Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Maria Carolina de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Jogos no processo de alfabetização: concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da escola pública
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Oliveira, Maria Carolina de; Vieira, Giane Bezerra; Araujo, Jacyene Melo de Oliveira; Soares Júnior, Francisco Cláudio
    O presente artigo tem como objetivo investigar as concepções de professoras que atuam nos primeiros anos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública, a respeito da contribuição do uso dos jogos no processo de alfabetização. A pesquisa contou com a contribuição de teóricos interacionistas para embasar o estudo como, Piaget (1978), Vieira (2023), Leal (2009), Morais e Almeida (2022) e Kishimoto (2009). O jogo é considerado neste trabalho como uminstrumento cognitivo e cultural de desenvolvimento do processo de alfabetização, que contribui para que as crianças se apropriem da base alfabética da língua, da leitura e da oralidade. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, que compreende pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como procedimentos de construção de dados, foram utilizados um questionário, para obter informações mais gerais sobre o perfil profissional e acadêmico das professoras investigadas, assim como uma entrevista semiestruturada, que por seu caráter dialógico, permitiu o desvelamento das concepções das professoras sobre a relação entre jogos e processo de alfabetização. Os dados construídos na investigação foram agrupados em 5 eixos de análise: Conceito de jogo, conceitos de alfabetização e letramento, articulação entre jogos e prática pedagógica na alfabetização, contribuição dos jogos para a aprendizagem da base alfabética, leitura, escrita e oralidade e importância da formação continuada para viabilização do trabalho com jogos na alfabetização. As professoras revelaram em seus discursos que o jogo é um instrumento simbólico e cultural, de natureza lúdica, uma ferramenta de aprendizagem que contribui para alfabetizar e letrar crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM