Navegando por Autor "Oliveira, Lucas Ambrósio B. de"
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TCC Autoavalição da Gespública: Identificando o nível de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Portalegre/RN de acordo com MEGP(Administração, 2012) Lima, Stephanie Ribeiro Costa; Oliveira, Lucas Ambrósio B. deArtigo Contribuição dos sistemas integrados de gestão para as práticas de ensino e aprendizagem(Faculdades Integradas Campos Salles (FICS), 2012-07-19) Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Hékis, Hélio Roberto; Queiroz, Jamerson Viegas; Oliveira, Lucas Ambrósio B. de; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas deEste artigo tem como objetivo evidenciar a importância que um sistema de gestão tem para uma IES, e como este sistema, pode colaborar com as práticas de ensino e aprendizagem, e isto será feito através de um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como justificativa para o estudo temos a universidade como um ambiente nos quais muitas pessoas tem pouco tempo para desenvolver as atividades, o uso de ferramentas evoluídas tecnologicamente, neste caso o sistema de gestão, facilitaria bastante o cotidiano das pessoas. A problemática de pesquisa gira em torno do seguinte questionamento: como um sistema de informação pode contribuir para as práticas de ensino. A metodologia empregada consistiu em duas etapas, revisão bibliográfica e estudo de caso. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte sendo que o objeto de estudo foi o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o (SIGAA). Os resultados encontrados evidenciaram a importância de um sistema de gestão para a prática do ensino e aprendizagem, e isso foi feito através da descrição do sistema de informação, mostrando a utilidade de seus módulos. A conclusão que pode ser feita é que o sistema de informação integrado a gestão universitária, envolve processos mutuamente dependentes de credibilidade, agilidade e recuperação rápida das informações, colaborando também para o relacionamento professor-aluno, tornado os processos mais eficientesArtigo Contribution of integrated management systems to university management: case study of the Federal University of Rio Grande Do Norte(Science Publications, 2011-07-18) Oliveira, Lucas Ambrósio B. de; Vasconcelos, Natalia Veloso Caldas de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio RobertoProblem statement: The Higher Education Institutions (IHL) have intensified process of introducing undergraduate and graduate courses to more remote regions, which expanded the scope of what these institutions and allowed the formation of population of these regions. This expansion (whether by on-campus or distance learning) presents new challenges for university management and integration of the players involved in this process. The purpose of this article was to demonstrate importance of information systems for university management and integration, focusing on decentralization and expansion of IHsL. Approach: The investigation was descriptive and the article is practical in nature. A case study was conducted at the Federal University of Rio Grande do Norte (Brazil). The research proposal of article was to answer the following question: How does an information system contribute to managing university expansion? Results: Results showed the relevance of integrated management systems, given university expansion and broadened horizons observed in recent years. The system analyzed proved to be extremely efficient, since practically all university activities can be monitored and evaluated. Conclusion: It was concluded that using integrated management systems during higher learning expansion maximizes this process, resulting in credible and rapid procedures that are more efficient and more effectiveArtigo Gestão de custos: a importância da utilização desta ferramenta em uma unidade educacional(CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, 2011) Hékis, Hélio Roberto; Queiroz, Jamerson Viegas; Souza, Ricardo Pires de; Hékis, Luís Gustavo da Rocha; Oliveira, Lucas Ambrósio B. deO presente estudo tem por objetivo geral, relatar a importância da utilização da gestão de custos para a administração de uma unidade educacional. Associado ao objetivo geral, o artigo pretende identificar, classificar os gastos (custos e despesas) incorridos na unidade educacional em estudo e verificar se esta instituição de ensino utiliza a gestão de custos como ferramenta de administração e auxílio nas tomadas de decisões. A metodologia adotada foi à pesquisa descritiva exploratória com estudo de caso na Unidade Educacional Alfa do município de Florianópolis - SC. O problema de pesquisa consiste em demonstrar os principais benefícios da utilização do estudo de custos como ferramenta decisória para alcançar maior lucratividade e consequentemente permanecer neste mercado tão competitivo. A hipótese defendida no trabalho esta embasada na seguinte afirmação: a falta de uma política de gestão de custos nas organizações impossibilita a tomada de decisão racional pelos dirigentes. Os resultados apontaram que a unidade educacional em estudo não tem gestão de custos, apesar de ter todos os dados em seu sistema. A classificação dos gastos foi efetuada com o intuito de conhecer e fornecer subsídios para a administração em suas tomadas de decisões. A implantação do sistema de custeio Activity Based Costing – ABC é indicada, pois é avaliado o método com melhores condições de fornecer informações mais precisas, dando suporte às tomadas de decisões, visando uma gestão eficaz e rentável. Com relação às considerações finais, o trabalho apresentou a eficiência do método escolhido para responder aos objetivos e ao problema de pesquisa, além de concluir que os principais motivos da baixa rentabilidade da unidade educacional em estudo esta diretamente ligada a falta de uma gestão de custo eficienteTCC A satisfação da qualidade dos serviços prestados pela secretaria de obras da prefeitura municipal de Arez, sob a ótica do cidadão(Administração, 2012) Sales, Átila Ferreira do Nascimento; Oliveira, Lucas Ambrósio B. deArtigo A tecnologia da informação e comunicação no atendimento a legislação regulamentadora da EAD: estudo de caso UFRN(UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto, 2012-06-11) Oliveira, Lucas Ambrósio B. de; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Furukava, MarcianoO objetivo deste artigo é analisar a importância das tecnologias de informação e comunicação (TIC)para a gestão de cursos de graduação à distância(EAD). O presente estudo analisacomo as TIC estão contribuindo para o desenvolvimento e integração dos cursos de educação superior à distância.Foi evidenciada a importância das TIC por meio de um estudo de caso aplicado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Brasil, atualmente utilizado por mais de 37.000 usuários da Instituição e licenciados. Os resultados apontam para a grande importância das TIC para a gestão acadêmica e institucional dos cursos de graduação a distância, uma vez que o número de usuários e a dispersão geográfica dos mesmos exigem que tais ferramentas proporcionem meios eficientes de gestão dos elementos inerentes a este tipo de modalidade de ensino. Diante da complexidade da gestão acadêmica e das características peculiares da EAD, as TIC são ferramentas essenciais para o seu desenvolvimento e atendimento a legislação regulamentadora