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Navegando por Autor "Oliveira, Rayane Dayse da Silva"

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    TCC
    Da invisibilidade ao reconhecimento: racismo e sexismo nas trajetórias de Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Pontes, Glycia Ruthênia Tomaz; Freitas, Andressa Lidicy Morais Lima; https://lattes.cnpq.br/1050915635002188; Oliveira, Rayane Dayse da Silva; Marreiro, Mateus Venceslau
    Esta pesquisa de análise de literatura busca compreender a história de vida de autoras como Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus na busca pelo reconhecimento durante suas trajetórias, reconhecimento que é perpassado pelas perspectivas de Sueli Carneiro a partir de uma maior valorização da trajetória de mulheres negras. Na história de vida de Gonzalez e Jesus, observamos as opressões sofridas por mulheres negras em um contexto de racismo estrutural e sexismo existente na sociedade brasileira. Utilizamos revisão de literatura, para melhor compreender a luta dessas mulheres em toda a sua vida para chegar ao reconhecimento e sair da invisibilidade. Apesar de as autoras Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus possuírem contextos de vida diferentes, uma em estudos acadêmicos e outra na literatura, ambas possuíam o mesmo objetivo. Nesse contexto, os resultados dessa análise revelaram um reconhecimento de ambas diante à sociedade, no entanto, tardio, após terem sido marginalizadas em meio social durante um longo período por serem negras. Concluímos que o reconhecimento a partir de Sueli Carneiro é um direito e garantia que qualquer indivíduo deve possuir, valorizando a sua vida, os seus trabalhos e promovendo condições de dignidade, pois só é digno quem é reconhecido.
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    Dissertação
    As diferentes formas de expressão da homofobia e as variações nas vivências de gays e lésbicas de Natal/RN
    (2017-05-25) Oliveira, Rayane Dayse da Silva; http://lattes.cnpq.br/4766080369069044; Barbosa, Anna Christina Freire; http://lattes.cnpq.br/2380258918998637; Costa, Homero de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8871454632145848
    Este trabalho consiste em um estudo teórico-empírico acerca das formas de expressão da homofobia e tem como objetivo central analisar as distinções e as nuances entre os tipos de violência mais praticados contra gays e lésbicas. No que se refere à parte teórica, utilizamos como referencial, principalmente, obras de autores dos estudos críticos de gênero e sexualidade e estudos referentes à questão da violência; quanto ao nosso campo empírico, temos a cidade de Natal/RN como lócus de pesquisa onde realizamos entrevistas estruturadas com gays e lésbicas. Para atingir os objetivos propostos percorremos os seguintes caminhos: primeiro tratamos de contextualizar o conceito de homofobia considerando a sua gênese e as ressignificações ocorridas, nesse momento, propomos também a definição com que iremos trabalhar. Segundo, abordamos a temática da produção social dos gêneros e das sexualidades, uma vez que essa questão está na base constitutiva do fenômeno da homofobia, na sequência, trabalhamos a temática da violência no plano geral e também a partir do recorte de gênero, apresentando, inclusive, os seus diferentes modos de expressão e as maneiras como as violências são expressas e vivenciadas a partir dos gêneros. Finalmente, em terceiro lugar, apresentamos e analisamos os resultados das entrevistas e propomos a partir do que foi levantado em campo, associado ao nosso referencial teórico, a apresentação das nuances e gradações das violências que mais incidem sobre gays e lésbicas, além disso, tecemos análises explicativas referentes às causas que resultam nessas particularidades que singularizam os tipos de violência que mais incidem sobre cada um desses dois grupos.
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    TCC
    Escrevivência de uma “eterna aprendiz” 50+: (re)existência ao estarismo na universidade do século XXI
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Medeiros, Ana Lúcia Bezerra de; Lima, Andressa Lidicy Morais; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; Oliveira, Rayane Dayse da Silva; Silva Junior, Fernando Joaquim da
    Este estudo tem como objetivo compreender as formas de (re)existênciadeuma mulher 50+ no contexto universitário, a partir de uma autoetnografiaancorada na escrevivência e sustentada por revisão bibliográfica sobreosconceitos de ageismo, etarismo, idadismo, velhismo, estigma, alteridadeeenvelhecimento na educação superior. Utiliza-se uma abordagemqualitativaque combina relato autobiográfico com fundamentação teórica, permitindoarticular a experiência pessoal com reflexões críticas acerca das barreirassimbólicas e institucionais enfrentadas por estudantes maduras. Aanáliserevela que a universidade do século XXI ainda opera sob lógicas etaristasquemarginalizam sujeitos fora da norma etária dominante, reforçando estigmasedesigualdades geracionais. No entanto, a presença ativa de mulheres 50+noensino superior emerge como uma forma potente de resistência e subversãodesses paradigmas, afirmando o envelhecimento como um processo formativoe a educação continuada como um direito. O trabalho destaca a necessidadede políticas inclusivas e de um olhar mais sensível à diversidade etárianosespaços acadêmicos, além de afirmar a escrita de si como uma estratégiadevisibilização, denúncia e transformação social.
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    TCC
    Fake news e redes sociais como ferramentas de campanha nas eleições de 2018 no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12) Paiva, Maria Bethânia; Gomes, Sandra Cristina; Santos, Anderson Cristopher dos; Oliveira, Rayane Dayse da Silva
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo mapear o debate sobre a influência das redes sociais e sua contribuição para disseminação de fake news durante as eleições presidenciais brasileira de 2018. As redes sociais vêm ganhando mais importância nas campanhas eleitorais e o voto dos eleitores. Estudos comprovam que o ambiente virtual teve grande influência sobre a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos em 2016, e que as mídias sociais beneficiaram o candidato com uma intensa campanha fraudulenta, usando de fake news sob a perspectiva da pós-verdade, algo que também pode ser observado na campanha eleitoral brasileira de 2018. A justificativa deste trabalho deu-se com o fato da similaridade das eleições americanas com a brasileira de 2018, quando se observa o uso das ferramentas de campanha utilizadas pelo presidenciável Jair Messias Bolsonaro para alcançar o pleito. Coube a Justiça eleitoral o desafio de combater as fake news, no entanto, é inegável que o Tribunal Superior Eleitoral tenha conseguido conter sua disseminação, dado a rapidez com que se espalharam. Portanto, pode-se concluir que embora o STF tenha ferramentas para coibir e punir disseminação de notícias falsas, estas não se mostraram suficientes. Faz-se necessário alternativas como a criação de leis mais eficazes tanto para os provedores, quanto para os internautas no combate ao ato ilícito. Em termos metodológicos, optou-se pelo método de abordagem qualitativa e exploratória para os objetivos, e quanto ao procedimento serão bibliográfica e documental, por meio de livros, artigos, periódicos, internet, além de matérias jornalísticas.
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