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Navegando por Autor "Oliveira, Ludimilla Carvalho Serafim de"

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    Tese
    De repente, tudo mudou de lugar: refletindo sobre metamorfose urbana e gentrificação em Mossoró-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-05) Oliveira, Ludimilla Carvalho Serafim de; Valéry, Françoise Dominique; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783095E6; http://lattes.cnpq.br/2217661943948945; Lima, Dália Maria Maia Cavalcanti de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742788H5; Scocuglia, Jovanka Baracuhy Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/3982783521890737; Medeiros, Maria das Graças Lucena de; http://lattes.cnpq.br/3554035592028504; Bentes Sobrinha, Maria Dulce Picanço; http://lattes.cnpq.br/3773171291305294
    O estudo pretende solidificar as bases teóricas para, acima de tudo, promover uma explicação para este fenômeno que acontece na atualidade, junto a um cenário de transformações sociais, políticas, econômicas e culturais em nível mundial tendo como cenário as cidades médias. Posto que, por possuir diferentes dimensões a partir de seus eixos de transformação, a gentrificação vem acompanhada com a mudança, mas também com a introdução de uma nova finalidade no uso e na ocupação do espaço, delineando nesse contexto a identidade dos lugares a partir da formação de centralidades com a presença de fluxos com dinâmicas sociais e econômicas. As atuais formas de reapropriação do espaço geográfico mostram o direcionamento dos sentidos e do perfil ideológico que recria os sentidos e usos dos conteúdos e materiais, a partir de denominações de um passado histórico. Todavia, hoje se apresenta um contexto econômico no espaço urbano, que remete a uma busca de estratégias de mudanças; Isto é, a aquisição de parâmetros que visem atender as exigências da relação capital versus trabalho,o que acaba sobrepujando, algumas ações para que atualmente, a especificação das modalidades de transformação no interior do espaço urbano se justificassem por novas necessidades e também pelos agentes oriundos da agregação de valor a seus interesses e investimentos. Com essa premissa, parte-se da máxima de que a valorização/enobrecimento dos espaços urbanos possa ou não ser resultado da construção de um espaço público, visto que, a constituição dialógica como local de interação política exterioriza os conflitos e as discordâncias de um modo geral, vai segregando os espaços. À medida que os novos espaços são transformados, o acesso ao mesmo tende a acontecer com uma determinada restrição; visto que, alguns locais como praças, shoppings, condomínios verticais e horizontais são palco de grandes eventos profissionais e familiares. Nesse contexto, o processo de gentrificação é utilizado para designar intervenções no âmbito urbano, em determinados espaços da cidade, os quais são considerados centrais para investimentos públicos e privados. Através do processo de transformação se permite que uma localidade histórica se apresente como um cenário, um palco cheio de atrativos, como um segmento de mercado. Estudar a gentrificação consiste numa análise dos interesses subjacentes nas transformações dessas áreas, e, sobretudo avaliar o nível de interesse do âmbito privado para formar parceria, a fim de modificar a paisagem. A gentrificação é fruto dos processos de transformação do capital, o qual, influencia na aplicação de esforços e investimentos com a finalidade de se estabelecer e atingir ideais de crescimento econômico, tendo como foco uma localidade centrada no espaço urbano sócio-culturalmente.Assim, a estrutura social urbana desenvolve-se à luz de alguns questionamentos que relacionam não só o crescimento das cidades,mas também as condições ambientais que a mesma proporciona, em cidades como Mossoró-RN no período de 2005 a 2011.
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    Tese
    “Eu fico triste... mas é assim mesmo...!”: uma análise sobre a violência (in) visível na memória das relações familiares de pessoas idosas
    (2017-11-30) Pedrosa, Sheyla Paiva; ; ; Fortes, Lore; ; Menezes, Suzaneide Ferreira da Silva; ; Oliveira, Ludimilla Carvalho Serafim de; ; Pereira, Renata Rocha Leal de Miranda;
    Esta tese discute a temática referente a violência cometida contra a pessoa idosa, mais especificamente, aquela violência vivenciada no ambiente familiar, e que em grande parte das vezes, é naturalizada, ou mesmo não percebida. A escolha deste tema se deu a partir da observação do aumento do número de casos de violência vivenciada por esse grupo geracional, mesmo após a promulgação do Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741/03), o qual criminaliza esta prática e prevê pena para quem a exerce, e ainda mais, após conhecimento do perfil do agressor, que em sua grande maioria das vezes, encontra-se nos filhos, netos, noras/genros e cônjuges, o que nos leva a acreditar num número ainda maior de subnotificações, pela existência do grau de parentesco ou relação de afetividade existente, o que acaba tornando a violência uma vivência cotidiana, privada, naturalizada, e que gera muitas vezes, uma autoculpabillização por parte da pessoa idosa, por não ter criado bem seus filhos ou netos, ou por não conseguir atingir as expectativas dos mesmos. Nessa perspectiva, a hipótese é que o reconhecimento da violência, ou mesmo a denúncia desta aos órgão competentes, só ocorre quando ela se configura de maneira física, ou ainda, quando atinge graus extremos na violência patrimonial, e em ambos os casos, a decisão pela denúncia não é da pessoa idosa. Assim, objetivou-se com a mesma, identificar, através da memória dos idosos que frequentam grupos de convivência no município de Mossoró-RN, situações reais da violência, (in)visível para os mesmos, vivenciadas em sua condição de velhice, nas relações familiares, e como específicos, identificar os principais tipos de violência vivenciados pela pessoa idosa nas relações familiares; conhecer as causas da violência cometida contra a pessoa idosa e verificar a percepção das pessoas idosas frente ao quadro de violência vivenciada. Como percurso metodológico, indica-se tratar-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica, de campo e analítica, tendo como técnica de estudo, a história de vida, e como público alvo, 17 idosos que frequentam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV no município de Mossoró-RN, configurando-se a análise de cunho qualitativa. A bese teórica sustenta-se na perspectiva de Beauvoir, Teixeira, Zygmunt Bauman, Giddens, Foucault, Bourdieu , entre outros, através dos quais é possível afirmar a confirmação da hipótese levantada, quando aquelas chamadas “violências simbólicas” se efetivam de maneira repetida e sequenciada em suas histórias de vida, caracterizando-se em sua maioria das vezes, de forma psicológica, negligência ou patrimonial, porém são naturalizadas, identificando-se ainda a existência de sentimentos de culpa por parte dos idosos, da condição de violência vivenciada.
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    Dissertação
    Programa minha casa, minha vida em municípios de pequeno porte: efeitos na microrregião de Baixa Verde-RN
    (2016-07-15) Barreto, Márcio Pereira; Valery, Françoise Dominique; ; ; Valença, Márcio Moraes; ; Oliveira, Ludimilla Carvalho Serafim de;
    Pretende-se trazer à tona os efeitos do Programa Minha Casa, Minha Vida em pequenos municípios com menos de 50 mil habitantes na Microrregião de Baixa Verde, no estado do Rio Grande do Norte. O lançamento do Programa, instituído pelo Governo federal em 2009, foi cercado de expectativas e com muitos desafios em vista, tendo o propósito de diminuir o déficit habitacional no país, principalmente para as famílias com renda de até 3 salários mínimos. Com base na pesquisa de campo somada ao estudo bibliográfico-documental de fontes de informações que tratam de questões inerentes tanto à política habitacional quanto aos efeitos desta em nível municipal/microrregional e mediante construções cartográficas e aplicação de formulários de pesquisa, buscou-se responder quais os principais efeitos que a implementação do PMCMV vem trazendo para as cidades da microrregião de Baixa Verde/RN. Objetivou-se avaliar os impactos do Programa Minha Casa, Minha Vida especificamente na referida microrregião, analisando os efeitos sociais, econômicos políticos e territoriais do programa nos espaços locais, identificando quem são os beneficiários em nível microrregional, verificando o grau de satisfação e a avaliação dos moradores em relação aos empreendimentos habitacionais do programa nessa microrregião, averiguando se a construção dessas moradias tem promovido à segregação sócioespacial dessa população. Os conceitos de território, cidade, habitação de interesse social, política urbana e o diálogo entre diferentes autores são utilizados como recursos metodológicos de análise. Como resultados obtidos, notou-se o acesso da parcela populacional de menor poder aquisitivo a política habitacional local, bem como a integração dos empreendimentos habitacionais a urbanidade. Contudo a segregação também é presente, mesmo que em distintas escalas de apreensão, não havendo correlação entre a política urbana e habitacional com forma de amenização de tal fenômeno. Essa pesquisa traz como certo avanço no que se refere as contribuições às análises referentes a habitação de interesse social, abrindo a possibilidade de novas investigações referentes a política habitacional, as pequenas cidades e como se dá os efeitos territoriais destas ações governamentais nesse espaço.
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    Tese
    Provisão habitacional e a (des) construção do direito à cidade: um olhar sobre a ação civil pública como instrumento de avaliação do PMCMV
    (2016-04-28) Costa, Simone da Silva; Valery, Francoise Dominique; ; http://lattes.cnpq.br/4209389784311678; ; http://lattes.cnpq.br/4634188867813199; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; ; http://lattes.cnpq.br/8083307867459651; Scocuglia, Jovanka Baracuhy Cavalcanti; ; http://lattes.cnpq.br/3982783521890737; Oliveira, Ludimilla Carvalho Serafim de; ; http://lattes.cnpq.br/2217661943948945; Valença, Márcio Moraes; ; http://lattes.cnpq.br/7057449448661416
    Com a constatação das distorções do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) presente na edificação dos empreendimentos em diversas cidades brasileiras, este trabalho de investigação procura responder as seguintes questões: as políticas federais de habitação implementadas no Brasil, após a década de 1940, se moveram em direção à efetivação do direito à cidade ou apenas atuaram no sentido de promover um empoderamento do setor privado? O PMCMV, atual modelo de provisão habitacional, segue os princípios e diretrizes que conduzem a concretização desse direito? Como a Ação Civil Pública (Lei 7.347/1985) pode contribuir para a construção de políticas habitacionais mais justas e democráticas, já que se constitui num instrumento de defesa dos interesses coletivos de uma sociedade? A fim de responder tais questões, faz-se uma revisão de literatura acerca do conceito de direito à moradia e à cidade, bem como dos modelos adotados pelas políticas habitacionais implementadas pelo governo federal a partir de 1940. Apresenta-se e crítica-se a estrutura adotada pelo PMCMV para a construção de moradias populares e, para tanto, utiliza a Ação Civil Pública como um instrumento de avaliação do PMCMV e de defesa do direito à cidade num momento de intensa provisão habitacional apoiada pelo sistema financeiro. Foi selecionada e analisada, dentre outras, a ACP nº 0012584-70.2011.403.6119, que tramita na 1ª Vara Federal de Guarulhos (SP). A referida ACP foi proposta pelo MPF em desfavor da União Federal e da Caixa Econômica Federal enfatizando mudanças nos critérios de seleção dos candidatos do referido programa, tendo em vista a comercialização de vagas e a cobrança indevida de taxas de inscrição das organizações não governamentais responsáveis pela sua execução. Neste sentido, a ACP surge como um relevante instrumento de defesa do direito à cidade aos beneficiários do PMCMV. As considerações finais têm por objetivo assinalar elementos de caráter pedagógico, educativo, preventivo, relacional e de esclarecimento sobre a relevância da construção de uma política habitacional que conduza a verdadeira justiça urbana, ainda que por meio da sua judicialização, ou seja, da intervenção direta do Poder Judiciário nos atos do Poder Executivo.
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    Dissertação
    O trabalho social desenvolvido no bairro Nossa Senhora da Apresentação Natal-RN, visto por moradores e técnicos da Prefeitura do Natal
    (2016-04-29) Menezes, Adilson Oliveira de; Valery, Francoise Dominique; http://lattes.cnpq.br/4209389784311678; Souza, Lincoln Moraes de; http://lattes.cnpq.br/5842101500628299; Oliveira, Ludimilla Carvalho Serafim de; http://lattes.cnpq.br/2217661943948945
    O presente estudo analisa algumas das dimensões do Programa de Urbanização Integrada, Regularização e Integração de Assentamento Precário, previsto para ser realizado no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na região administrativa Norte da cidade do Natal, com o foco direcionado para o Trabalho Social (TS) desenvolvido pela Prefeitura do Natal, entre 2009 e 2015. Trata-se de pesquisa de natureza avaliativa, que abrange a dimensão teórica da avaliação das políticas públicas, a dimensão analítica do TS e a realidade empírica dos técnicos da Prefeitura do Natal, vivida pelos moradores da Rua do Riacho, beneficiários do citado Programa no mesmo bairro. O estudo foi realizado com pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo, com aplicações de dois roteiros de entrevistas: o primeiro junto aos técnicos da Prefeitura e o segundo junto a moradores beneficiados pelo programa, além de visitas e observações de campo. A análise mostra que a avaliação de política social é um tema de enorme relevância, tendo em vista importância do TS e sua finalidade no tocante à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos beneficiários. O TS, no entendimento adotado no presente trabalho, define-se como um conjunto de ações voltadas para a organização e desenvolvimento comunitário, com vista à promoção das melhorias das condições de vida da população e à urbanização de assentamento precário em atendimento ao interesse social, constituindo-se num dos eixos das ações educativas planejadas pela Prefeitura do Natal. Tem como finalidade promover e gerar a participação efetiva do público-alvo e a inclusão social de famílias em situação de risco, desemprego e subemprego, falta de acesso à moradia, educação, saúde e serviços sociais, buscando-se uma reversão significativa das situações de precariedade social e familiar. Assim, o TS idealizado no quadro do referido Programa deveria ter funcionado como um conjunto de ações educativas, atendendo as demandas da população de baixa renda que reside no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. No entanto, somente foi realizado em parte, atendendo aos moradores em situação de risco da Rua do Riacho. Constata-se assim um hiato entre os objetivos do Programa e sua efetivação, apreciado tanto pelos técnicos da Prefeitura como pelos moradores entrevistados. Conclui-se que, para que esta política se torne real e coletiva, é preciso garantir a participação social dos habitantes das comunidades do bairro citado, a partir da implementação de mecanismos de envolvimentos dos moradores com a realização dos projetos executivos integrados, assegurando uma intervenção transparente e democrática, e que possibilite aos mesmos discutirem suas carências, demandas e anseios, de tal maneira que as melhorias urbanas propostas, dentro das possibilidades técnicas sociais e econômicas existentes, atendam às suas expectativas e prioridades.
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    Tese
    Turismo, propaganda e patrimônio no Brasil: um encontro à luz de fragmentos da correspondência política de Oswaldo Aranha durante a Era Vargas (1930-1945)
    (2018-07-25) Vianna, Andrea de Albuquerque; Valery, Francoise Dominique; ; ; Azevedo, Denio Santos; ; Dantas, George Alexandre Ferreira; ; Scocuglia, Jovanka Baracuhy Cavalcanti; ; Oliveira, Ludimilla Carvalho Serafim de;
    Este trabalho, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e documental, adotando como metodologia a Análise de Discurso, investiga a relação existente entre Turismo, Propaganda e Patrimônio e o Governo Federal, durante a Era Vargas (1930 a 1945), com o propósito de identificar o uso destas três áreas como ferramentas de suporte político e ideológico para o grupo varguista, então no poder. A partir de cartas selecionadas do arquivo da correspondência política de Oswaldo Aranha, disponíveis na base Access do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOC -, Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas – FGV, foi traçado um panorama do entrelaçamento da tríade Turismo-Propaganda-Patrimônio com os objetivos políticos de Getúlio Vargas naquele período. Observa-se o desenvolvimento turístico a partir da evolução dos meios de transportes, cuja expansão está ligada à chegada de companhias aéreas estrangeiras no Brasil, destacando-se as presenças alemã e norte-americana. Da propaganda identificam-se os artifícios utilizados para divulgar o Brasil no exterior por meio do apoio a publicações de livros (inglês e espanhol) e revistas (inglês), distribuídos apenas internacionalmente, da participação em eventos internacionais, da organização de exposições de arte, da abertura de agências de informações, agências de turismo e propaganda, agências de comércio do Brasil no exterior. Ainda neste item, observa-se a atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP, no controle da propaganda interna, dos eventos e do turismo. Do patrimônio, percebe-se a busca por uma identidade nacional que pudesse, não apenas ser adotada como a essência dos brasileiros, e por isso mesmo, pudesse uni-los, mas seu uso para atender a públicos e objetivos diversos: internamente, deveria atender aos grupos hegemônicos - as elites -, e à população trabalhadora; externamente deveria despertar o interesse de empresários, investidores, políticos e da própria população estadunidense, apresentando o Brasil como um país cuja história vai além de tribos indígenas, negros, favelas e mocambos. Neste tópico, aborda-se a classificação de Ouro Preto como monumento nacional, a criação do SPHAN e seu propósito de defesa do patrimônio urbanoarquitetônico nacional. A ideia, presente na bibliografia estudada, nas matérias de jornais e revistas, e nas cartas de/para Aranha, era construir uma imagem positiva do Brasil, e seu governante, de maneira a conquistar a confiança internacional, não apenas de seus governantes, mas da população em geral, como forma de obter recursos financeiros e apoio político que garantissem o crescimento econômico do país, e sua segurança.
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