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Navegando por Autor "Oliveira, Nísia Luiza de Andrade"

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    TCC
    A expansão do ensino superior a partir da década de 1990 e as implicações para o trabalho docente: uma reflexão no serviço social
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Nísia Luiza de Andrade; Sousa, Josivânia Estelita Gomes de; Lima, Rita de Lourdes de; Souza, Ilka de Lima
    O presente trabalho traz uma discussão acerca dos rebatimentos da reestruturação produtiva a partir da implementação do neoliberalismo no Brasil, sua incidência na política de educação e o aumento da precarização do trabalho docente no Serviço Social. A importância deste levantamento se dá pelas informações que foram adquiridas, as quais auxiliam no entendimento da influência do ambiente de trabalho para a saúde dos professores. A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de expansão do Ensino Superior, partir da década de 1990, e procura compreender as incidências desse fenômeno para os professores (as) do curso de Serviço Social, tendo em vista que esse curso sofreu um aumento considerável na sua oferta, tanto na modalidade presencial, como também na Educação à Distância (EAD). Além disso, é tecida uma discussão sobre a intensidade do trabalho, o produtivismo acadêmico, o aumento da competitividade na educação e os processos de adoecimento relacionados ao trabalho. Os procedimentos metodológicos adotados foram o levantamento de dados bibliográficos e a aplicação de questionários, que passaram por uma análise qualitativa. O estudo teve a participação de 168 professores(as) de todas as regiões brasileiras, que lecionam tanto em instituições dos âmbitos público e privado e traz elementos a respeito do perfil (regional que faz parte, sexo, raça/etnia, religião e participação política; dados institucionais (vínculo empregatício, forma de admissão, carga horária contratual e renda mensal); condições de trabalho (infraestrutura, quantidade de horas trabalhadas por dia e expediente fora da instituição); e por último uma análise da saúde dos entrevistados. A pesquisa revelou que as influências das políticas neoliberais trouxeram mudanças para o Ensino Superior, para as relações trabalhistas dos educadores, novas configurações de precarização e consequências para a saúde dos trabalhadores dessa área.
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    Dissertação
    Mercantilização do ensino superior e cursos ilegais em Serviço Social: a particularidade dos cursos livres e/ou de extensão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Oliveira, Nísia Luiza de Andrade; Oliveira, Carla Montefusco de; http://lattes.cnpq.br/8840103320001811; http://lattes.cnpq.br/0645455248537110; Silva, Andrea Lima da; http://lattes.cnpq.br/2628383920215926; Sousa, Daniela Neves de; Melo, Lucilene Ferreira de
    A presente pesquisa tem como objeto de estudo a discussão da mercantilização do Ensino Superior, sua relação com a Educação à Distância (EAD) e a formação de um mercado irregular de cursos de graduação. O trabalho está fundamentado metodologicamente pelo método do materialismo histórico-dialético. O seu objetivo geral é analisar a expansão e oferta irregular dos cursos de extensão e/ou livres e suas implicações nos cursos de graduação de Serviço Social na região Nordeste. Já como objetivos específicos foram abordados o processo de mercantilização do Ensino Superior no Brasil e sua particularidade na formação profissional em Serviço Social; caracterização e análise dos cursos de extensão e/ou livres ofertados no Serviço social na região Nordeste; apreensão e avaliação do posicionamento do conjunto CFESS-CRESS e as ações e estratégias desenvolvidas frente à oferta ilegal dos cursos de extensão e/ou livres. Trata-se de uma pesquisa documental baseada na orientação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) “Cursos de extensão e/ou livres ofertados ilegalmente como graduação em Serviço Social”; bem como em reportagens a respeito de cursos irregulares, processos jurídicos e parecer do Ministério da Educação (MEC). Inicialmente, o trabalho realizou um levantamento bibliográfico a respeito da crise estrutural a partir de 1970, a reestruturação produtiva, acumulação flexível e suas implicações para as políticas sociais. Em seguida, debateu sobre a educação na sociabilidade capitalista e a colocação desse direito como mercadoria, assim como mecanismo de capacitação de força de trabalho para o próprio sistema. No que diz respeito à realidade brasileira, foi abarcada a expansão da educação superior a partir dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) até Jair Messias Bolsonaro (2019-), especialmente voltada para o setor privado e ampliação de vagas pela EAD. Também adentrou na análise sobre os rebatimentos dessa perspectiva mercadológica para o Serviço Social, a formação profissional e precarização do ensino. A partir do estudo foi possível concluir que existe uma manobra de oferta de cursos de extensão e/ou livres de maneira ilegal que atinge outras áreas de conhecimento tais como Pedagogia. Identificou-se a presença majoritária dos cursos irregulares do Serviço Social na região Nordeste. Percebeu-se ainda a formação de um mercado educacional voltado para falsificação de graduação e a facilidade da sua execução por meio da EAD. Por fim, foi identificada a relevante articulação e desenvolvimento de campanhas do conjunto CFESS-CRESS de conscientização sobre a oferta de cursos de extensão e/ou livres em Serviço Social com o objetivo de orientar os profissionais, estudantes e sociedade a respeito da sua existência, bem como a imposição de mais um desafio para a profissão por meio da mercantilização do ensino que favorece à precarização da formação.
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