Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Maria Alice Lira Nelo de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O O processo de aprendizagem da relação entre letras e sons por um adulto analfabeto: estudo de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Oliveira, Maria Alice Lira Nelo de; Iliovitz, Erica Reviglio; https://orcid.org/0000-0002-6786-4685; http://lattes.cnpq.br/5645073797789474; https://orcid.org/0009-0001-9000-4077; https://lattes.cnpq.br/3170161426750746; Medeiros, Célia Maria de; https://orcid.org/0000-0001-8376-7685; http://lattes.cnpq.br/8518022738115962; Júnior, João Batista da Costa Júnior
    Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre o processo de aprendizagem da relação entre letras e sons por um adulto analfabeto, com o objetivo de contribuir para a compreensão dessa relação no contexto da alfabetização de adultos. O referencial teórico adotado contempla os trabalhos de Ferreiro e Teberosky (1985), Cardoso- Martins (1991), Barbosa (2015), Carvalho (2007) e Costa (2023). A metodologia foi organizada em cinco encontros com o sujeito da pesquisa, utilizando palavras dissílabas com estrutura consoante-vogal (CV), rimas e temas ligados aos seus interesses. Os resultados mostraram que, ao longo dos encontros, o sujeito passou a reconhecer com mais segurança as palavras dissílabas (por exemplo, "ma-ta", "la-ma", "ma-la"), conseguindo identificar sons iniciais e finais das palavras, como o som do “L” em "lama", que foi associado ao nome do neto Lucas e a gestos do seu cotidiano. Também conseguiu juntar as sílabas para formar palavras curtas e reconhecer algumas rimas, o que facilitou a memorização e o entendimento da estrutura das palavras. Além disso, observou-se uma mudança positiva em sua postura diante do aprendizado, com maior confiança para tentar ler e escrever, diminuição do medo de errar e maior envolvimento no processo. Conclui-se que, mesmo diante das dificuldades iniciais, é possível promover avanços na alfabetização de adultos quando o trabalho respeita o ritmo do aprendiz, valoriza sua história de vida e estabelece conexões com suas experiências.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM