Navegando por Autor "Oliveira, Márcia Rejane de"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A construção perifrástica esperar+infinitivo nas Exortações Apostólicas do Papa Francisco(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-11) Araújo, Maria Helena Tomaz; Oliveira, André Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Silva, Francisco Geoci da; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077Esta pesquisa tem por objetivo descrever e analisar o modalizador esperar como recurso discursivo e estratégia argumentativa em Exortações Apostólicas do Papa Francisco, que se refere a um gênero religioso, em que Santo Padre faz apontamentos sobre a doutrina e os direciona ao clero, aos religiosos e aos fiéis católicos. Nesse sentido, recorre-se aos estudos de Modalização Discursiva, que especificam a categoria modalidade como forma de imprimir as atitudes subjetivas dos sujeitos em relação ao que eles enunciam, contribuindo, assim, para a persuasão e o convencimento em sua construção discursiva e argumentativa. Para isso, foram selecionadas 6 (seis) Exortações Apostólicas proferidas pelo Sumo Pontífice. A análise das ocorrências, apoiada na teoria da Modalização Discursiva, revela que o modalizador esperar, ao instaurar conteúdos modais, apresenta uma orientação modal qualificada, majoritariamente, para o Evento, sendo o domínio semântico mais instaurado o de modalidade volitiva, seguido pelo subtipo modal de modalidade epistêmica. No que tange à frequência dos valores modais no engendramento do verbo modal esperar, o valor modal volitivo de optação foi o mais instaurado. Em relação ao domínio modal, as modalizações objetivas foram de maior ocorrência.Artigo Dicionários de língua espanhola: breve reflexão sobre a importância de saber selecionar a obra lexicográfica mais adequada para o nosso aluno(Revista de Letras, 2018) Oliveira, Márcia Rejane deSão muitas as fontes que indicam que no Brasil uma grande parte da sua população tem ainda enormes dificuldades no que diz respeito aos processos de leitura e letramento. O dicionário, embora não seja o elemento mais importante e capaz de acabar com essa triste situação, pode contribuir de maneira positiva como a grande ferramenta didática que é. Teríamos, portanto, que conhecer melhor essa obra e saber, além disso, ajudar os nossos alunos a utilizá-la de modo correto. Nós professores de línguas, sejam estas maternas ou estrangeiras, somos sem dúvida alguma um dos maiores responsáveis pela iniciação do aluno na prática do uso do dicionário, e uma das nossas tarefas principais seria, sobretudo, a de lhe mostrar certa discussão respeito ao uso de obras como essa, que costumam utilizar durante quase ou todo o processo de aprendizagem de uma determinada línguaTCC Dicionários monolíngues de língua espanhola para estudantes brasileiros: análise dos falsos cognatos apresentados no dicionário Señas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Silva, Juliani Sandrini; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; http://lattes.cnpq.br/8967990308846986; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Silva Júnior, José Dantas da; https://orcid.org/0000-0003-4639-4255; http://lattes.cnpq.br/5927906579931888O presente estudo explana a respeito do uso do dicionário. Sabemos que o uso do dicionário se torna um suporte facilitador para os estudantes brasileiros da língua espanhola, mas para isso, é necessário que o aluno saiba usar e conhecer esta ferramenta adequadamente, pois, apesar da variedade que existe entre dicionários bilingues e monolíngues, cada um tem seu objetivo para com o leitor. O problema apresentado é uma breve análise da organização do dicionário monolíngue Señas, no intuito de averiguar se é um dicionário que todos os estudantes de Espanhol podem recorrer a ele enquanto material didático, independentemente do nível que se encontram e de suas dúvidas. O objetivo do presente trabalho é propor uma breve análise acerca do uso desse dicionário monolíngue que é destinada para estudantes brasileiros, e os falsos cognatos, como um dos conteúdos que mais gera dúvidas e inseguranças aos aprendizes da língua, sendo assim, escolhemos sete desses falsos cognatos que são mostrados nesta obra para uma análise. A metodologia é sobretudo bibliográfica e documental, pois levanta informações sobre o uso de dicionários a partir de diferentes materiais bibliográficos já publicados e parte para a análise de uma obra que até o momento teve pouco estudo desse tipo, principalmente no que se refere aos falsos cognatos. Os resultados encontrados na nossa pesquisa revelam que informações de algumas palavras através de falsos cognatos contidas no dicionário Señas apresentam maior clareza, mas que em outras deixam a desejar certas informações relevantes nas definições. Contudo, mesmo não sendo uma obra isenta de problemas, concluímos que o dicionário Señas é uma boa escolha para uso enquanto ferramenta didática para o estudante brasileiro.TCC O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE RECURSOS VISUAIS: DESENHO ANIMADO POCOYÓ COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO INFANTIL(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Oliveira, Rijelly Geyse de; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Oliveira, Amarino Queiroz de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Varela, Anna Néri Dantas Camacho de; http://lattes.cnpq.br/5593045778473809O trabalho "O Ensino de Língua Espanhola Através de Recursos Visuais: Desenho Animado Pocoyo Como Ferramenta Lúdica no Ensino Infantil" investiga a utilização do desenho animado "Pocoyo" como ferramenta no ensino de espanhol para crianças, ressaltando a importância de estratégias lúdicas no processo de aprendizagem. No Brasil, apesar do ensino de espanhol na educação infantil ainda ser pouco disseminado, a inclusão de materiais atrativos como "Pocoyo" oferece novas possibilidades. Nossa pesquisa tem como embasamento o trabalho de Mayer (2009) que observa a utilização de imagens e recursos visuais ajuda a consolidar informações, simplificando o aprendizado de conceitos difíceis e evitando sobrecarga cognitiva. Esses estudos comprovam que recursos visuais são essenciais para melhorar a eficácia do ensino de línguas, estimulando uma aprendizagem mais dinâmica e acessível. A metodologia consistiu na análise descritiva de episódios selecionados de "Pocoyo", observando o vocabulário apresentado e as mensagens educativas, além de propor de maneira breve estratégias pedagógicas, como pausas interativas e atividades complementares, para reforçar o aprendizado. Os resultados indicam que os episódios são eficazes para ensinar vocabulário básico, como cores, números e ações, além de valores sociais, como amizade, respeito e trabalho em equipe. Assim, a pesquisa conclui que "Pocoyo" pode tornar o aprendizado de espanhol mais dinâmico e envolvente, fortalecendo o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.Artigo Ensino de português como língua de acolhimento: Projeto SOS Português & Aldeias Infantis(Interfaces: Revista de Extensão da UFMG, 2019) Oliveira, Márcia Rejane deCom a recente onda de entrada de imigrantes refugiados no Brasil, surgiu nos últimos anos nesse país um processo pelo qual a língua portuguesa passou a ser necessidade de várias pessoas que aqui vieram pedir asilo ou refúgio. Neste trabalho queremos mostrar, através de um breve relato, a realização de um curso de português como língua de acolhimento oferecido a um grupo de refugiados venezuelanos acolhidos pela ONG SOS Aldeias Infantis em Caicó/RN. Nosso principal objetivo será mostrar alguns dos métodos e atividades usadas além das principais dificuldades encontradas nessa ação. Para Gomes de Matos (2014), professores podem praticar simples ações positivas que os transformem em agentes humanizadores, tais como conhecer as histórias, expectativas e desejos dos seus alunos. Tomando como base essa Linguística da Paz, mostraremos como a dimensão afetiva dos seres discursivos envolvidos no processo tiveram um rol importante para o sucesso do projetoTCC Escritora, jurista, feminista: Clara Campoamor e o direito de voz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Assunção, Jailma Felix de; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473O presente seminário de monografia tem como principal objetivo discutir sobre a realidade da mulher no ambiente social dando ênfase as conquistas feministas no século XX em Espanha. Desta forma, a pesquisa tem como fonte principal a escritora e política Clara Campoamor Rodríguez e sua história acerca do feminismo. Inicialmente, introduziremos um levantamento bibliográfico sobre a trajetória e dificuldades de Campoamor desde o momento em que nasceu até o final de sua vida. Tratando-se de uma mulher corajosa, segura, inteligente, Campoamor passou por diversas dificuldades, porém, foi através delas que ela conseguiu superar os desafios e conquistar seu espaço em um país tradicional e católico como Espanha. No momento seguinte, é feita contextualização sobre como Clara Campoamor conseguiu que os tribunais constituintes da Segunda República aprovassem o sufrágio feminino, contra a opinião do seu próprio partido. Por conseguinte, fala da importância de suas obras escritas, como El derecho de la mujer: El voto femenino y yo:mi pecado mortal, entre outros. Segundo Alves, no contexto espanhol, a mulher nascia com o dom da procriação e deveria encaminhar toda a sua vida para cumprir tal objetivo. Considerada pedra angular do país a mulher era vista como depositária de valores pátrios, de amor à Espanha, ao cristianismo e a maternidade, chegando a ser responsabilizada pelo devir da nação e o futuro das famílias e crianças. Desta forma, Clara Campoamor não seguiu este padrão previsto pela sociedade, defendia, escrevia e falava com total convicção, não desistia dos seus direitos como mulher em busca por igualdade, defendia mulheres divorciadas, voto, igualdade dos filhos e filhas nascidas fora do casamento, desigualdade de gênero e também abolição da prostituição.Artigo Implantando PLAC em Caicó/RN: o ensino de língua portuguesa para refugiados venezuelanos(Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2019) Oliveira, Márcia Rejane deCom o recente aumento do fluxo de entrada de imigrantes refugiados no Brasil, surgiu, nos últimos anos, neste país, um processo pelo qual a língua portuguesa passou a ser uma necessidade de várias pessoas que aqui vieram pedir asilo ou refúgio. Este trabalho tem o intuito de mostrar, por meio de um breve relato de experiência, a realização de um curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), oferecido a um grupo de refugiados venezuelanos acolhidos pela ONG SOS Aldeias Infantis, em Caicó/RN. Nosso principal objetivo foi mostrar alguns métodos e atividades usadas, além das principais dificuldades encontradas nesta ação. Para Gomes de Matos (2014), professores podem praticar simples ações positivas que os transformem em agentes humanizadores, tais como conhecer as histórias, as expectativas e os desejos dos seus alunos. Tomando como base esta Linguística da Paz, vimos que, de fato, a dimensão afetiva dos seres discursivos envolvidos no processo teve um rol importante para o sucesso deste projetoTCC Literatura infantojuvenil e sua relevância para o desenvolvimento do aluno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Lopes, Hélia Kaltz dos Santos; Queiroz, Amarino de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; http://lattes.cnpq.br/0523380095030103; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Silva Júnior, José Dantas da; https://orcid.org/0000-0003-4639-4255; http://lattes.cnpq.br/5927906579931888Nosso trabalho monográfico tem como objetivo geral, demonstrar alguns aspectos referente à importância literária no desenvolvimento cognitivo, humano e psicológico do aluno. Para demonstrá-lo, abordaremos de uma maneira mais específica, algumas formas de ensino de literatura nas aulas de espanhol, por exemplo o conto; e literaturas outras que vão além do livro como o teatro; o cinema; as canções; as poesias; as revistas em quadrinhos; e a brinquedoteca. Opções estas, que proporcionam a inclusão, motivam a linguagem, a imaginação e a percepção da realidade. A nossa investigação foi bibliográfica e qualitativa, onde, buscamos dialogar com a base teórica de Freire (2022); Cândido (2011); Vygotsky (1998) e Cervera (1989) entre outros autores e alguns documentos que regem a educação brasileira. Como resultado, aprendemos sobre a importância pedagógica do ensino de literatura no processo de aquisição do pensamento formador do bom caráter e sem preconceitos; buscamos explicar a essencialidade do conhecimento de mundo levado pelo educando ao chegar na escola; a aprendizagem que há no lúdico e na interação social; o aperfeiçoamento reflexivo, crítico, ético e cultural no respeito ao próximo e o autoconhecimento das emoções. Consideramos pertinente o papel do professor como aquele que leva ao aluno as possibilidades de pensar em si, na relação familiar e em sociedade. É portanto, aquele que busca de forma simples, desenvolver no discente a escrita e o gosto à leitura.