável para a melhoria do trabalho escolar.
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    Dissertação
    A autoavaliação institucional na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra: construindo uma dinâmica de participação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-01-31) Oliveira, Larissa Fernanda dos Santos; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; ; http://lattes.cnpq.br/0245065934432663; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; Barbalho, Maria Goretti Cabral; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710310T0; Azevedo, Márcio Adriano de; ; http://lattes.cnpq.br/2689467070016983
    Neste trabalho, investigamos a implementação da autoavaliação institucional na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, situada na zona oeste de Natal, Rio Grande do Norte, analisando a participação dos sujeitos escolares. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando informações colhidas de diversas fontes, a saber: entrevistas com a equipe gestora, docente e administrativa; análise documental da legislação vigente, do projeto político-pedagógico, do regimento escolar e do plano de ações para 2013; e revisão da literatura, focada em artigos e livros que versam sobre avaliação, a constituição do Estado Avaliador e as políticas públicas de educação, com vistas a promover o diálogo entre a teoria e a realidade da escola. A avalição institucional tem sido tema debatido por diversos estudos, porém com seu foco maior na avaliação de sistemas e na Educação Superior, visando promover competição tendo como a justificativa subjacente alcançar a qualidade educacional, sob uma visão liberal. No entanto, para além da função de controle dos resultados educacionais e de fomento da competição entre as instituições de ensino com vistas ao incremento dos recursos recebidos, acreditamos que a avaliação institucional, quer seja construída no interior dos sistemas de ensino, quer seja nas instituições, pode auxiliar na melhoria dos serviços educacionais oferecidos à população, quando empreendida com o propósito de promover o desenvolvimento humano. Na análise dos dados obtidos, descrevemos e analisamos a implementação do processo de autoavaliação institucional da referida escola, quais as concepções que permeiam o ambiente escolar e como se deu a participação da comunidade nessa prática, dialogando com o projeto político-pedagógico e compreendendo a constituição de uma gestão mais democrática
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