Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Liana Maria Lemos de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    ArgumentAÇÃO via projeto de letramento
    (2017-03-17) Oliveira, Liana Maria Lemos de; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1704965548624223; Azevedo, Isabel Cristina Michelan de; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; https://orcid.org/0000-0003-3667-0674; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028
    Este projeto de intervenção visa ressignificar práticas de leitura e escrita de textos argumentativos. Buscando romper com o ensino tradicional de Língua Portuguesa, ele tem como eixo condutor o interesse de um grupo de estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental de se preparar para o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Esses alunos, advindos de escolas públicas, são atendidos, em horário adicional, em um cursinho particular na cidade de Santo Antônio, zona agreste do Rio Grande do Norte. Teórica e metodologicamente, fundamentam este projeto de intervenção três aportes centrais: a concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN [1952-1953] 2011; [1929] 2009); os estudos de letramento (KLEIMAN, 1995; STREET [1995] 2014) e a Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2011). Os dados foram gerados ao longo do ano letivo de 2015, por meio de um projeto de letramento (KLEIMAN, 2000), entendido como modelo didático (TINOCO, 2008). Algumas questões nortearam as atividades desenvolvidas. São elas: como ressignificar as aulas de LP, tendo em vista a apropriação do discurso argumentativo? Que situações específicas de aprendizagem de escrita podem favorecer essa apropriação? Que marcas, nos textos produzidos pelos alunos, sinalizam o aprimoramento da cadeia argumentativa? Nesse sentido, temos por objetivo geral: ressignificar as aulas de LP visando à apropriação do discurso argumentativo. Isso nos levou também a elaborar dois objetivos específicos: construir situações específicas de aprendizagem de escrita que favoreçam a apropriação do discurso argumentativo e identificar, nos textos produzidos pelos alunos, marcas sinalizadoras do aprimoramento da cadeira argumentativa. Nesse processo, foram escritos (e reescritos) textos de diversos gêneros, tais como: cartas, convites, artigos de opinião. Essas peças de escrita levaram os participantes do projeto à realização de diferentes atividades, sendo uma de especial relevância para o grupo: uma visita orientada ao IFRN. Além disso, discentes e docente vivenciaram um debate regrado com a participação de agentes externos ao cursinho e decorreu desse debate a produção de outros textos argumentativos: carta argumentativa e artigo de opinião. A análise dos dados demonstra que essas práticas de escrita, desenvolvidas de forma colaborativa, prepararam os estudantes para o enfrentamento do Exame de Seleção do IFRN, razão por que houve uma significativa conquista de vagas no grupo. Outro ganho, ainda mais importante, é a compreensão de que argumentar é uma técnica crucial para demandas cotidianas e, por isso, saber argumentar subsidia o cidadão a responder, com mais autonomia, às problemáticas que a vida em sociedade nos impõe.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM