Navegando por Autor "Oliveira, Maria Gabriela Dantas de"
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TCC O papel do educador social na integração comunitária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Meneses, Melissa Elisângela de Oliveira; Silva, Bruno Leonardo Bezerra da; Cavalcanti, Adriana de Vasconcelos; Oliveira, Maria Gabriela Dantas deA educação é comumente associada ao ambiente escolar, limitando sua compreensão à escolarização formal e à atuação dos pedagogos apenas em instituições educacionais. Este estudo, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, explora o conceito de educador social e sua atuação em contextos não escolares, como museus, ONGs e centros comunitários. A pesquisa objetiva problematizar o papel do educador social na integração comunitária e os desafios enfrentados na educação social, ressaltando a importância de uma formação inicial e continuada para uma atuação ética e reflexiva. Adotando uma abordagem qualitativa, com caráter bibliográfico e descritivo, o estudo inclui revisão de publicações e relatos de experiências formativas adquiridas em estágios e voluntariado. A fundamentação teórica baseia-se nas obras de Maria da Glória Gohn (2005, 2006, 2008) e nas contribuições de Carvalho e Baptista (2004), Borda Cardoso (s.d.) e Machado (2012), e discute a educação formal e não formal. A pesquisa é estruturada em cinco seções: Introdução, Experiência Pessoal, Papel do Educador Social, Experiências Formativas em Contextos Não Escolares e Considerações Finais. O estudo destaca a importância da educação não formal e a necessidade de formação contínua para os educadores sociais, abordando também os desafios e as implicações pessoais e profissionais na prática dessa profissão.Dissertação Universitárias e mães: conciliando vida acadêmica e maternidade em tempos de ensino remoto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-10) Oliveira, Maria Gabriela Dantas de; Schwade, Elisete; http://lattes.cnpq.br/7195821721383755; http://lattes.cnpq.br/4851880007663699; Navia, Ângela Mercedes Facundo; https://orcid.org/0000-0001-9552-5763; http://lattes.cnpq.br/9174852118966092; Lopes, Paulo Victor Leite; http://lattes.cnpq.br/7595515282110283; Porto, Rozeli Maria; Welter, TâniaDurante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), alunas e/ou professoras tiveram suas reuniões virtuais interrompidas pelas demandas do cuidado com seus filhos(as) e/ou com idosos que estavam sob suas responsabilidades. A partir dessa evidência, me questiono nesta dissertação como foi a adaptação ao ensino remoto para parcela de discentes das Universidades que são mulheres e mães. Em que medida a modalidade de ensino remoto emergencial impactou a dinâmica de vida dessas estudantes? Como as universitárias-mães, situadas no ambiente doméstico, conciliaram vida acadêmica e maternidade diante deste novo contexto? Esses são alguns questionamentos que esta pesquisa etnográfica visou compreender. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo apresentar e refletir sobre os processos de conciliação entre vida acadêmica e maternidade vivenciados por universitárias-mães durante o período de Ensino Remoto Emergencial, contextualizado à luz do cenário da pandemia da Covid-19 e do isolamento social vivenciado no município de Natal/RN durante o ano de 2021. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo virtual entre o segundo semestre do ano de 2020 até dezembro do ano de 2021. E as interlocuções se deram por meio de diálogos em um grupo no Whatsapp intitulado “MÃES UNIVERSITÁRIAS”, que foi criado para os fins desta pesquisa. A partir deste contato, pude perceber que apesar dos limites da política emergencial de retomada das aulas em formato de ensino remoto, as universitárias-mães, com as quais dialoguei, conseguiram agenciar seus contextos particulares e avançar nos seus processos formativos.