Navegando por Autor "Oliveira, Luiz Gustavo Damasceno"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Mapas conceituais como jogos didáticos para o ensino-aprendizagem de física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-18) Oliveira, Luiz Gustavo Damasceno; Alves, Milton Thiago Schivani; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; http://lattes.cnpq.br/9349672811669173; Aguiar, Joana Guilares de; http://lattes.cnpq.br/7322160560603795; Severo, Thiago Emmanuel Araújo; http://lattes.cnpq.br/9652930987953450Os Mapas Conceituais (MCs) são ferramentas gráficas utilizadas para a organização e a representação do conhecimento. Essa ferramenta pode ser utilizada também como método avaliativo, auxiliando no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, o primeiro contato com os MCs por parte dos estudantes e corpo docente demanda maior atenção e tempo, especialmente para uma melhor capacitação no domínio da técnica de desenvolvimento dos mapas. Desse modo, foi desenvolvido um jogo didático enquanto produto educacional cuja funcionalidade pode facilitar a construção dos primeiros mapas, bem como auxiliar no desenvolvimento de práticas didáticas no ensino de Física e na avaliação da aprendizagem de conceitos científicos. A proposta inicial do produto educacional seria aplicar o jogo didático em 5 turmas de primeiras séries do ensino médio de uma escola estadual do Rio Grande do Norte. Contudo, devido a pandemia de Sars-CoV-2, as aulas presenciais no ensino estadual foram suspensas durante todo o ano de 2020. Por essa razão, focamos em uma aplicação piloto e no aprofundamento dos aspectos teóricos e metodológicos da dissertação e do produto educacional, bem como na análise autocrítica do trabalho. Percebemos que o jogo didático funcionou, de fato, como ferramenta para construção dos primeiros mapas conceituais, promoveu discussões entre os participantes, e resultou em um mapa conceitual com a estrutura esperada. Por fim, destacamos que a estrutura física, design e temática do jogo de cartas desenvolvido enquanto produto educacional se mostrou altamente versátil, podendo ser aplicado em diferentes disciplinas escolares e na abordagem de uma vasta gama de conteúdos curriculares.Produto Educacional Tabuleiro conceitual: construindo mapas conceituais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-12) Oliveira, Luiz Gustavo Damasceno; Alves, Milton Thiago SchivaniAqui propomos um jogo que tem como objetivo auxiliar na construção dos primeiros mapas conceituais. Mapas conceituais são ferramentas gráficas de organização e apresentação do conhecimento. Sabemos que, por ser uma ferramenta nova, existe muita dificuldade por parte dos primeiros mapeadores em construir um mapa bem estruturado. Elaboramos regras que podem incentivar a construção de bons mapas conceituais, mesmo que o mapeador nunca tenha ouvido falar a respeito dessa ferramenta. Propomos um sistema de pontuação e um baralho de cartas já pronto para impressão. Esperamos que este jogo possa ser utilizado em sala de aula, em aulas de ciências. Destacamos ainda que a estrutura física, design e temática do jogo de cartas aqui proposto se revela altamente versátil, ou seja, pode ser aplicado em diferentes disciplinas escolares e na abordagem de uma vasta gama de conteúdos curriculares