Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Leonardo Henrique Borges de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Análise de confiabilidade da fundação de um viaduto hiperestático: estudo de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-22) Cortez, Fábio Lindemberg Coelho; Costa, Yuri Daniel Jatobá; Costa, Carina Maia Lins; http://lattes.cnpq.br/6483888857335060; http://lattes.cnpq.br/6737841388506901; http://lattes.cnpq.br/9717519832735012; Bezerra, John Eloi; Oliveira, Leonardo Henrique Borges de
    A análise de confiabilidade é uma ferramenta importante que possibilita quantificar as incertezas envolvidas no projeto e execução de estruturas na construção civil, permitindo conhecer a probabilidade de ruína e a adoção de fatores de segurança mais adequados ao risco máximo permitido. A proposta desta pesquisa é determinar a probabilidade de ruína das fundações por estacas de um viaduto hiperestático. A fundação da obra em estudo incluiu 43 estacas de aço, de perfil do tipo “H”, cravadas com martelo hidráulico. A análise de confiabilidade foi executada através do método de Cintra e Aoki (2010) e da simulação de Monte Carlo, utilizando as fórmulas dinâmicas de Chellis (1951) e de Smith (1960) modificada por Aoki (1996) para obtenção de resistências mobilizadas verticais no topo das estacas. Os parâmetros de entrada nas fórmulas foram obtidos na fase de cravação das estacas metálicas, quais sejam, o comprimento cravado, a nega e o repique. As ações verticais foram determinadas seguindo-se a NBR 7187/2003, a NBR 7188/2013 e o método de repartição de cargas de Engesser-Courbon. Os parâmetros foram ajustados a distribuições normais e testados com o teste de hipótese de Kolmogorov-Smirnov. Os valores de probabilidade de ruína encontrados com o método de Cintra e Aoki (2010) foram convergentes, em torno de 1/2.000. Contudo, com a simulação de Monte Carlo, os valores foram divergentes, iguais a 1/196 e a 1/10.000 com as resistências obtidas a partir das fórmulas de Chellis (1951) e de Smith (1960) modificada por Aoki (1996), respectivamente.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Aplicação do método dos elementos discretos no estudo da resposta cíclica de encontro de ponte semi-integral
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-28) Câmara, Railton Rawlyson Dantas; Costa, Yuri Daniel Jatobá; http://lattes.cnpq.br/6737841388506901; http://lattes.cnpq.br/7454026841734634; Oliveira, Leonardo Henrique Borges de; http://lattes.cnpq.br/5775353830605337; Soares, Wilson Cartaxo
    As pontes integrais e semi-integrais são opções para substituir as pontes convencionais, que rotineiramente apresentam problemas associados às juntas de dilatação e aparelhos de apoio. Entretanto, os deslocamentos laterais cíclicos da superestrutura, induzidos por variações de temperatura, levam a uma complexa interação entre o aterro e o encontro de uma ponte integral ou semi-integral, o que demanda estudos aprofundados sobre o comportamento destas pontes. Nesta pesquisa, o Método dos Elementos Discretos (MED) foi utilizado na construção de um modelo computacional com o uso do software Rocky da ESSS, com o objetivo de investigar a resposta de um aterro granular aos deslocamentos cíclicos do encontro de uma ponte semiintegral localizada no Texas, EUA. Com o intuito de levar as tensões e deformações no modelo numérico proposto ao mesmo nível das tensões e deformações desenvolvidas no encontro da ponte investigada em campo, as simulações numéricas foram conduzidas com aceleração gravitacional igual a 3 g. A sequência cíclica de deslocamentos laterais impostos foi escolhida de modo a simular a conclusão da ponte no verão. A magnitude dos deslocamentos laterais prescritos, de ± 5 mm, foi selecionada para representar a resposta cíclica anual da ponte. Os resultados indicaram um aumento do coeficiente de empuxo lateral na face do encontro e dos recalques na superfície do aterro com os ciclos. Verificou-se uma boa concordância dos resultados obtidos no presente trabalho com resultados de simulações feitas com o Método dos Elementos Finitos (MEF) para a mesma ponte. Análises paramétricas com o MED foram realizadas para investigar a influência da amplitude do deslocamento lateral do encontro, da estação de conclusão da construção da ponte e do tipo de movimentação do encontro. Constatou-se que variações da amplitude do deslocamento lateral e do tipo de movimentação do encontro influenciaram consideravelmente os empuxos laterais na parede do encontro e os deslocamentos verticais no solo de aterro, enquanto que variações do período de conclusão de ponte tiveram pouca influência nos resultados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Modelagem numérica de uma estrutura de contenção de estacas espaçadas atirantadas em areia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-10-17) Oliveira, Leonardo Henrique Borges de; Costa, Yuri Daniel Jatobá; Costa, Carina Maia Lins; ; http://lattes.cnpq.br/6483888857335060; ; http://lattes.cnpq.br/6737841388506901; ; http://lattes.cnpq.br/5775353830605337; Vargas, Carlos Alberto Lauro; ; http://lattes.cnpq.br/3816106720170772; Nascimento Neto, Joel Araújo do; ; http://lattes.cnpq.br/2747505817148030
    Os projetos de estruturas de contenção envolvem fatores de plastificação, carregamento e descarregamento de maciços, protensão, deslocamentos excessivos e empuxos de terra e água. Além disso, a interação entre o solo contido e a estrutura executada é bastante complexa e de difícil previsão. Apesar do avanço das técnicas de simulação numérica e monitoramento dos esforços e deslocamentos através de instrumentação, a formulação dos projetos ainda se dá por métodos clássicos, cujas hipóteses simplificadoras podem superdimensionar os elementos constituintes. Neste trabalho, realizou-se um estudo numérico tridimensional de uma estrutura de contenção através do método de elementos finitos (MEF). A estrutura de contenção estudada é composta por estacas espaçadas e tirantes. Os resultados numéricos obtidos foram comparados a dados obtidos de uma instrumentação em campo. Avaliou-se a influência do posicionamento de uma ou duas linha de tirantes ao longo da profundidade e os efeitos causados pela execução de uma laje vinculada à contenção. Estudou-se, ainda, o fenômeno de arqueamento que ocorre entre as estacas, variando-se o espaçamento entre faces de estacas para estudar seus efeitos nas tensões e deslocamentos horizontais. O estudo do posicionamento de uma linha de tirantes ativos indicou uma faixa compreendida entre 0,3 e 0,5 vezes a altura de escavação como aquela que gera os menores deslocamentos horizontais da estrutura. O estudo com duas linhas de tirantes mostrou que a posição da linha superior no nível -2,05m e da linha inferior no nível -3,50m resulta nos menores deslocamentos horizontais. A laje vinculada à contenção diminuiu os deslocamentos horizontais em 0,14% vezes a profundidade de escavação. Com relação ao arqueamento, as análises mostraram uma faixa ótima de espaçamentos entre as faces das estacas compreendido entre e vezes o diâmetro da estaca.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM