Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Nathan Souza de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Desenvolvimento de um Assistente Chatbot Inteligente para Instalações Elétricas baseado em Modelo de Linguagem Grande (LLM)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-28) Oliveira, Nathan Souza de; Martins, Allan de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9486-4509; http://lattes.cnpq.br/4402694969508077; 0009-0003-2954-225X; https://lattes.cnpq.br/6935448513267692; Silva Junior, José Luiz da; http://lattes.cnpq.br/6850567577702922; Pimentel Filho, Max Chianca
    O presente trabalho trata do desenvolvimento de um assistente chatbot inteligente para instalações elétricas, utilizando um Modelo de Linguagem Grande (LLM) combinado com a técnica de indexação Recursive Abstractive Processing for Tree-Organized Retrieval (RAPTOR), visando fornecer respostas precisas e eficientes conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR). O objetivo principal é facilitar a interpretação e aplicação das normas técnicas por profissionais da área elétrica, desde a elaboração de projetos até a manutenção e inspeção de instalações. A metodologia adotada envolve várias etapas, incluindo a coleta e indexação dos dados, transformação dos textos em embeddings, armazenamento dos embeddings em um banco de dados vetorial, e a implementação do pipeline de recuperação e geração de texto. Os resultados indicam uma melhoria significativa na eficiência e precisão das respostas geradas pelo chatbot, contribuindo para a disseminação do conhecimento técnico e conformidade com os regulamentos de segurança. Considerações finais destacam o potencial de expansões futuras para outros domínios normativos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM