Navegando por Autor "Oliveira, Lioran Fagner Bento de"
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Dissertação Da produção ao descarte do lixo: proposta de um projeto escolar de química no contexto do ensino fundamental II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Oliveira, Lioran Fagner Bento de; Silva Júnior, Luiz Alberto da; https://orcid.org/0000-0001-5336-5212; http://lattes.cnpq.br/3615061689467024; http://lattes.cnpq.br/3050299557359761; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; Lima, Rafaela dos SantosPensar o processo de ensino-aprendizagem na conjuntura atual da educação brasileira, em especial o ensino de química, apresenta-se como um grande desafio. As constantes transformações na sociedade ocasionam mudanças significativas nas relações sociais, políticas, culturais e pessoais dos sujeitos que a compõem. Essas relações exigem indivíduos críticos, reflexivos e criativos. Nesta perspectiva, a pedagogia de projetos surge como possibilidade capaz de proporcionar a construção de conhecimentos a partir de temas atuais e do cotidiano dos alunos. Em vista disso, nos orientamos pela seguinte questão de pesquisa: como a temática do lixo desenvolvida a partir da Pedagogia de Projetos pode contribuir para a elaboração de conhecimentos de ciências no ensino fundamental II? A partir daí, o objetivo deste trabalho foi desenvolver, aplicar e avaliar um projeto que possibilite ao estudante situações que estimulem a reflexão e o protagonismo. Para isso, foi produzido um projeto escolar baseado na Pedagogia de Projetos, pautado em proporcionar momentos de problematização, discussão, experimentação e aplicação dos conhecimentos construídos a partir da temática “lixo: da produção ao descarte”. A aplicação desta pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal no interior do estado do Rio Grande do Norte com alunos do sexto ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi feita através de gravações de áudio e vídeo durante a aplicação do projeto escolar e com a utilização de questionários e entrevistas aplicados em momentos específicos. Como resultado, alcançamos a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de transformações químicas e físicas, substâncias e misturas homogêneas e heterogêneas e durante o desenvolvimento do projeto identificamos uma evolução na postura e na participação dos estudantes perante a ressignificação do conhecimento científico. Identificamos também uma mudança nas práticas de tratamento de resíduos, pois, ao final do projeto os estudantes conseguiam entender a importância da reutilização e da reciclagem como alternativa para a queima do lixo a céu aberto que é uma forma ecologicamente incorreta de tratar o lixo. O projeto escolar aplicado serviu como base para a elaboração do produto educacional e foi divulgado em forma de guia didático digital tendo a finalidade de servir como recurso para auxiliar professores de ciências a recontextualizarem a metodologia dentro de suas realidades escolares. Concluímos que a Pedagogia de Projetos viabiliza o processo de ensino/aprendizagem de forma colaborativa, capaz de estabelecer conexões com a realidade e proporcionando a aplicação do conhecimento.