Navegando por Autor "Oliveira, Rayane Dayse da Silva"
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TCC Da invisibilidade ao reconhecimento: racismo e sexismo nas trajetórias de Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Pontes, Glycia Ruthênia Tomaz; Freitas, Andressa Lidicy Morais Lima; https://lattes.cnpq.br/1050915635002188; Oliveira, Rayane Dayse da Silva; Marreiro, Mateus VenceslauEsta pesquisa de análise de literatura busca compreender a história de vida de autoras como Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus na busca pelo reconhecimento durante suas trajetórias, reconhecimento que é perpassado pelas perspectivas de Sueli Carneiro a partir de uma maior valorização da trajetória de mulheres negras. Na história de vida de Gonzalez e Jesus, observamos as opressões sofridas por mulheres negras em um contexto de racismo estrutural e sexismo existente na sociedade brasileira. Utilizamos revisão de literatura, para melhor compreender a luta dessas mulheres em toda a sua vida para chegar ao reconhecimento e sair da invisibilidade. Apesar de as autoras Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus possuírem contextos de vida diferentes, uma em estudos acadêmicos e outra na literatura, ambas possuíam o mesmo objetivo. Nesse contexto, os resultados dessa análise revelaram um reconhecimento de ambas diante à sociedade, no entanto, tardio, após terem sido marginalizadas em meio social durante um longo período por serem negras. Concluímos que o reconhecimento a partir de Sueli Carneiro é um direito e garantia que qualquer indivíduo deve possuir, valorizando a sua vida, os seus trabalhos e promovendo condições de dignidade, pois só é digno quem é reconhecido.Dissertação As diferentes formas de expressão da homofobia e as variações nas vivências de gays e lésbicas de Natal/RN(2017-05-25) Oliveira, Rayane Dayse da Silva; http://lattes.cnpq.br/4766080369069044; Barbosa, Anna Christina Freire; http://lattes.cnpq.br/2380258918998637; Costa, Homero de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8871454632145848Este trabalho consiste em um estudo teórico-empírico acerca das formas de expressão da homofobia e tem como objetivo central analisar as distinções e as nuances entre os tipos de violência mais praticados contra gays e lésbicas. No que se refere à parte teórica, utilizamos como referencial, principalmente, obras de autores dos estudos críticos de gênero e sexualidade e estudos referentes à questão da violência; quanto ao nosso campo empírico, temos a cidade de Natal/RN como lócus de pesquisa onde realizamos entrevistas estruturadas com gays e lésbicas. Para atingir os objetivos propostos percorremos os seguintes caminhos: primeiro tratamos de contextualizar o conceito de homofobia considerando a sua gênese e as ressignificações ocorridas, nesse momento, propomos também a definição com que iremos trabalhar. Segundo, abordamos a temática da produção social dos gêneros e das sexualidades, uma vez que essa questão está na base constitutiva do fenômeno da homofobia, na sequência, trabalhamos a temática da violência no plano geral e também a partir do recorte de gênero, apresentando, inclusive, os seus diferentes modos de expressão e as maneiras como as violências são expressas e vivenciadas a partir dos gêneros. Finalmente, em terceiro lugar, apresentamos e analisamos os resultados das entrevistas e propomos a partir do que foi levantado em campo, associado ao nosso referencial teórico, a apresentação das nuances e gradações das violências que mais incidem sobre gays e lésbicas, além disso, tecemos análises explicativas referentes às causas que resultam nessas particularidades que singularizam os tipos de violência que mais incidem sobre cada um desses dois grupos.TCC Escrevivência de uma “eterna aprendiz” 50+: (re)existência ao estarismo na universidade do século XXI(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Medeiros, Ana Lúcia Bezerra de; Lima, Andressa Lidicy Morais; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; Oliveira, Rayane Dayse da Silva; Silva Junior, Fernando Joaquim daEste estudo tem como objetivo compreender as formas de (re)existênciadeuma mulher 50+ no contexto universitário, a partir de uma autoetnografiaancorada na escrevivência e sustentada por revisão bibliográfica sobreosconceitos de ageismo, etarismo, idadismo, velhismo, estigma, alteridadeeenvelhecimento na educação superior. Utiliza-se uma abordagemqualitativaque combina relato autobiográfico com fundamentação teórica, permitindoarticular a experiência pessoal com reflexões críticas acerca das barreirassimbólicas e institucionais enfrentadas por estudantes maduras. Aanáliserevela que a universidade do século XXI ainda opera sob lógicas etaristasquemarginalizam sujeitos fora da norma etária dominante, reforçando estigmasedesigualdades geracionais. No entanto, a presença ativa de mulheres 50+noensino superior emerge como uma forma potente de resistência e subversãodesses paradigmas, afirmando o envelhecimento como um processo formativoe a educação continuada como um direito. O trabalho destaca a necessidadede políticas inclusivas e de um olhar mais sensível à diversidade etárianosespaços acadêmicos, além de afirmar a escrita de si como uma estratégiadevisibilização, denúncia e transformação social.TCC Fake news e redes sociais como ferramentas de campanha nas eleições de 2018 no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12) Paiva, Maria Bethânia; Gomes, Sandra Cristina; Santos, Anderson Cristopher dos; Oliveira, Rayane Dayse da SilvaO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo mapear o debate sobre a influência das redes sociais e sua contribuição para disseminação de fake news durante as eleições presidenciais brasileira de 2018. As redes sociais vêm ganhando mais importância nas campanhas eleitorais e o voto dos eleitores. Estudos comprovam que o ambiente virtual teve grande influência sobre a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos em 2016, e que as mídias sociais beneficiaram o candidato com uma intensa campanha fraudulenta, usando de fake news sob a perspectiva da pós-verdade, algo que também pode ser observado na campanha eleitoral brasileira de 2018. A justificativa deste trabalho deu-se com o fato da similaridade das eleições americanas com a brasileira de 2018, quando se observa o uso das ferramentas de campanha utilizadas pelo presidenciável Jair Messias Bolsonaro para alcançar o pleito. Coube a Justiça eleitoral o desafio de combater as fake news, no entanto, é inegável que o Tribunal Superior Eleitoral tenha conseguido conter sua disseminação, dado a rapidez com que se espalharam. Portanto, pode-se concluir que embora o STF tenha ferramentas para coibir e punir disseminação de notícias falsas, estas não se mostraram suficientes. Faz-se necessário alternativas como a criação de leis mais eficazes tanto para os provedores, quanto para os internautas no combate ao ato ilícito. Em termos metodológicos, optou-se pelo método de abordagem qualitativa e exploratória para os objetivos, e quanto ao procedimento serão bibliográfica e documental, por meio de livros, artigos, periódicos, internet, além de matérias jornalísticas.